Prefeitura de São Paulo não descarta lockdown e CET e SMT devem anunciar novas medidas para isolamento, diz Bruno Covas

Publicado em: 6 de maio de 2020

Prefeito Bruno Covas em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 06 de maio de 2020.

Medida seria tomada como extremo e outras opções seriam tomadas antes. Bloqueios pontuais não deram certo, segundo prefeito

ADAMO BAZANI

Em entrevista coletiva no final da manhã desta quarta-feira, 06 de maio de 2020, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse que não está descartado um lockdown (fechamento total das atividades), mas que essa seria uma das últimas alternativas, observando as orientações da Secretaria de Saúde.

“A prefeitura tem várias opções e a intenção não é impedir as atividades ainda mais. Os bloqueios não deram certo. Novas medidas devem ser anunciadas e o isolamento é um pedido da equipe. O lockdown também está ente estas opções” – disse ao se referir sobre o crescimento dos casos e mortes de Covid-19.

Bruno Covas disse que os bloqueios pontuais em vias de grande movimento não surtiram os efeitos necessários e que a prefeitura não vai mais fazer este tipo de ação, mas em breve, devem ser tomadas novas medidas pela CET – Companhia de engenharia de Tráfego e da SMT – Secretaria Municipal de Transportes. As ações devem ser anunciadas ainda nesta semana.

“Quem está travando e atrapalhando trânsito na cidade são aqueles que não entenderam o recado. Eles que estão gerando congestionamento. Se estivessem na rua somente os essenciais, não haveria nenhum problema desse tipo. As pessoas ajudam os profissionais de saúde ficando em casa” – disse o prefeito.

Bruno Covas disse ainda que vai pagar o bônus aprovado no ano passado pela Câmara Municipal, aos funcionários da saúde (valor médio R$ 5338,00 por trabalhador), do serviço funerário, da limpeza pública e outros profissionais da linha de frente.

O prefeito anunciou também a publicação o decreto que permite a prefeitura solicitar da rede privada leitos da UTI. O custo médio será de R$ 2100 por dia por leito.

Serão criados 1700 leitos de UTI, sendo 700 já disponíveis.

Devem ser criados também novos CATs – Centro de Atendimento ao Trabalhador, de nove unidades para 14, aumentando de pouco mais de 600 atendimentos por dia para cerca de dois mil. O objetivo é facilitar a solicitação do auxílio emergencial do Governo Federal.

No sábado, 09 de nmaio de 2020, será criado o Dia D de higienização da cidade em ruas, terminais de ônibus, pontos de parada, praças em mais de 600 endereços.

As subprefeituras vão fiscalizar o uso de máscaras em setores essenciais, como bancos, farmácias e mercados.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Welington Gabriel disse:

    Para com este negócio de lookdow e vamos para o look trabalho pois a população já está passando fome, vocês tem os seus salário gordo depositado todo mês , tem benefício hospitalar, motorista ,vale viagem, vale paletó, vale acessores , vale Motorista , vale GAZ vale residência , vale combustível , vale prêmio , e etc. O povo esta com o vale fome.

  2. Evandro disse:

    Eu trabalho 12 por 36 é preciso ir de carro que é longe como que eu vou sair do trabalho vou levar multa já vou sair no outro dia

  3. Rodrigo disse:

    Tenho uma quitanda com mimi mercado, como vou fazer para fazer o reabastecimento das mercadorias e posteriormente as entregas, liguei no 156 para fazer um cadastramento dos veículos , que são para transporte de perecíveis e a atendente não soube informar nada

  4. Ieda disse:

    Boa Noite.
    No Caso de Carro de carga para transportadora tbm terá que segui um dia sim outro Não .
    Desde de ja agradeço e aguardo a resposta .

  5. Ieda disse:

    Tbm estou nessa dúvida. Meu esposo trabalha com transporte em logística não vai pode trabalha sera.

  6. Thiago montagner disse:

    Bom dia moro em Campinas, mais entrego matérias cirúrgicos na grande são Paulo e nas demais, também me enquadro nesse rodízio???

  7. João Paulo disse:

    Tem um mercadinho com hortifruti e padaria temos dois carros comprar mercadorias e faser entrega tem possibilidade de cadastrar as placas porque meu ramo enquadra serviço que não precisa fechar ❓

  8. Ana Lúcia disse:

    Rodovia Fernão Dias sentido Mairiporã entra no rodízio

Deixe uma resposta