Transporte coletivo registra lotação no primeiro dia do rodízio mais rígido em São Paulo

Publicado em: 11 de maio de 2020

Trem da CPTM na Estação da Luz. Foto Arquivo/Ilustrativa

Pelas novas regras, restrição será pelos finais ímpares e pares das placas. Especialistas em saúde alertam para o risco de contágio da Covid-19 no transporte público

ADAMO BAZANI

O transporte coletivo em São Paulo registrou ônibus, trens e metrô mais lotados na manhã do primeiro dia de rodízio municipal de veículos mais rígido, medida para tentar desestimular o deslocamento das pessoas e reduzir o ritmo do avanço da Covid-19.

A prefeitura disse que havia colocado mais mil ônibus municipais em operação e outros 600 em bolsões para serem acionados em caso de necessidade.

Em alguns casos, o reforço deu certo, sem superlotação, mas em outros, os ônibus seguiram cheios, em especial no início da manhã.

De acordo com estudos internacionais, após ambientes hospitalares, o transporte público é um dos locais com maior risco de contaminação pelo novo coronavírus, que surgiu na China, e é causador da Covid-19.

Pelo novo modelo de rodízio, somente podem circular em dias pares carros com placas de finais pares. Nos dias ímpares do mês, só podem circular carros com placas finais ímpares.

O rodízio vale por 24 horas para cada tipo de placa e se estende por todas as vias da cidade.

Categorias profissionais como da área da saúde, segurança pública e de outros serviços essenciais e veículos que atendem os setores de saúde e abastecimento, por exemplo, estão isentos. Os carros de aplicativos não estão livres do rodízio e os táxis estão dispensados das restrições.

Quem tem direito a se livrar do rodízio e não tinha isenção no rodízio comum deve mandar um e-mail para isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br , ou pelo Portal 156.

Confira os principais pontos sobre o rodízio neste link:

https://diariodotransporte.com.br/2020/05/10/rodizio-municipal-de-veiculos-em-sao-paulo-volta-mais-rigido-nesta-segunda-feira-11-o-que-voce-precisa-saber/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Alison Fabio Brasilino Anselmo disse:

    LOCKDOWN Sou a favor de parar tudo logo ja que o contágio não para de crescer e quem pode ficar em casa está na rua!

  2. Alex disse:

    É palhaçada esse rodizio. Com esse rodizio vou trabalhar e ñ tenho com voltar p casa. Como paro depois da meia noite ñ tem como eu voltar p casa. Moro em Santo André e trabalho em São Paulo. Na mh opinião o prefeito só ta querendo arrecadar, c isso ele vai acabar forçando a aglomeração no transporte publico

  3. Valeria disse:

    Concordo com vc!

  4. Esse prefeito é um imbecil… quem esta saindo de carro é porque precisa, ninguém esta indo passear. Estou com a empresa inteira em home-office… hoje precisamos dar manutenção nos servidores, e ai ? Quase que o técnico não vai, sorte que tinha moto tb. Mas e quem nao tem opção ? Sem contar que empresas ainda operam, bancos, construção civil, industrias, etc. Temos que dar a resposta para o prefeito e o doria nas próximas eleições… Mas pelo amor de deus, sem a volta do PT

  5. Amadeu disse:

    Site 156 lixo parece que ta fora do ar essa bst, Vou dar um ddos la nessa poha de site do krl

  6. Luis Carlos da Silva disse:

    Precisa ter uma investigação dessas pessoas que insistem em permanecer circulando pelas ruas e consequentemente a punição com multa no caso de pura desobediência.

  7. Beto Araujo Bezerra disse:

    Esse prefeito pau mandado, é um débil mental, inventou um rodízio de placas com dias ímpares e pares, p enfiar todos dentro do transportes públicos lotados, oq tá parecendo é que ele junto ao imbecil do Doria tá querendo contaminar todos em SP, só tá faltando a brilhante ideia desses gestores genocidas de fazer um rodízio p data de nascimento da população, oq que nasceram nos dias ímpares só irão pode sair de casa nós dias ímpares e vice versa, até quando vamos aceitar essa execução em massa???

  8. Marcos disse:

    Boa tarde, não sou nenhum especialista mas na minha opinião estão e querendo infectar a maioria da população pois este rodízio de certas.pessoas não tem cabimento, pois na hora do rush os ônibus, trens e metro ficarão mais lotados pois a demanda de pessoas será bem maior que de costume, estes idiotas deveriam então já feito lockdaw pois dez.dias.que.seria melhor, mas tem outro problema ninguém fica vivo.sem comer.

  9. Paulo Roberto Lau disse:

    Esses politicos tem que parar com essa disputa,
    ao invés de ficarem esticando esse isolamento que não está dando certo, façam logo o LOCKDOWN, vamos ver se essa tal curva que eles falam que vai chegar e não chega, eles estão com seus salários garantidos agora os trabalhadores não.

  10. Isabel disse:

    Às vezes acho que este prefeito está de conluio com os empresários do transporte, pois quem tem carro, mesmo sendo mais caro, opta por sair de carro para evitar contato com pessoas desconhecidas…enquanto a China proibiu o transporte público pelo alto índice de contaminação (o que achei injusto com os mais pobres) o “gênio” do nosso prefeito está fazendo o contrário…Quem será o burro de votar nesse cara nas próximas eleições?

  11. Claudiomiro Ferreira De Souza disse:

    Tem que parar geral só assim vai funcionar

  12. Claudiomiro Ferreira De Souza disse:

    Muitas empresas ainda estão funcionando tem que parar tudo estou com vc prefeito

  13. Pé de Cabra disse:

    Por isso é que temos que tomar atitude porque pobre no Brasil só leva chute.

  14. Marli Rodrigues Fernandes disse:

    Essa restrição só vai servir para super lotação no transporte público.
    Quem tem direito a isenção precisa mandar email com os dados do condutor…mas demora 10 dias para enviarem a resposta, enquanto isso se for usar seu veículo será multado, pontos na carteira e vc ainda vai ter que recorrer..e isso não é garantia que vão cancelar sua multa e seus pontos na carteira…mas uma vez só o povo que se ferra…indignada com essa situação.

  15. Joemia disse:

    Esse prefeito e esse governador são dois imbecis com esse decreto de Rodízio, estão pisoteando na cara dos brasileiros que estão desesperados para tentar ganhar algum dinheiro para sobreviver. Será que a população está cega! Se eu tivesse como sobreviver #fiqueemcasa#, estaria curtindo a minha família mas não posso TB morrer de fome.Eu sou enfermeira autônoma e estou preocupada em levar multa, mesmo fazendo a solicitação de isenção. Já estou surtando sem condições de sustentar 4, agora estou presa literalmente em minha casa não posso trabalhar nos dias impares pq não confio nesse cadastro lixo de isenção. Desculpa o desabafo!!

  16. Robsom Rodrigues Domingues disse:

    O rodízio é por 24 horas? O prefeito não alterou os ônibus para rodarem durante as 24 horas, muito menos os intermunicipais. Trens e Metrô, nem foi conversado com o Alexandre Baldi. Impactando no deslocamento dia funcionários que vão, de carro na madrugada, iniciar ou finalizar o transporte público…

    Se fosse para conter deslocamento, teria coordenado com as cidades da Grande SP, afinal a pandemia tem sabe atravessar a rua para mudar de cidade.

    O reflexo de forçar muita gente a seguir aglomerações em filas, terminais, ônibus, trens vai ser mostrar incoerente após dez a quinze dias, nos gráficos de suspeitos e confirmados. Aí vem aquela desculpa furada, o povo é que não quis ficar em casa…

  17. Alex disse:

    Esses governantes querem q o povo fica em casa mas ñ garantem renda ao povo. A prefeitura de São Paulo ta na intenção apenas d arrecadar c as multas e o transporte publico aglomerado. O pessoal tava indo d carro e o transporte publico tava mais vazio. Agora a coisa vai pela contramão c muita aglomeração

  18. Silas Freire Damásio disse:

    Em um país onde a política está com interesses pessoais, corrupções, despreparo, o cidadão de bem fica a deriva.Onde está provado que encher ônibus de pessoas está nós protegendo do vírus e diminuindo a contaminação? Está é proliferando mais.Isso só demonstra a incapacidade deles que brincam o poder em suas mãos.

  19. rafaelplima@gmail.com disse:

    Esse rodizio é só para matar mais a população de sp, pois com os transportes publicos mais cheios vai ter mais gente infectadas ao longo dos dias!
    Agora eu queria que a principal emissora do Brasil fosse e colocasse seus reportes a semana inteira pra fazer uma materia nos transportes publicos essa semana, para mostrar como é pega metro, trem e onibus lotado sem espaço ate para vc se mexer. a doença existe isso nao tenho duvidas, mais ja virou jogo politico onde a globo é a principal nesses interesse.

  20. Gênio Covas disse:

    Prefeito Covas, se tomar conta de 2 tartarugas, ele tem uma excelente ideia, vou virar elas de casco para baixo, assim elas não fogem, dia seguinte, as duas estão mortas…portador de doenças cronicas, terei que deixar a segurança do automovel para pegar um trem de suzano a goulart

  21. doriaviado disse:

    Moro a 70km de São Paulo, não há condições de pegar 2 ônibus trem e metro, super lotado e com esse rodizio que um muleque impôs na cidade. Isso só vai servir para que as pessoas fiquem presas dentro do transporte publico podendo contaminar uma as outras para terem motivo de falar que a doença e grave. Esses caras só estão fazendo isso só para dar motivo a outras coisas que virão, só que ninguém está percebendo que eles estão querendo controlar a população.

  22. Maycon Vicentino Cerqueira A. disse:

    Dentro do ônibus, metrô e trem, se haver uma 1 pessoa contaminada, ela pode transmitir através da mão e roupa, isso faça a conta de 1 pessoa contamina 2 pessoas assim adiante…Acredito sim, que deve haver restrições no comércio e transporte, mais de forma analisada, sendo assim elaborada dinamicamente atendendo que realmente necessita sair de casa.Esse rodízio radical não é a solução.

  23. Walissom Leônidas F. disse:

    Esse vírus vai contaminar cerca de 57,05 % da população, segundo algoritmos desenvolvido para analisar o avanço dessa pandemia no Brasil, dados que foram colhidos em todos hospitais e Clínicas em São Paulo, o contágio muitas vezes não é diagnosticado de forma correta, a infraestutura dos hospitais em São Paulo é lamentável, O vírus sofre mutações de organismos para organismos, diversas reações em determinadas pessoas, para evitar se o Lockdown deve todos ter consciência das recomendações de segurança da saúde, referente a muitos passageiros nos transportes público isso é em vão, não vai diminuir o contágio, estudos de especialistas em infectologia admitem que é um risco grande de contágio, onde circula acima de 5 pessoas em qualquer ambiente. Claramente deste modo que estão lidando com essa situação vai ser necessário o Lockdown.

  24. Henrique disse:

    O Bruno covas vai matar o assalariado de corona vírus…igual o vô dele que matou a educação do estado..
    Acho que o câncer comeu o cérebro dele…qualquer imbecil pode prever um desastre desse…e só na cabeça de um playboy que nunca usou o transporte público isso poderia dar certo…..quer saber?? Ele não tá nem aí…

  25. Yuri S.J. disse:

    Sendo assim né Sr.Governo e Prefeito certamente vamos ter desconto dos dias em que nossos veículos não pode rodar. Ae você se arrisca nós transportes públicos no metro e ônibus e trem, vai igual uma sardinha enlatada , correndo risco de se contaminar pelo ar dentro do ônibus,metrô e trem de alguém infectado, pelos suportes de segurar a mão, bancos etc…
    Saindo pelas vias vejo como que aumentou a fiscalização da CET, GCM e Militar, logicamente isso é pra arrecadar, haja combustível hein…por que com esses gastos não investem em profissionais q estão ae tentando desenvolver uma vacina para vírus.

  26. Soraia G.H. disse:

    Será que todos ônibus estão sendo higienizados da forma correta? pois não é isso q vejo! além disso fico no ponto por mais de 50 minutos! Tenho q sair mais cedo de casa, ainda correndo o o risco de ser roubada. Quando chega já vem cheio, será que nossos ilustríssimos andam de ônibus como em alguns países que realmente prestam o serviço com qualidade, pois pelo que pagamos todos deviam exigir eficiência,conforto e pontualidade nos horários de pico.

Deixe uma resposta