São Paulo terá ônibus enfeitados para o Carnaval em linhas municipais

Publicado em: 14 de fevereiro de 2020

Uma das artes gráficas que serão adotadas pelos ônibus de São Paulo

Serão cinco veículos com imagens de passistas, pandeiros, máscaras, confetes, serpentinas e outros temas carnavalescos.  Tarifa é a mesma de todo o sistema: R$ 4,40.

ADAMO BAZANI

A cidade de São Paulo vai contar com “ônibus carnavalescos”.

São quatro veículos das empresas Sambaíba e MobiBrasil que vão entrar no clima da maior festa popular brasileira. A lataria será decorada com imagens de passistas, pandeiros, máscaras, confetes, serpentinas e outros temas carnavalescos.

O objetivo, de acordo com o SPUrbanuss, sindicato que reúne as companhias de ônibus de São Paulo, é incentivar os foliões que participarão dos vários blocos de Carnaval de rua de São Paulo e dos desfiles no Sambódromo a usar o transporte coletivo.

Em eventos deste porte, o transporte público é a melhor forma para fugir de congestionamentos, preços altos de estacionamentos e ações de flanelinhas, entre outros transtornos.

Vale lembrar também que a fiscalização sobre embriaguez ao volante será intensificada nesta época. Assim, quem for aos eventos carnavalescos dirigindo, deve se abster de tomar qualquer tipo de bebida alcoólica e em qualquer quantidade.

Em nota, o SPUrbanuss explica as linhas que vão ser atendidas pelos ônibus especiais e os dias de operação. A tarifa para andar nestes ônibus é a mesma de todo o sistema da cidade: R$ 4,40

O primeiro veículo adesivado, da Sambaíba, entrará em operação neste sábado, dia 15, na linha 175T-10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara.

 Na quarta-feira, dia 19, o segundo veículo adesivado da Sambaíba iniciará a operação na linha 106A-10 Metrô Santana – Itaim Bibi e, no dia 20, o terceiro ônibus carnavalesco entrará em circulação nas linhas 209P-10 Cachoeirinha – Terminal Pinheiros, nos dias pares, e 175P-10 Metrô Santana – Ana Rosa, nos dias ímpares.

 O ônibus carnavalesco da MobiBrasil está previsto para circular a partir da próxima terça-feira, dia 18, na linha 607C-10 Jardim Miriam – Itaim Bibi.

 Os ônibus com imagens do Carnaval circularão pelas vias dos itinerários das linhas até o dia 08 de março, quando devem terminar os desfiles de blocos na cidade de São Paulo.

As decorações especiais dos ônibus em São Paulo têm virado tradição na cidade. Há ações, por exemplo, com os ônibus natalinos e em datas e campanhas como Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul Rosa (de prevenção ao câncer de próstata).

INFORMAÇÕES PARA O FOLIÃO E PASSAGEIROS EM GERAL:

Por causa dos blocos de carnaval na cidade, haverá uma série de desvios de linhas de ônibus.

Para facilitar o deslocamento nestas regiões e permitir que as pessoas se programem, a SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema de linhas, criou um site especial com atualizçoes on-line sobre as mudanças de linhas.

Além disso, nas paradas localizadas nas vias por onde vão passar os blocos, haverá códios QR Code orientando sobre os desvios.

A página http://sptrans.com.br/carnaval/ é atualizada constantemente e mostra se há programação de mudança de itinerário para cada linha consultada. O principal objetivo do serviço é facilitar a mobilidade de quem utilizará ônibus nos próximos fins de semana.

A população será informada também por meio de adesivos fixados nos pontos de ônibus. Os adesivos contêm um QR Code que leva ao site especial da SPTrans.

Aproximadamente 690 funcionários da SPTrans estarão em ação durante o período de Carnaval, atuando nas mais diversas frentes de trabalho.

Confira os trajetos dos desvios das linhas de ônibus em www.sptrans.com.br/carnaval ou pelo telefone 156.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

Deixe uma resposta