Carapicuíba reduz em R$ 1 milhão valor de contrato para obras de interligação, reforma, ampliação e modernização da estação de trens da CPTM

Publicado em: 28 de dezembro de 2019

Visita técnica do então governador Márcio França às Obras do Terminal Rodoviário de Carapicuíba. Local: São Paulo/SP. Data: 03/10/2018 Foto: Governo do Estado de São Paulo

Projeto prevê ligação com Terminal Metropolitano Intermunicipal da EMTU

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Carapicuíba, na Grande São Paulo, publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado, 28 de dezembro de 2019, que reduziu o valor contrato firmado com a H2Obras Construções Ltda para a obra de interligação, reforma, ampliação e modernização da estação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da Linha 8 – Diamante no município.

Segundo a publicação, foi suprimido do valor do contrato, a partir de 27 de dezembro de 2019, a quantia de R$ 1.007.574,10. O valor total do contrato passa a ser de R$ 9.572.670,62.

Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura publicou o aviso de licitação para a obra no Diário Oficial do Estado de 17 de abril de 2019. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/17/carapicuiba-abre-concorrencia-para-obras-de-interligacao-reforma-ampliacao-e-modernizacao-da-estacao-de-trens-da-cptm/

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HISTÓRICO

Em fevereiro de 2012 a CPTM encaminhou à Prefeitura um projeto de adequação da estação Carapicuíba. O objetivo era realizar obras no local em função do início do processo de construção do novo terminal de ônibus da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, marcado para o ano seguinte. O projeto da estação de ônibus previa a interligação entre os dois modos de transporte público através da construção de uma passarela sobre a estação de trens.

De acordo com o site da prefeitura, a adequação da estação, construção do terminal e implantação da passarela fazem parte de um conjunto de obras previsto no projeto Novo Centro, que trazia ainda um túnel e um boulevard já concluídos.

A travessia de pedestre desde o terminal, permitindo acesso à estação de trem com extensão até a Fatec/Etec, FNC e Sesi, representa um dos grandes avanços de mobilidade na região central da cidade”, informava o site da prefeitura em maio de 2016.

Em 2015, ainda segundo a prefeitura, a versão final do projeto básico foi encaminhada à CPTM, sendo que em março de 2016 o projeto executivo foi finalizado e protocolado pela prefeitura junto à estatal de trens.

“A construção da passarela de interligação entre o terminal, a estação de trem e as faculdades do outro lado da cidade tem enfrentado dificuldade desde o início por conta das demandas e exigências técnicas apresentadas pela CPTM. Agora, com o projeto executivo concluído e entregue, a prefeitura fica no aguardo da Cia de Trens para iniciar a obras”, informava a prefeitura em maio de 2016.

TERMINAL CARAPICUÍBA DA EMTU

Como noticiou o Diário do Transporte, o Governo do Estado de São Paulo anunciou no dia 31 de maio de 2016 o início parcial da operação do terminal de ônibus de Carapicuíba, na Grande São Paulo, ao lado da estação de trens da CPTM. Relembre: Com quatro anos de atraso, terminal de Carapicuíba começa a funcionar parcialmente nesta terça-feira

No dia 21 de março de 2018, a EMTU prometeu que o terminal Carapicuíba, integrante do corredor de ônibus Itapevi -São Paulo, seria entregue até junho daquele ano. A última promessa, depois de tantas, era abril.

Um trecho de 11 quilômetros do corredor também deveria ser concluído também em 2018. Relembre: Terminal Carapicuíba será entregue até junho, promete EMTU

No dia 3 de outubro de 2018, no entanto, o então governador Márcio França realizou vistoria técnica nas obras do Terminal Metropolitano Carapicuíba. Com investimento de R$ 13,6 milhões, a previsão de entrega e conclusão do terminal foi novamente postergada para o primeiro trimestre de 2019.

Na ocasião, Márcio Franca afirmou que a obra estava paralisada até abril de 2018, “uma obra importante, o terminal vai servir a mais de 60 mil pessoas, somando municipal com intermunicipal”, disse ele.

França prometeu que a partir de 2019 todo bilhete da região metropolitana seria integrado aos da CPTM: “vamos fazer uma só bilhetagem, vamos integrar os dois sistemas, porque não tem sentido termos dois sistemas separados com tantas regiões, no ABC, aqui, Osasco, Guarulhos, enfim. Com um único bilhete você poderá rodar 3 horas, o que facilita a vida do usuário”, disse o então governador.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Dênis Douglas disse:

    França perdeu, a prefeitura não é a mesma do início das obras, mas pelo menos o terminal está saindo

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