Opinião: Comunicação Estratégica. Nunca foi tão importante

Publicado em: 8 de abril de 2020

*Roberto Sganzerla –  Especialista em Marketing de Transportes e Mobilidade Urbana

 

A rádio Jovem Pan adotou durante este período de combate ao covid-19 o seguinte slogan:  A informação é o melhor remédio. Além de muito pertinente para os dias atuais, também nos faz refletir sobre o tipo de “informação” estamos recebendo diariamente através dos veículos de comunicação de todo o país.

Concordo com a Valeska Peres Pinto, quando ela diz em seu artigo publicado no dia 29/03/20 no site da ANTP, que a comunicação faz a diferença entre a paz e o tumulto, e complementa dizendo que uma comunicação inconsistente amplia a insegurança das pessoas, das empresas e das instituições.

Também concordo com a definição do  jornalista J.R. Guzzo, diretor editorial do grupo EXAME e colunista das revistas EXAME e VEJA, sobre para  polarização que se deu na mídia brasileira nos dias atuais : O coronavírus de esquerda é bravo. Tem de ser tratado com “isolamento horizontal” e é um militante anti-Bolsonaro. O de direita é manso. Pode ser tratado com “isolamento vertical” e deixa as pessoas sair de casa para trabalhar e cuidar das suas próprias vidas”.

Não precisa ser especialista em comunicacao para constatar que grande parte da imprensa está fazendo uma cobertura enviesada, e na maioria das vezes não prestando a “informação” tal como ela é, mas postulando posições, tomando partido, dando voz apenas ao que interessa ou defende ideologicamente, e ignorando a regra básica de que o bom jornalismo não deve ter opinião!

 A ponto do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em coletiva no dia 28/03, ter que dizer:  “Desliguem um pouco a televisão, as vezes é ela é tóxica demais”, e deu ênfases a algo que nós da área de comunicação já ouvimos e debatemos muitas vezes: notícia ruim é que vende!

Portanto a Comunicação Estratégica, nunca foi tão importante para mobilidade urbana e o transporte coletivo de passageiros, como nos dias de hoje.

Beber agua pura

Meu pai, que vem de uma família de imigrantes italianos muito longevos, que completou 90 anos no dia 30/03/2020, sempre diz: beber agua pura é um dos melhores remédios para saúde!

Trazendo para o nosso contexto, beber agua pura é ter a informação direta da fonte fonte, sem filtros ou opinião.

No entanto o que os principais veículos de comunicação do país, em especial os televisivos, como raras exceções, estão oferecendo “limonada”, por um lado, ou “refrigerante”, por outro, sendo que eu na verdade quero beber “agua pura”.

Se beber agua pura é um dos melhores remédios para saúde, como dizia meu pai, e os veículos estão tóxicos demais, como afirmou o Ministro, a conclusão que chego é que nós temos que ser o VEÍCULO e a FONTE de informação para os clientes e usuários que se movem diariamente por transporte coletivo nas cidades.

Por isto os canais digitais independentes, tem crescido tanto em importância, quanto em credibilidade e audiência.

Um exemplo é o site Diário do Transporte, onde o jornalista Adamo Bazani e sua equipe fazem uma cobertura completa, exaustiva e diária de tudo que está acontecendo no setor de transporte coletivo no Brasil e no mundo.

Comunicação Estratégica

Estava em dúvida sobre que título deveria dar para este artigo, quando li um texto enviado pelo Grupo Printer Comunicação, com o título: COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA. NUNCA FOI TÃO IMPORTANTE, resolvi usar, com a devida autorização.

Neste texto os autores argumentam sobre o que fazer no atual cenário:

Responder a essa questão é bastante desafiador, mas há́ um consenso entre os especialistas: a comunicação estratégica, ágil e transparente, com todos os stakeholders, é fundamental. Em uma comunicação estratégica, um mesmo tema deve ser adequado para cada stakeholder. Por exemplo, quando falamos com os colaboradores é necessário o máximo de transparência, mas a forma de transmiti-la é tão ou mais importante que a própria mensagem. Dependendo de como ela é escrita e como chega aos colaboradores, ela pode ser negativa ou gerar engajamento, motivação e empatia. Esse é o poder da comunicação especializada. E o mesmo ocorre com todos os públicos de interesse, tais como: clientes, fornecedores e a própria mídia.

Ser um CANAL de Comunicação

Há muitos anos tenho defendido a tese de que cada empresa do setor de transporte deveria estruturar sua comunicação estratégica para ir além do Site institucional da Empresa e do uso de cartazes estáticos dentro ônibus; e criar os seus próprios canais digitais no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, se tornando assim fonte de informação para seus clientes e usuários.

Os que fizeram isto, hoje estão proporcionando agua limpa para a população da sua cidade ou região, como veremos nos exemplos que seguem.

Presença com relevância nas Mídias Sociais

Como dissemos, a criação de canais de comunicação (mídias sociais) nas plataformas digitais, tem gerado excelentes resultados tanto em alcance como em engajamento.

Por exemplo, as mídias socias do Cartão TRI de Porto Alegre (ATP) no Facebook (+ 10 mil seguidores) e Twitter (3.700 seguidores) alcançaram, no mês de março, quase 300 mil pessoas.

A Fanpage da Guarupass no Facebook (46 mil seguidores), alcança em média cerca de 600 mil pessoas por mês.

Abaixo destaco outros canais nas mídias sociais no setor de transportes, com mais de 3 mil seguidores, que se tornaram fonte relevante de informação e comunicação para seus seguidores:

  • Cartão BOM (Autopass) – Facebook (195 mil seguidores), Instagram (2.400 seguidores) e Twitter (2.419 seguidores)
  • SbcTrans – Facebook (66 mil seguidores),
  • Guarupass – Facebook (46 mil seguidores),
  • Sindionibus – Facebook (25 mil seguidores), Instagram (13,4 mil seguidores) e Twitter (2.419 seguidores)
  • MDT – Facebook (20 mil seguidores),
  • METRA – Facebook (20 mil seguidores),
  • NTU – Facebook (18 mil seguidores), Twitter (1 mil seguidores)
  • UITP – Twitter (14 mil seguidores), Facebook (7.100 mil seguidores), Instagram (1.200 mil seguidores),
  • Cartão TRI de Porto Alegre (ATP) – Facebook (+ 10 mil seguidores), Twitter (3.700 seguidores),
  • Cartão ÓTIMO (SINTRAM) – Facebook (8.400 mil seguidores), Instagram (1.400 seguidores)
  • ANTP – Facebook (7 mil seguidores), Twitter (1.700 mil seguidores),
  • 0 – Instagram (6.400 seguidores), Facebook (2.600 mil seguidores),
  • Mobibrasil – Facebook (3.800 mil seguidores), Instagram (1.400 seguidores),

 

Como se comunicar nas Mídias Digitais

Um exemplo prático foi quando os Prefeitos de todo ABC, Guarulhos etc.. disseram a população através da mídia clássica local, que o transporte público iria parar; mas depois felizmente voltaram atrás, aliás o artigo que escrevi e publicado no dia 03/04/20 no Diário do Transporte, veio a contribuir nesta direção: Em tempos de crise a melhor solução é Intensificar Transporte Coletivo, e não restringir. https://diariodotransporte.com.br/2020/03/22/opiniao-em-tempos-de-crise-a-melhor-solucao-e-intensificar-transporte-coletivo-e-nao-restringir/

Como a SbcTrans (SBC), Guarupass (Guarulhos) e Mobibrasil (Diadema), já tinham canais robustos e com muitos seguidores, não ficaram à mercê das mídia locais, imediatamente entraram com post em suas redes no Facebook, Instagram, Site etc.. informando que NÃO HAVERÁ PARALISAÇÃO, como se pode ver nos exemplos abaixo:

Outro ação que muitas empresas e entidades fizeram, foi a veiculação de uma campanha de prevenção ao corona vírus, para veicular através de post na redes sociais, ou até cartazes para dentro do ônibus, conforme alguns exemplos no link:

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA. pdf

Roberto Sganzerla

Especialista em Marketing de Transportes e Mobilidade Urbana

Mestrado em Liderança pela Andrews University – Berrien Springs, MI – USA

MBA em Gestão de Negócios e Liderança

Pós-Graduação em Marketing

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Comentários

  1. Muito bom artigo, estamos vivendo nesta década o fenômeno de separação das pessoas por ideias , o que teoricamente não há nada de errado, a dificuldade de entendimento é que um lado não aceita que o outro possa pensar e agir de forma diferente. “Alguns da Imprensa” , parece que esqueceram de levar a noticia , “como agua pura” , sem opiniões pessoais.
    Refletir , aprender para construir novamente a civilidade que temos em nosso propósito maior , a sobrevivência de nossa espécie.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Roberto Sganzerla, gostei e aprendi muito com a frase dita pelo seu pai.

    “beber água pura é um dos melhores remédios para saúde! ”

    Vou compartilhar com você e todos os leitores uma frase que o meu também sábio pai (94 anos) diz:

    “QUEM FALA A VERDADE FALA SEMPRE A MESMA COISA”

    E duas coisas que faltam no BarsiLei são: ÁGUA PURA e VERDADE.

    Pode usar a teoria de propaganda, marketing e o canal de comunicação que quiserem, mas se o que for comunicado não tiver sido redigido com ÁGUA PURA E VERDADE, para nada servem.

    Pode até dar resultados de imediato, mais depois de um tempo, tudo cai por terra.

    E sem contar o sábio ditado popular:

    “MENTIRA TEM PERNA CURTA” ou AS APARÊNCIA ENGANAM.

    É igual o marketing, eu desenvolvi a seguinte teoria do marketing a lá Paulo Gil.

    “O marketing fala o que os clientes querem ouvir; mas quando o cliente fala o marketing se finge de surdo.”

    Deixo claro que adoro marketing, ma não concordo como ele atua.

    Mas o importante é que o COVID-19 chacoalhou a goiabeira e trouxe modernidade para todos os setores e principalente eliminando os JURÁSSICOS de plantão.

    Afinal muita coisa começou a funcionar do dia para a noite sem a maldita via cor de rosa carimbada; a exemplo do App da CEF do Auxílio Emergencial.

    É isso, VIVA 0 COVID-19 o eliminador de JURÁSSICOS.

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo Gil

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