Instalação de CBTC, que reduz intervalos, na linha 10 da CPTM começa neste ano

Trens da linha 10 ainda são controlados por sistema mais antigo. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)

Afirmação é do presidente da companhia, Pedro Moro. Sistema de fornecimento de energia também deve ser modernizado

ADAMO BAZANI

Ainda neste ano de 2020, começa a instalação na linha 10 Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra) da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de uma tecnologia de sinalização e controle de trens que pode reduzir o intervalo entre as composições.

Chamado CBTC, sigla que em português significa Controle de Trens Baseado em Comunicação, o sistema usa ondas de rádio quando um trem “se comunica com o outro” e com a central de controle.

Esta tecnologia permite que os trens sigam mais próximos uns dos outros com maior velocidade em segurança. Assim, é possível colocar mais trens na linha diminuindo intervalos.

Segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, a instalação já foi contratada em setembro de 2019. Estão sendo realizados estudos de adequações para de fato os equipamentos serem colocados na linha.

“O contrato está em andamento. A gente está fazendo os ajustes no projeto que está parado há bastante tempo. São necessários ajustes também até por causa da MRS (empresa de trens de carga que circula na linha 10) e de obras de estação. O projeto foi retomado em setembro do ano passado. A gente espera neste ano (2020) a implantação efetiva” – relatou

O sistema foi comprado em 2009 por 176 milhões de euros, mas nunca foi instalado. Parte dos equipamentos chegou a ficar ao relento.

A CPTM garante que apesar de os mais de dez anos parados, os materiais estão atuais e podem funcionar sem problemas.

A companhia ainda informou que a linha 10-Turquesa vai receber uma modernização na rede de abastecimento elétrico.

A ligação ainda deve receber parte da frota de 34 trens novos que a CPTM deve comprar.

Como mostrou o Diário do Transporte, a companhia pretende lançar ainda neste semestre a licitação para a aquisição destas novas composições.

Relembre.

https://diariodotransporte.com.br/2020/01/11/licitacao-para-a-compra-de-34-trens-pela-cptm-ficara-para-este-primeiro-semestre-de-2020/

As declarações foram dadas durante visita às obras da Estação Vila Natal/Mendes, na zona Sul da capital paulista. A CPTM informou que as obras do trecho entre Grajaú e estação já avançaram 50% e que a estrutura básica já está 90% concluída.

Acesse e veja as imagens:

https://diariodotransporte.com.br/2020/01/11/especial-obras-do-lote-1-e-estacao-mendes-da-extensao-da-linha-9-ja-tem-50-de-avanco-com-entrega-prevista-para-este-ano/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta