Doria e Baldy dizem que extensão da linha 2-Verde para Penha ficará pronta em seis anos

Doria e secretários durante assinatura eletrônicapara as obras

Assinatura das ordens de serviço ocorreu nesta sexta-feira, 17

ADAMO BAZANI

O governador de São Paulo, João Doria, e o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciaram há pouco (início da tarde – 12h20) que as obras da extensão da linha 2-Verde do Metrô entre Vila Prudente e Penha, na zona Leste, devem ser concluídas em seis anos.

Como adiantou o Diário do Transporte, o governo assinou nesta sexta, 17 de janeiro de 2020, as ordens de serviço dos lotes 01, 03 e 04 da linha.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/01/17/doria-assina-ordem-para-inicio-das-obras-da-linha-2-do-metro-para-a-penha-nesta-sexta-feira/

O novo trecho deve receber 300 mil passageiros por dia e os investimentos totais serão de R$ 6,3 milhões. Com isso, a demanda da linha deve ser de 1,1 milhão

“A linha 2-Verde será uma das mais extensas da rede de metrô de São Paulo e movimentadas também. Esse prolongamento vai permitir a conexão com a linha 3” – disse Doria.

“O trecho que estamos assinando hoje as ordens de serviço estão com todas as desapropriações autorizadas” – disse Alexandre Baldy.

Será usado um Shield, o chamado Tatuzão, que faz a perfuração subterrânea. A contratação do equipamento pode demorar quase um ano segundo o vice-governador Rodrigo Garcia.

Doria disse que as inaugurações das estações serão gradativas

“À medida que estiverem prontas e tiverem condições, vamos inaugurando” 

A linha 2-Verde será prolongada também para Guarulhos.

Garcia disse que após o início das obras da extensão até a Penha devem ser contratos os projetos da linha 2 até Guarulhos.

Serão 5,9 km e seis estações entre Penha e Guarulhos.

De acordo com Baldy, apenas 20% das desapropriações deste trecho foram realizadas.

Baldy não informou previsão para o segundo trecho.

Em nota, a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos, detalha as extensões da linha 2 com as duas novas estapas

Quando concluída a extensão até Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia.

Futuramente, a Linha 2-Verde será ampliada até Guarulhos. O Metrô está avançando com as desapropriações que vão permitir a elaboração dos projetos executivos e as obras. Esse projeto contempla mais 5,9 km e 5 estações no trecho Penha-Dutra com as estações Penha de França, Tiquatira (conexão com as linhas 12-Safira e 13-Jade), Paulo Freire, Ponte Grande (primeira em Guarulhos) e Dutra, próxima ao Shopping Internacional de Guarulhos e um pátio de manutenção e estacionamento de trens.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Fabio Almeida disse:

    6 anos? Então pode esperar 20 até chegar na Penha

  2. Rodrigo Zika! disse:

    As obras do Metrô de SP sempre foram faraônicas sem motivo e custando sempre o dobro de qualquer país civilizado, isso cheira a dinheiro a mais pago pra empreiteiras fazerem sem reclamar, e sempre com o governo do PSDB, absurdo.

  3. Roberson disse:

    Façam suas apostas

  4. Leoni disse:

    Se este prazo fosse para até Guarulhos acharia este prazo razoavel, mas só até a Penha é excessivo!!!

  5. Wilson disse:

    Sem prazo confiável para metrô até Guarulhos, mais uma vez.

Deixe uma resposta