VIPE apresenta dois novos ônibus para São Caetano do Sul, que já possui biometria facial em 100% da frota

Tecnologia foi implantada nos 48 veículos do transporte coletivo da cidade

JESSICA MARQUES

O prefeito de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, José Auricchio Júnior, realizou nesta terça-feira, 05 de novembro de 2019, uma visita na VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária do transporte público no município.

Na ocasião, o prefeito conheceu a biometria facial, presente em 100% da frota, e foram apresentados dois novos ônibus para o transporte coletivo, que chegaram à garagem recentemente. Os veículos possuem carroceria Caio Apache Vip IV e chassi Mercedes-Benz OF 1721.

Os ônibus fazem parte da renovação de frota iniciada em 2017. Com estes veículos, em dois anos, a cidade recebeu 10 novos coletivos para o transporte público, que substituem modelos de anos anteriores. Na cidade, a idade média permitida é de cinco anos.

Todos os 48 veículos da frota da VIPE contam com acessibilidade total, com itens como elevadores para cadeirantes, bancos especiais para obesos, assentos demarcados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, espaço para fixação de cadeira de rodas e para cão-guia.

Segundo informações da empresa, os ônibus possuem tecnologia Euro 5, utilizam biodiesel e Arla 32 (reagente que reduz quimicamente a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape dos veículos movidos a diesel).

BIOMETRIA FACIAL

Durante a visita, também foi apresentado ao chefe do Executivo e ao diretor da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Marcelo Ferreira de Souza, a biometria facial, nova tecnologia implantada em toda a frota de 48 ônibus.

O sistema tem como objetivo identificar fraudes na bilhetagem. Desta forma, um usuário que não tem direito ao benefício de gratuidade para idoso, por exemplo, e utiliza o cartão gratuito, é identificado pela câmera e pode ter o cartão bloqueado.

Visita Garagem Onibus Vipe - Novos Onibus - 05 novembro 2019 (58)

“É uma visita que me deixa muito satisfeito por verificar os dez novos ônibus que foram adquiridos na nossa gestão (desde 2017), em substituição aos que estavam chegando à idade média de uso (até 5 anos). Mas, a grande novidade foi a inovação tecnológica acoplada ao transporte urbano, que é a biometria facial. Algo que, com certeza, trará mais conforto, agilidade e segurança aos passageiros, fazendo com que tenhamos uma melhor capacidade de deslocamento na nossa cidade”, comentou Auricchio, em nota.

Recepcionaram o prefeito o presidente da VIPE, Fábio Eustáquio Silveira, o diretor Carlos Henrique Silveira, o administrador de TI (Tecnologia da Informação), Ricardo dos Santos Benedito, e o responsável de Tráfego, José Alaor.

“É uma alegria muito grande recebermos o prefeito Auricchio aqui para verificar in loco essa nova tecnologia que, não tenho dúvidas, será de grande valia para o usuário”, declarou Fábio Eustáquio.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Muito bom! Mas nas Linhas Metropolitanas da EMTU Área 5… SÓ USADOS E SEMI-NOVOS e outras Empresas… SÓ “PAUS VELHOS”…😆😆😆

    1. Anderson disse:

      Mas os ônibus da Tucuruvi(antiga Santa Paula) são todos novos, o problema são as empresas do Baltazar. A Transbus de São Bernardo também são excelentes.

  2. Anderson disse:

    Porque eles deixaram de usar o nome Santa Paula? E ficou Vipe nas municipais e Tucuruvi nas intermunicipais???

  3. Anderson disse:

    Eles continuam colocando os dois primeiros digitos do numero do carro o ano do carro!!! Acho muito interessante!

Deixe uma resposta