Aumento da mistura do Biodiesel no diesel comercializado passa a 12% em 1º de março

Foto: Site da Ubrabio

Legislação brasileira prevê que mistura mínima suba 1 ponto porcentual por ano até chegar aos 15% em 2023

ALEXANDRE PELEGI

A mistura de biodiesel no diesel comercializado no Brasil passa a ser de 12% a partir de 1º março de 2020.

O biodiesel é um biocombustível produzido a partir de óleos vegetais, gorduras e resíduos como o óleo de cozinha usado.

De acordo com a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), o país projeta para 2020 a produção e consumo de 7 bilhões de litros, ocupando a segunda posição como maior produtor e consumidor de biodiesel no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A Indonésia disputa o segundo lugar com o Brasil, e já fala em usar B40.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que confirmou em outubro de 2019 o aumento da mistura para o início de 2020, afirmou na época que o setor deve receber investimentos de R$ 3 bilhões a R$ 4 bilhões nos próximos anos para atender a demanda pelo biocombustível.

Para Juan Diego Ferrés, presidente da Ubrabio, o biodiesel equilibra as emissões de carbono, “que há centenas de anos se acumulam na atmosfera pelo uso dos combustíveis fósseis”. Segundo Ferrés, “equilibra também a exploração dos potenciais brasileiros, reduzindo importação de combustível e fortalecendo a indústria”.

Pelas estimativas do setor produtivo, com o uso de 7 bilhões de litros de biodiesel em 2020, o Brasil deve reduzir a emissão de cerca de 13.3 milhões de toneladas de CO2. “É como se plantássemos 105 milhões de árvores, o suficiente para ocupar 980 mil campos de futebol (700 mil hectares)”, destaca comunicado da entidade do setor.

O biodiesel é vendido aos distribuidores de combustíveis em leilões bimestrais, o que faz com que seu preço fique estável por pelo menos dois meses. Desta forma, antes mesmo de chegar às bombas, o consumidor pode saber qual será o preço do biocombustível, pois os leilões são públicos e os resultados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Uma das grandes vantagens dessa comercialização do biodiesel via leilões é que garante maior transparência para o consumidor, e concorrência de preços, pois são mais de 30 produtoras ofertando o produto, e as distribuidoras buscam pelo melhor preço”, explica o vice-presidente técnico da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), Marcos Boff.

A legislação brasileira prevê que a mistura obrigatória de biodiesel avance um ponto percentual ao ano, até alcançar o B15 (15% de biodiesel em 2023).

Esses aumentos devem ocorrer sempre no dia 1 de março de cada ano, seguindo cronograma do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading