Caiado anuncia compra de R$ 5 milhões de passes antecipados para auxiliar empresas de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia

Publicado em: 12 de maio de 2020

Ônibus da Rápido Araguaia, uma das empresas que atuam em Goiânia. Foto: Fabricio Alves de Lima

Concessionárias reclamam da queda de 67% na demanda de passageiros durante a pandemia de Covid-19, o que prejudicou o equilíbrio entre receitas e despesas

ALEXANDRE PELEGI

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou na tarde desta terça-feira, 12 de maio de 2020, que estuda comprar R$ 5 milhões em passagens para ajudar no capital de giro das empresas de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia.

As empresas reclamam da queda de 67% na demanda de passageiros, o que impactou negativamente no equilíbrio entre receitas e despesas.

Sem capital proveniente das tarifas, as concessionárias do transporte alegam não ter condições financeiras para seguir operando.

A compra antecipada de passagens seria concentrada no programa Passe Livre Estudantil.

O sistema de transporte é operado pelas empresas Rápido Araguaia Ltda, HP Transportes Coletivos Ltda, Viação Reunidas Ltda, Cootego- Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás e Metrobus Transporte Coletivo S.A.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET), o valor anunciado por Caiado equivale a 12% das receitas mensais do sistema.

Apesar de significativo, as empresas, que ainda não foram comunicadas formalmente da proposta do governador, afirma que a ajuda não resolve o problema de caixa.

Em nota distribuída à imprensa, o Sindicato das Empresas avaliou “como muito positivo o anúncio do governador e o seu entendimento de que o transporte público é de responsabilidade de todos e que o trabalho tem que ser feito para beneficiar a população de Goiânia e Região Metropolitana”.

Ainda de acordo com a nota, o sindicato reconhece que o governador liderou todas as conversas e envolveu inclusive órgãos de controle para que fosse discutido uma solução para o transporte.

As negociações ainda não chegaram ao fim. Mas o SET acredita que, após essa demonstração do governo do estado, a solução definitiva está perto de ser encontrada”, finaliza a nota.

Leia a nota na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET) avaliou como muito positivo o anúncio do governador e o seu entendimento de que o transporte público é de responsabilidade de todos e que o trabalho tem que ser feito para beneficiar a população de Goiânia e Região Metropolitana. O governador liderou todas as conversas e envolveu inclusive órgãos de controle para que fosse discutido uma solução para o transporte, que é um dos serviços públicos essenciais e dá base para todos os outros serviços essenciais que precisam funcionar também.

As negociações ainda não chegaram ao fim. Mas o SET acredita que, após essa demonstração do governo do estado, a solução definitiva está perto de ser encontrada

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Sabrina maria Cardoso disse:

    Que nojo que ódio ter votado nesse verme

Deixe uma resposta