Ônibus movido a etanol ‘se veste’ de Bus Noel e traz alegria a Santo André, no ABC

Publicado em: 5 de dezembro de 2019

Bus Noel é um Caio Millennium II, com chassi Scania K270 IB, movido a etanol. Foto: Divulgação.

Motorista vestido de Papai Noel leva veículos para diversos bairros da cidade

JESSICA MARQUES

O Natal não vai passar em branco para os moradores de Santo André, no ABC Paulista. Um ônibus movido a etanol foi “vestido” de Bus Noel começa a circular nesta quinta-feira, 05 de dezembro de 2019, pela cidade.

A inauguração foi feita na Praça Gilda de Abreu, na Vila Camilópolis, no início desta noite. A idealização do projeto é do vereador Edilson de Oliveira Santos, conhecido como Fumassa. A iniciativa começou há 17 anos, quando o motorista de ônibus ainda era cobrador.

“É um ônibus de piso baixo, que vai atender pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. É um veículo que com certeza vai trazer muita alegria para o pessoal de Santo André, porque se os outros eram bonitos, esse precisa ser visto”, afirmou Fumassa.

“Foi feito com muito carinho, com ajuda de tudo quanto é lado e estou grato por fechar o ano do jeito que mais gosto de fazer: me vestir de Papai Noel e andar buzinando pela cidade com o busão”, completou.

SUSTENTABILIDADE

468b8aaa-bf0d-4dee-95c4-53c68ecb14f2

Veículo já operou na Viação Gato Preto, na capital paulista. Foto: Mauricio A. Borges.

O Bus Noel é um Caio Millennium II, com chassi Scania K270 IB, movido a etanol. O veículo foi desenvolvido pela Scania e passou por testes em diversas empresas operadoras de transporte coletivo.

O ônibus começou a operar em fase de testes em 2008. A Viação Gato Preto, da capital paulista, está entre as empresas que testaram o modelo. Na ocasião, o veículo circulou em uma linha entre os terminais Lapa e Vila Mariana.

O veículo tem motor de 9 litros e 270 cavalos de potência. Durante a operação em fase de testes, foi abastecido com etanol hidratado com 5% de aditivo promovedor de ignição.

WhatsApp Image 2019-12-05 at 19.32.44

Segundo informações divulgadas pela Scania na época, o motor atende às exigências europeias de emissão de poluentes Euro 5 e EEV (Enhanced Enviromentally Friend Vehicles – Veículos Melhorados Amigos do Ambiente), normas obrigatórias da União Europeia.

O Brasil foi o primeiro país das Américas a receber o ônibus movido a etanol do projeto da montadora. Em 2007, a Scania entregou o primeiro veículo, que circulou no corredor ABD, de Jabaquara a São Mateus, com parada em nove terminais e quatro municípios da região metropolitana paulista: São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André.

PROGRAMAÇÃO

Após a inauguração do Bus Noel nesta quinta-feira, o veículo decorado vai ficar toda sexta-feira de dezembro no Paço Municipal, levando para uma volta tanto a criançada quanto os adultos que amam o clima natalino.

Conhecer o Papai Noel Fumassa, dar uma volta e ainda receber uns docinhos, não é preciso pagar nada. A ação é totalmente gratuita. Para participar, basta chegar ao Paço após o início das atividades e aguardar em fila.

WhatsApp Image 2019-12-05 at 18.04.01.jpeg

“Quando a gente fala em Natal, a gente não quer falar em comércio. A gente está preparando uma festa para o nascimento do Menino Jesus. É como se fosse uma preparação para um aniversário”, afirmou Fumassa, externando o espírito natalino.

No sábado, 07 de dezembro de 2019, a partir das 19h, o Bus Noel também estará no Condomínio Square Garden Rua Jorge Beretta, 282 Parque Erasmo Assunção.

NATAL EM SANTO ANDRÉ

A Prefeitura de Santo André deu início à programação gratuita de Natal na cidade em 1º de dezembro com a inauguração da Vila de Natal e da árvore de luzes do Parque Celso Daniel.

Na Vila de Natal o público pode conferir a Casa do Papai Noel, que conta com todos os produtos feitos por alunos e professores do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, além do cenário para fotos e neve artificial a cada 15 minutos. A visita pode ser feita diariamente, das 19h às 22h, de forma gratuita.

A Vila, que ficará disponível até o dia 26 de dezembro, contará ainda com a Fábrica do Papai Noel, com esteira rolante, presentes cenográficos, bonecos mecatrônicos e fumaça da chaminé. No dia 8 de dezembro o Coro da Cidade apresentará repertório de músicas natalinas na Vila, às 19h.

A cidade também está com a Carreta do Papai Noel circulando, em parceria com a CVC. O caminhão traz shows e a presença do bom velhinho. Confira abaixo a programação divulgada pela Prefeitura:

Guia de Natal 2019 - Santo André_page-0006

PARANAPIACABA

Em Paranapiacaba, de 7 de dezembro a 5 de janeiro, haverá a Exposição de Natal na Casa da Família Ferroviária, com o ingresso para visitação por R$ 3. Também no dia 7 serão acesas as árvores de natal na Praça XIV Bis, no bairro Silveiras, e Praça Aníbal Guedes, no Parque Erasmo Assunção.

TEATRO

Nos dias 7 e 8 de dezembro, às 19h, o Teatro Municipal Maestro Flavio Florence apresentará gratuitamente o espetáculo “O Quebra-Nozes”, com a participação do Ballet Quartier Latin, regência do maestro Abel Rocha e adaptação coreográfica de Marisa Ballarini.

NATAL NO PAÇO

Nos dias 14 e 15 de dezembro o Paço Municipal recebe o Natal Solidário, realizado pelo Núcleo de Inovação Social e pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

O evento contará com 44 barracas de entidades sociais de Santo André que utilizarão a renda arrecada para projetos das instituições, além de quatro barracas da Economia Solidária e duas do Núcleo de Inovação Social.

O Natal Solidário terá espaço kids e diversas atrações como a banda Double You, em parceria com a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). A entrada  será 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos.

Confira a programação:

Guia de Natal 2019 - Santo André_page-0007Guia de Natal 2019 - Santo André_page-0008Guia de Natal 2019 - Santo André_page-0009

OUTRAS ATRAÇÕES

Guia de Natal 2019 - Santo André_page-0010Guia de Natal 2019 - Santo André_page-0011Guia de Natal 2019 - Santo André_page-0012

REFORÇO NA FROTA

Para facilitar o acesso dos munícipes aos centros comerciais da cidade, a Prefeitura informou que haverá serão realizadas operações especiais. A segurança será reforçada, principalmente nos comércios, com a ajuda do monitoramento por câmeras do COI (Centro de Operações Integradas).

Haverá ainda aumento no número de ônibus nos sábados de dezembro, nos principais corredores comerciais entre 8h e 22h, nas linhas TR-101, TR-103, I-05, T-12, T-15, T-23, T-27 e T-29. Além disso, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) colocará mais agentes de trânsito na região central.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta