Coronavírus: Rio de Janeiro reforça frota do BRT com ônibus comuns

Publicado em: 22 de março de 2020

Medida é válida para a linha TransOeste (Santa Cruz – Alvorada)

JESSICA MARQUES

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou neste domingo, 22 de março de 2020, que determinou a operação de ônibus reforçando a linha TransOeste do BRT (Santa Cruz – Alvorada). A medida entra em vigor a partir desta segunda-feira, 23, com o objetivo de conter a superlotação.

“Crivella participou de manhã, durante três horas, de uma videoconferência com o presidente da República, Jair Bolsonaro; o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; prefeitos e secretários de saúde das capitais”, informou a assessoria do prefeito, em nota.

Em seguida, o prefeito reuniu com representantes do consórcio BRT e de empresas de ônibus no gabinete de crise montado pela Prefeitura no Riocentro, na Zona Oeste.

Além da medida, a partir desta segunda, ônibus comuns farão também o trajeto do BRT TransOeste (Santa Cruz – Alvorada), direto, sem parar em pontos. E mais 15 veículos articulados do BRT TransOlímpica reforçarão a TransOeste.

IDOSOS

Com relação aos idosos, o prefeito informou que vai reduzir o RioCard gratuito e deixar o menor número possível, para evitar que as pessoas de terceira idade saiam de casa e se exponham ao risco de contrair Covid-19.

Crivella afirmou ainda que a recomendação é para idosos fazerem compra por entrega em domicílio, em vez de irem aos supermercados.

“Se continuarem indo, a Prefeitura poderá colocar guardas municipais na porta e proibir a entrada de idosos”, informou.

BRT TRANSOESTE INTERROMPIDO NO FIM DE SEMANA

Neste fim de semana, porém, o serviço do BRT Transoeste foi interrompido. A medida foi anunciada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

A interrupção da operação está em vigor desde meia-noite do último sábado, 21. O funcionamento do BRT está previsto para retomar às 4h da manhã de segunda-feira, 23.

Como houve menos circulação de passageiros nos BRTs Transcarioca e na Transolímpica, os corredores seguem funcionando. Segundo informações da Prefeitura, a medida é para evitar aglomerações nesses veículos e a propagação do coronavírus na população.

Na última semana, o prefeito anunciou também uma mudança na frota operante do sistema. Com isso, na próxima segunda-feira, 23, serão 15 ônibus da frota do corredor Transolímpico para reforçar o serviço no Transoeste, onde a demanda é significativamente maior.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/03/20/crivella-anuncia-fechamento-do-brt-transoeste-no-fim-de-semana/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta