Jaboticabal contrata empresa para formulação de tarifa zero em ônibus

Ônibus urbano em Jaboticabal (SP)

Contratação foi por R$ 16 mil sem licitação

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Jaboricabal, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, no interior paulista, contratou uma empresa para elaborar o modelo econômico e operacional de um sistema de tarifa zero em ônibus municipais.

A contratada foi a pessoa jurídica de Wilson José Silveira.

A contratação ocorreu sem licitação e os serviços vão custar R$ 16 mil.

A publicação da contratação foi oficializada nesta quinta-feira, 30 de janeiro de 2020.

Não há prazo definido para a implantação do sistema, mas Jaboticabal deve ser a 17ª cidade do Brasil onde não há cobrança de tarifas de ônibus.

Entre as cidades onde não há tarifação, de acordo com um levantamento do site “Mobilize” estão: Vargem Grande Paulista (SP), Potirendaba (SP), Paulínia (SP), Agudos (SP), Maricá (RJ), Volta Redonda (RJ), Porto Real (RJ), Silva Jardim (RJ), Ivaiporã (PR), Muzambinho (MG), Itatiaiuçu (MG), Mount Carmel (MG), Campo Belo (MG), Eusebio (CE), Anicuns (GO) e Pitanga (PR).

Como mostrou o Diário do Transporte, no final de 2019, o prefeito José Carlos Hori enviou projeto à Câmara Municipal com a proposta do “tarifa zero”. Os vereadores aprovaram o projeto no dia 16 de dezembro de 2019, que cria o Fundo Municipal de Transporte Urbano (FMTU) para bancar a gratuidade.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/11/04/prefeitura-de-jaboticabal-sp-prepara-projeto-para-criar-onibus-gratuito/

Segundo a proposta original da prefeitura, o Fundo Municipal do Transporte receberá recursos do vale-transporte dos colaboradores, da propaganda nos ônibus e das passagens que a prefeitura já paga para os estudantes, deficientes e idosos.

“Os ônibus serão alugados pela prefeitura e não será contratada uma Viação, ou seja, cortamos um custo enorme de administração de uma empresa, como o seu lucro, a manutenção de uma sede, funcionários, impostos, contas de energia, etc”, explicou, na ocasião, o secretário da Fazenda, Claudio Almeida.

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Jaboticabal tem uma população estimada de 77 mil habitantes aproximadamente. A área territorial é de 706,602 km² e o índice de urbanização de vias públicas é de 38,3 %.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Rose Epihaneo disse:

    Está muito difícil pra mim, sem ônibus na rua Francisco Alves de Oliveira. Tenho quê pegar Uber todos os dias!!

Deixe uma resposta