Novo Busscar El Buss 320L propõe maior sofisticação para serviços com motor dianteiro

Publicado em: 9 de novembro de 2019

Conjunto ótico, possibilidade de encarroçamento de 13,1 m e nova parte superior frontal estão entre os destaques

ADAMO BAZANI

Entre as novidades de fabricantes de ônibus que participam do evento de fretamento da Fresp e da ANTTUR, que ocorre em Atibaia, interior de São Paulo, e que tem a cobertura do Diário do Transporte, está o Busscar El Buss 320 L.

A encarroçadora de Joinville (SC) propõe com o modelo dar maior sofisticação aos ônibus com motor dianteiro, utilizados comumente em rotas intermunicipais de pequena e média distância, fretamento eventual curto e contínuo para empresas e instituições de ensino.

Entre os diferenciais do El Buss 320L está o conjunto ótico, com led, que o distancia de seu “primo” Caio Solar (modelo da encarroçadora Caio, que tem sócios em comum na Busscar).

A “testeira”, parte superior frontal, também tem um ar mais sofisticado, com o detalhe preto (tendência de design de ônibus) se expandindo ao teto.

A configuração interna pode variar de acordo com a necessidade da empresa. O veículo apresentado tem bancos com acabamento em tecido na tonalidade azul escuro, geladeira, piso de imitação de madeira e sanitário. O chassi do modelo exibido é Volkswagen, mas o encarroçamento poderá ser feito também em Volvo, Iveco, Scania e Mercedes-Benz.

Outro destaque é que é possível encarroçamento para 13,1 metros de comprimento, longo, com possibilidade de até 13,2 metros, para chassis de motor dianteiro e de dois eixos.

Confira imagens:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Alexandre Pelegi

Comentários

  1. Maurício H Collaneri disse:

    Jeitinho de Caio. Bonito mas será que decola? Quem se habilita a vencer a incontestável estrutura da Marcopolo? 10% de mercado já será um sonho.

    1. pedrosantos disse:

      pois é a Marcopolo vem perdendo clientes pra comil em pouca escala mas isso pode aumentar muito tanto que pra garantir a venda pra gontijo a Marcopolo jogou a margem de lucro pelo ralo se continuar assim em médio prazo a Marcopolo estará em Maus lençóis, pq a concorrência vem crescendo até a combalida Mascarello lançou um novo modelo empresas antes vistas como clientes fiéis da Marcopolo renunidas paulista,Sany tour e princesa dos campos estão incorporando novos ônibus Comil e Busscar na frota e esses tendo qualidade melhor coisa que não acho difícil, os números da encarroçadora gaúcha começaram a cair…

      1. Não creio meu caro, em todo lugar aqui no ABC o rei ainda é Marcopolo…raro se ve Comil, raríssimo Irizar,,

    2. Daniel Ramos disse:

      Amigo, acredito que o objetivo mediato da Busscar não é superar a Marcopolo, mas sim fidelizar os clientes e mostrar que o carro é bom, mas se formos levar em consideração a expertise da Caio, que é líder do mercado de Urbanos e frequentemente bate a Marcopolo nesse segmento, é notório que essa administração sabe o caminho para futuramente superá-la, mas claro existe uma série de variáveis de mercado que pode interferir nos resultados de ambas as empresas, mas que é uma futura concorrente de peso, isso é, apenas ver que após o retorno da Busscar, logo a Marcopolo se mexeu para alterar o G7 com melhoria das poltronas e uma série de materiais.

  2. Marcos Roberto disse:

    Esse modelo a primeira vista tem espaço e conforto parabéns.

  3. Otto luiz simek disse:

    Amigos, mesmo com o grande mercado e beleza da Marcopolo e Busscar retornou competitiva e com belas carrocerias, tem mercado sim.

  4. CARLOS SANTOS DUARTE disse:

    Parabéns, sou motorista e trabalhei com os Hi Busscar, fiquei muito feliz que voltaram a atuar no mercado.. ótimos carros.. carrocerias lindas.. e concerteza tem potencial para o mercado.. parabéns a equipe Busscar..

  5. Maurício H Collaneri disse:

    Torcendo pela busscar e que seja competitiva. Saudades dos bons tempos em que um diplomata imponha respeito no Marcopolo Iii. Vamos torcer para que a busscar seja gigante assim como a Caio é nós urbanos. A questão agora é preço e prazo de entrega. Na vida real os empresários não são tão busologos.

  6. Toniel Augustin disse:

    Muito bonita essa carroceria, Mais como sou fã de carteirinha da Busscar é suspeito dizer!!
    Achei que pecou na simplicidade dos retrovisores, pois vai competir diretamente com Viaggio 900, ideale770, Campione 3.25, spectrum e Roma 320. E é nós detalhes que se ganha o cliente!! No mais Parabéns!!

  7. Cristiano Aparecido de Oliveira disse:

    Trabalho c um desse,não sei se a ilumicao interna (luz dos números poltrona) são tds iguais, o que trabalho ilumina mto,os passagiros pede pra desligar por ser forte demais!
    E tb esquenta as pernas demais!

  8. Rafael Ramos da Silva disse:

    Gosto muito da carroceria Busscar e fiquei feliz com o seu retorno na fabricação de ônibus. No entanto, gostaria de perguntar se a Busscar vai produzir modelos urbanos como a que eu vi na Colômbia o novo urbanuss com motores Volkswagen e Scania. Seria ótimo fabricar esse modelo no Brasil e dessa forma uma outra opção para compra de ônibus.

  9. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Bastava colocar o adesivo EL BUSS 320 L no Solar e pronto.

    O Solar é muito mais lindão.

    Att,

    Paulo Gil

  10. Eduardo cesar disse:

    A Busscar retornou com um design muito fraco, o conforto dos assentos que era o seu grande diferencial está deixando a desejar.

    A Busscar precisa evoluir em todos os aspectos para reconquistar o mercado.

Deixe uma resposta