Caminho da Escola: quatro fabricantes vencem licitação para entrega de 6,2 mil ônibus

VW vai fornecer 3.600 ônibus para o Caminho da Escola. Foto: Divulgação.

MAN, Neobus, Agrale e Iveco vão fornecer os veículos para programa do FNDE

JESSICA MARQUES

Quatro fabricantes foram as vencedoras da licitação do Caminho da Escola, programa do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), vinculado ao Ministério da Educação. O certame tem como objetivo o fornecimento de 6.200 ônibus escolares para estados e municípios brasileiros.

As empresas que vão fornecer os ônibus são a MAN Latin America, San Marino Ônibus LTDA (Neobus), Agrale e CNH Industrial do Brasil LTDA (Iveco).

Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, estados, municípios e o Distrito Federal já podem solicitar os ônibus.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/01/23/mec-viabiliza-compra-de-62-mil-novos-onibus-escolares/

Confira abaixo os lotes para os quais as fabricantes vão fornecer os veículos:

Ônibus Rural Escolar – (ORE) Pregão Eletrônico nº 11/2019

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

  • Regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul, Sudeste
  • Estados AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO
ATA: 07/2019 – Man Latin America – Vigente até 19/11/2020
Item Descrição Quantidade total registrada Valor unitário
2 Ônibus Rural Escolar – ORE 1 1.600 R$ 193.632,00
5 Ônibus Rural Escolar – ORE 3 1.600 R$ 247.950,00
ATA: 11/2019 – San Marino Ônibus LTDA – Vigente até 19/12/2020
Item Descrição Quantidade total registrada Valor unitário
3 Ônibus Rural Escolar – ORE 1 (4×4) 800 R$ 274.000,00
ATA: 01/2020 – Agrale S/A – Vigente até 10/01/2021
Item Descrição Quantidade total registrada Valor unitário
1 Ônibus Rural Escolar – ORE ZERO (4×4) 200 R$ 396.266,00
ATA: 02/2020 – CNH Industrial do Brasil LTDA – Vigente até 10/01/2021
Item Descrição Quantidade total registrada Valor unitário
4 Ônibus Rural Escolar – ORE 2 1.200 R$ 214.000,00

Ônibus Rural Escolar Acessível – (ONUREA) – Pregão Eletrônico nº 11/2019

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

  • Regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul, Sudeste
  • Estados AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO
ATA: 09/2019 – San Marino Ônibus LTDA – Vigente até 19/11/2020
Item Descrição Quantidade total registrada Valor unitário
7 Ônibus Urbano Escolar Acessível – ONUREA Piso Baixo 400 R$ 293.000,00

 

ATA: 10/2019 – Man Latin America Indústria e Comércio de Veículos LTDA – Vigente até 19/12/2020
Item Descrição Quantidade total registrada Valor unitário
6 Ônibus Urbano Escolar Acessível – ONUREA Piso Alto 400 R$ 222.900,00

CONFIGURAÇÕES

Confira abaixo as configurações de cada modelo de ônibus, conforme informado pelo MEC ao Diário do Transporte:

Ônibus Rural Escolar – ORE ZERO (4X4): micro-ônibus com tração nos 04 (quatro) rodados (eixo traseiro e eixo dianteiro), com comprimento total máximo de 6.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 800 kg, com capacidade mínima de 13 (treze) estudantes sentados, mais auxiliar e condutor, e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Ônibus Rural Escolar – ORE 1: ônibus com comprimento total máximo de 7.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 1.500 kg, com capacidade mínima de 29 (vinte e nove) estudantes sentados, mais o condutor, e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Ônibus Rural Escolar – ORE 1 (4×4): ônibus com tração nos 04 (quatro) rodados (eixo traseiro e eixo dianteiro), com comprimento total máximo de 7.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 1.500 kg, com capacidade mínima de 29 (vinte e nove) estudantes sentados, mais o condutor, e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Ônibus Rural Escolar – ORE 2: ônibus com comprimento total máximo de 9.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 3.000 kg, com capacidade mínima de 44 (quarenta e quatro) estudantes sentados, mais o condutor, e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Ônibus Rural Escolar – ORE 3: ônibus com comprimento total máximo de 11.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 4.000 kg, com capacidade mínima de 59 (cinquenta e nove) estudantes sentados, mais o condutor, e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Ônibus Urbano Escolar Acessível Piso Alto – ONUREA PISO ALTO: ônibus com comprimento total máximo de 7.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 1.500 kg, com capacidade mínima de 29 (vinte e nove) estudantes sentados, mais o motorista, e deve ser equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

Ônibus Urbano Escolar Acessível Piso Baixo – ONUREA PISO BAIXO: ônibus com comprimento total máximo de 7.000 mm, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 1.500 kg, com capacidade mínima de 21 (vinte e um) estudantes sentados, mais o motorista, (observado as disposições de configuração dos boxes para cadeirante previstas no item 3.1.9.) e deve ser equipado com dispositivo do tipo rampa de acesso veicular que permita ao estudante com deficiência ou com mobilidade reduzida o acesso ao interior do veículo por meio de plano inclinado.

AQUISIÇÃO

Os estados, Distrito Federal e municípios poderão adquirir os veículos por meio de atas de compras disponíveis no Sistema de Gerenciamento de Atas de Registro de Preços (Sigarp) do FNDE, autarquia vinculada ao MEC que gerencia o programa.

Com o modelo de compra compartilhada a economia na compra dos veículos pode chegar a quase 40% do valor de mercado, também de acordo com o ministério.

Os veículos podem ser adquiridos pelos entes federativos de três formas: assistência financeira do FNDE, recursos próprios e por linha de crédito a ser disponibilizada por agente financeiro.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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