Mercedes-Benz constrói ambulatório na fábrica de SBC para atender casos de Covid-19 e retomada da produção fica para 11 de maio

Publicado em: 30 de abril de 2020

Atendimento é exclusivo para funcionários com sintomas da doença. Foto: Divulgação.

Fabricante também distribuirá máscaras e cartilha com recomendações de proteção para colaboradores, terceiros e rede de concessionários

JESSICA MARQUES

A Mercedes-Benz informou nesta quinta-feira, 30 de abril de 2020, que construiu um ambulatório de campanha para o tratamento específico de funcionários com sintomas de Covid-19.

A estrutura foi instalada na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O ambulatório dispõe de leitos, ventiladores mecânicos e outros equipamentos, com cerca de 30 profissionais da área médica no atendimento, conforme informado, em nota.

Além disso, a Mercedes-Benz anunciou que voltará a produzir caminhões e ônibus na fábrica de São Bernardo do Campo a partir de 11 de maio de 2020. Anteriormente, a retomada estava prevista para o dia 04, próxima segunda-feira.

Relembre: Mercedes-Benz retoma operações em 04 de maio com redução de jornada em 25% e metade dos contratos de trabalho suspensa

“Essa iniciativa faz parte de uma série de medidas preventivas que estamos tomando para voltar a produzir caminhões e ônibus no País a partir de 11 de maio com segurança e garantindo a saúde de todos”, afirmou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, em nota.

“O retorno dos colaboradores será gradual, inicialmente com metade do pessoal de produção, havendo depois um revezamento. A fim de evitar aglomerações, os funcionários de atividades administrativas continuam, na grande maioria, em home office. Queremos todos seguros e protegidos na volta ao trabalho. Na pandemia, estamos enfrentando muitos desafios, num cenário sem precedentes no mundo. Tempos difíceis exigem de nós flexibilidade, resiliência e, acima de tudo, colaboração. Essa é a nossa missão”, explicou também.

20200430_1fa50e43869f41a6857d0da2750423fa_005

AMBULATÓRIO INTERNO

Além do ambulatório de campanha, a Mercedes-Benz do Brasil dispõe de um ambulatório interno para outras especificidades.

“Para oferecer mais proteção ainda ao nosso pessoal em seu retorno, cada colaborador receberá um kit com cinco máscaras laváveis e reutilizáveis”, afirmou Schiemer. “A recomendação é para que esse EPI seja utilizado na ida ao trabalho, durante suas atividades na empresa e na volta para casa, reduzindo assim o risco de contato dos funcionários e de seus familiares com o vírus”.

CAMPANHA

Com base em recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Mercedes-Benz informou ainda que preparou uma cartilha de prevenção e proteção contra o novo coronavírus.

A cartilha vem com uma série de informações, orientações e dicas que irão ajudar a os profissionais na volta à fábrica. De acordo com a fabricante, o material se destina a colaboradores e terceiros de todos escritórios e fábricas da Empresa, do Banco Mercedes-Benz e da Rede de Concessionários, além de ajudar a prevenir fornecedores, visitantes e familiares.

Confira os principais pontos da cartilha, destacados pela Mercedes-Benz:

A cartilha ensina como usar a máscara de forma adequada, o modo certo de colocar, retirar e higienizar. Também orienta sobre quando se deve lavar as mãos e como. E principalmente, o que fazer em caso de sintomas da Covid-19, tanto em casa, como no trabalho, seguindo sempre as orientações do serviço médico.

As dicas envolvem ainda os cuidados com transporte na ida e na volta ao trabalho, especialmente para quem utiliza ônibus, metrô e trem, respeitando as regras de distanciamento de 1,5 metro e o uso de máscara.

A cartilha destaca também as medidas que a Empresa tomará na entrada e na saída da fábrica, como monitoramento de temperatura de funcionários e terceiros, além de mais um monitoramento ao longo do dia. Quem for identificado com temperatura acima de 37,5 graus C não poderá acessar a planta. Na volta às atividades da fábrica, o controle de visitantes será mais rigoroso, recomendando-se a redução de visitas.

A limpeza e desinfecção de máquinas, equipamentos e ferramentas será realizada nos intervalos e trocas de turno. Além disso, cuidados especiais serão observados com os itens compartilhados durante o processo, assim como as limpezas periódicas adicionais durante o turno de trabalho.

Kits de limpeza serão disponibilizados nas áreas para que os colaboradores possam cuidar de forma adequada dos seus locais de trabalho. Haverá também recomendações e cuidados específicos para áreas de produção e escritórios, restaurantes, banheiros, vestiários, elevadores e áreas comuns.

CONCESSIONÁRIOS ATENDEM NORMALMENTE

A Mercedes-Benz esclareceu ainda que a rede de concessionários mantém o atendimento de vendas de veículos comerciais, peças e serviços aos clientes desde o início da pandemia. Para isso, foi necessário adotar uma série de medidas que buscam oferecer proteção a quem frequenta a oficina e as demais áreas internas.

“Os profissionais que fazem contato direto com os clientes durante suas visitas ao concessionário recebem EPIs, como máscara de proteção fácil, luvas e álcool em gel. Eles estão orientados a manter a distância de um metro e meio em relação a outras pessoas, conforme recomendação da OMS. E caso observem algum cliente com sintomas como tosse ou espirro, oferecem máscara de proteção”, informou a Mercedes-Benz.

“Os funcionários estão orientados a evitar circulação pelas diversas áreas da revenda, permanecendo o maior tempo possível apenas em seu posto de trabalho, que deve ser higienizado constantemente. Há uma recomendação para a priorização, na medida do possível, de comunicação remota, como telefone, WhatsApp e Skype”, detalhou também a fabricante.

Nas oficinas, as equipes fazem uma higienização das partes do veículo que forem tocadas, como maçanetas das portas, volante, alavanca de câmbio, freio de mão, assentos e outros itens.

“O agendamento de serviços é outra medida muito importante como forma de evitar a presença de muitas pessoas na recepção da oficina. A redução de aglomerações aumenta a proteção para os clientes e para a equipe do concessionário”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. José Oliveira disse:

    Mercedes Benz uma das melhores Empresa para se trabalhar nao só no Brasil como no mundo!

Deixe uma resposta