Salvador lança licitação para expansão do BRT

O Trecho 3, com 1,8 km, liga o Parque da Cidade ao bairro da Pituba, e prevê a implantação das estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba.

Concorrência em fevereiro de 2020 definirá a empresa que fará projetos e obras de implantação do Corredor Parque da Cidade-Pituba, trecho 3 do sistema BRT

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Salvador publicou na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 20 de dezembro de 2019, o Aviso de Convocação da licitação destinada a contratar empresa especializada para elaboração de projetos e execução de obras de infraestrutura para implantação do Corredor Parque da Cidade-Pituba (Trecho 3).

A sessão de recebimento dos envelopes de propostas e de documentação, bem como de abertura dos envelopes de propostas técnicas, será realizada dia 19 de fevereiro de 2020 às 9h.

O Trecho 3, com 1,8 km, liga o Parque da Cidade ao bairro da Pituba, e prevê a implantação das estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que integrará com outros modais.

A prefeitura da capital da Bahia afirma que, uma vez concluído, o BRT vai diminuir o tempo de tráfego nas vias através de corredores exclusivos, onde trafegará um ônibus articulado, mais rápido e confortável.

O trecho 1 está em construção, com obras sendo executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda.

O sistema será integrado ao metrô.

Esse trecho, de 2,9 km de extensão, ligará o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô).

Com capacidade para 31 mil pessoas por hora, em horários de pico, o BRT terá ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros.

A velocidade comercial de operação é estimada entre 25 a 40 km/h.

Já a segunda etapa terá sete quilômetros de extensão, contemplando a construção de seis estações, sendo quatro na Avenida Vasco da Gama e outras duas na Avenida Juracy Magalhães Júnior, entre a Estação da Lapa e o Parque da Cidade.

O edital de licitação da obra foi lançado em agosto deste ano.

Salvador_corredor Pituba

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta