Viação Modelo é case de sucesso da Cittati em Aracaju

Publicado em: 19 de fevereiro de 2020

Implementação de Gool System trouxe melhorias para a gestão de frotas da empresa

A Viação Modelo, uma das empresas de transporte coletivo de Aracaju, implantou em 2019 o sistema de monitoramento Gool System, principal e mais completa solução da Cittati, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana. A mudança, a partir do sistema de monitoramento previamente utilizado, foi organizada seguindo um cronograma, sem prejuízos durante a fase de transição.

A área de manutenção foi a primeira a perceber melhorias. “Trocávamos de cinco a seis equipamentos AVL (Automatic Vehicle Location) por semana. Agora, estamos há mais de quinze dias sem qualquer problema ou troca”, destacou Carlos André, Coordenador de GPS, ao elogiar o hardware de monitoramento instalado em todos os veículos da frota. “A gente olhava muito mapa. Hoje a questão é mais analítica, mais gerencial”, concluiu.

A empresa relatou também um ganho perceptível logo nos primeiros meses, sobretudo na consistência dos dados, que permitiram uma abordagem mais analítica de toda a empresa, sendo utilizados até mesmo em outras áreas, como a de planejamento. “Existia uma deficiência anterior em questão de relatórios. Estamos usando o relatório de viagens e o relatório de saída de frota, atualizado constantemente de forma automatizada sem precisar de excel. Agora conseguimos analisar a fundo, descobrindo situações e, quando é necessário, readequando a tabela”, explicou Raimundo Jorge, Gerente Operacional, ao comparar o Gool System com o sistema que a empresa usava antes.

A novidade trouxe um grande ganho operacional: “ganhamos um time mais otimizado e eficiente, graças à automação de diversas funções em nosso sistema, e com isso reduzimos o potencial de erro humano, ganhando mais consistência e confiabilidade nas informações”, destacou Eyder Ximenes, diretor da Viação Modelo.

Outros pontos mencionados foram a possibilidade de uso online e a integração com o sistema de ERP para exportar e importar dados, que reduziu o esforço humano de alimentar o sistema: antes, um funcionário precisava dedicar muitas horas para inserir informações manualmente. Ubiratan Nascimento, coordenador de TI, reforça a integração com outros softwares utilizados pela empresa.

A Viação Modelo: agora, estão em processo para implementar os aplicativos para equipes externas (motoristas e supervisores), descentralizando a operação para reduzir a demanda do CCO e com a expectativa de extinguir completamente o uso de fichas em papel por parte dos fiscais, reduzindo inclusive espaço de armazenamento e tempo de pessoas

O caso da Viação Modelo reforça uma tendência em todo o mercado de mobilidade dos últimos anos: o investimento em tecnologia e inteligência para reduzir custos e burocracias, entregando mais qualidade, segurança e transparência no serviço de transporte para a população.

SOBRE A CITTATI

A Cittati, adquirida pelo grupo multinacional canadense Volaris, é hoje líder em gestão de frotas de ônibus no Brasil, monitorando mais de 25 mil veículos em 11 estados e mais de 70 municípios. Sua experiência com tecnologia para a mobilidade urbana, resultado de mais de uma década atuando neste mercado, fez com que se tornasse referência em tecnologias de gestão para frotas de transporte coletivo.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta