Metrô de São Paulo e CPTM ampliam funcionamento no réveillon

Estação Brás funcionará para embarque e desembarque até as 2h. Foto: Divulgação.

Trens vão circular durante a madrugada

JESSICA MARQUES

O Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informaram, em nota, que vão ampliar o horário de circulação dos trens durante o réveillon.

Da noite desta terça-feira, 31 de dezembro de 2019, para o amanhecer do primeiro dia de 2020, a operação será estendida, com horário diferenciado por linha.

Confira a programação de operação:

METRÔ

Segundo o Metrô, o funcionamento das estações nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata (de Vila Prudente à Jardim Planalto) será ininterrupto na virada do ano.

As estações das linhas 1,3 e 15, com exceção das recém-inauguradas estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, que operam de segunda a domingo, das 9h às 16 horas, funcionarão para embarque e desembarque até às 2 horas da manhã do dia 1º de janeiro. Depois deste horário, as estações destas três linhas continuarão em operação, no entanto, somente para o desembarque.

Na Linha 2-Verde, as estações Paraíso, que se integra à Linha 1-Azul, Brigadeiro e Trianon/Masp, funcionarão a madrugada inteira para embarque e desembarque. Já nas demais estações da Linha 2, com exceção da estação Consolação, que fecha mais cedo no dia 31, o passageiro poderá embarcar até às 2h e, depois deste horário, o fluxo nas estações será somente para o desembarque.

Quem habitualmente acessa a rede metroviária pela estação Consolação, da Linha 2-Verde, deverá ficar atento. Por estar mais próxima do local onde será montado o palco da festa, por questões de segurança, os acessos a esta estação serão fechados mais cedo, às 16 horas do dia 31, e reabrirão somente às 4h40 do dia 1º. Como alternativa, os passageiros poderão utilizar os acessos da estação Paulista, da Linha 4-Amarela, que se integra à estação Consolação, para embarcar ou desembarcar. O Metrô informará sobre as alterações programadas por meio de cartazes, mensagens sonoras nas estações e trens e nas redes sociais oficiais da Companhia.

Para atender os passageiros que forem ao Réveillon da Paulista, o contingente de funcionários operativos e de segurança será reforçado nas estações mais próximas ao local do evento. A compra das viagens poderá ser feita nas bilheterias das estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp, durante toda a madrugada. Já nas demais estações, a venda de passagens ocorrerá até as 2 horas. Mesmo assim, para evitar filas de última hora, o Metrô recomenda a compra antecipada das passagens.

Além disso, todas as estações da Linha 5-Lilás estarão abertas até as 2 horas da manhã para embarque e desembarque. Após esse horário, vão operar somente para desembarque.

Na quinta-feira, 2 de janeiro, a Linha 5-Lilás funcionará normalmente, com operação comercial a partir das 4h40 da manhã.

Por sua vez, as estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela, funcionarão de maneira ininterrupta na virada do ano. As demais estações da linha estarão abertas até as 2 horas da manhã para embarque e desembarque. Após esse horário, vão operar somente para desembarque.

Na quinta-feira, 2 de janeiro, a Linha 4-Amarela funcionará normalmente, com operação comercial a partir das 4h40 da manhã.

Em caso de anormalidades no sistema, o passageiro poderá utilizar os serviços SMS-Denúncia (telefone 97333-2252) e Metrô Conecta para entrar em contato com o Metrô. Basta encaminhar uma mensagem para atuação dos funcionários do Corpo de Segurança. O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.

Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

CPTM

As estações das linhas 7-Rubi (Luz – Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes), 12-Safira (Brás – Calmon Viana) e 13- Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto) estarão abertas para embarque e desembarque até 01h00 do dia 1º de janeiro.

Após a 01h00, somente as estações Luz, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o Metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque. A Estação Brás terá um horário diferenciado: funcionará para embarque e desembarque até as 2h. A partir desse horário, ficará aberta só para desembarque até o início da operação às 4h.

Nesse período, o intervalo entre as composições será de 20 minutos em todas as Linhas CPTM, exceto a Linha 13-Jade, que irá operar com intervalo de 30 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta