PAESE e restrições continuam na linha 15-Prata de monotrilho neste final de semana

Modal está com problema desde 01º de janeiro

ADAMO BAZANI

As restrições de operação do monotrilho da linha 15-Prata da zona Leste continuam neste final de semana.

A informação foi confirmada na noite desta sexta-feira, 03 de janeiro de 2020, pela Companhia do Metrô, responsável pela operação e gestão da linha.

Assim, tanto neste sábado, 04, como no domingo, 05, o passageiro será obrigado a trocar de trem na estação Camilo Haddad.

Também continua a Operação PAESE – Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência, com dez ônibus articulados. Passageiros relataram que tem sido mais rápido fazer o trajeto de ônibus, mesmo com os semáforos, que com o monotrilho nesta situação.

Como mostrou o Diário do Transporte, desde às 10h46 de quarta-feira, 01º de janeiro de 2020, o monotrilho opera com problemas.

O Metrô explicou que o problema foi ocasionado pelo “desgaste natural” de parafusos perto de um equipamento de mudança de via na região da Estação São Lucas .

A estação foi inaugurada em 6 de abril de 2018.

Na nota, a estatal diz que os parafusos precisaram ser trocados e que pela fixação ser em concreto, é necessário aguardar.

“Durante a operação de quarta-feira (1), foram identificados alguns parafusos localizados nas proximidades de um equipamento de mudança de via que necessitavam de troca pelo desgaste natural. Como a fixação é em concreto, é necessário um tempo de “cura”. A decisão de não interromper a circulação de trens na quarta-feira, foi tomada para que os passageiros não ficassem totalmente sem o transporte público nos dias úteis e utilizar o final de semana para realização do reparo.”

Um dia antes, 31 de dezembro de 2019, o monotrilho apresentou problemas também, mas foi por causa de furto de cabos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/12/31/apos-furto-de-cabos-em-sao-mateus-linha-15-prata-tem-operacao-normalizada/

HISTÓRICO DE PROBLEMAS:

O monotrilho da linha 15-Prata coleciona uma série de problemas, além do atraso na conclusão das obras, que deveriam ter sido entregues em 2014, ainda para a Copa do Mundo.

1º de janeiro de 2020: Um problema em equipamento de via nas proximidades da Estação São Lucas causou transtornos para os passageiros por, pelo menos, cinco dias consecutivos. O Metrô explicou que o problema foi ocasionado pelo “desgaste natural” de parafusos perto de um equipamento de mudança de via na região da Estação São Lucas .A estação foi inaugurada em 6 de abril de 2018. Em nota, a Companhia de Metrô disse que os parafusos precisaram ser trocados e que pela fixação ser em concreto, sendo necessário aguardar.

15 de maio de 2019: A composição M 11 do monotrilho da linha 15-Prata, da zona Leste, se deslocou de uma viga no pátio Oratório no início das operações. O incidente ocorreu num equipamento de mudança de via. Ninguém se feriu.

29 de janeiro de 2019: No final da noite do dia 29 de janeiro de 2019,  duas composições M22 e M23 bateram na região da estação Jardim Planalto, na zona leste da capital paulista. Ninguém se feriu gravemente. A estação não recebia passageiros. Um laudo do Metrô, divulgado em 05 de fevereiro de 2019, trouxe a conclusão de que “não houve qualquer falha do sistema de sinalização e sim erro humano” .

Mas o resultado foi contestado pelo Sindicato dos Metroviários que sustenta que há uma lacuna no sistema que controla os trens do monotrilho.

Segundo a entidade sindical, o sistema de controle da Linha 15-Prata não permite que um trem identifique o outro quando um deles está desligado. “Ao se desligar o trem, ele desaparece para o sistema” – sustentou o sindicato.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/02/07/sindicato-dos-metroviarios-diz-que-acidente-com-monotrilho-foi-causado-por-ausencia-de-sistema-de-comunicacao/

Também no dia 29, uma peça do sistema elétrico do monotrilho da Linha 15-Prata se soltou da via no trecho entre as estações São Lucas e Vila União, mas por haver grades que retém quedas de objetos, a avenida professor Luís Inácio de Anhaia Melo, que passa embaixo, não foi atingida.

https://diariodotransporte.com.br/2019/01/29/metro-confirma-que-peca-de-sistema-eletrico-de-monotrilho-se-soltou-mas-diz-que-linha-15-possui-telas-que-evitam-queda-de-objetos-na-rua/

10 de outubro de 2016: No dia 10 de outubro de 2016, uma composição do monotrilho, que trafega em vias elevadas com cerca de 15 metros de altura,  partiu da estação Oratório com as portas abertas, conforme mostram as imagens do circuito do Metrô:

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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