SPTrans faz diversas mudanças de linhas. Novos itinerários entram em vigor a partir deste sábado, 2 de novembro

Publicado em: 31 de outubro de 2019
ônibus de São Paulo

Ônibus de São Paulo: mais de 40 cortes de linhas neste ano. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)

Entre alterações, estão novos nomes e pontos-finais. Desta vez, seis linhas serão alteradas

ADAMO BAZANI

A SPTrans – São Paulo Transporte, empresa da prefeitura que gerencia o sistema de ônibus, informou no início da tarde desta quinta-feira, 31 de outubro de 2019, que vai fazer uma série de mudanças de linhas neste final de semana.

Seis linhas serão atingidas e as alterações consistem em novas denominações, mudanças de itinerário, novos pontos de parada, redução de intervalo entre as partidas e ampliação no atendimento, segundo a gerenciadora.

Em nota, a SPTrans voltou a afirmar que as mudanças que entram em vigor a partir deste sábado, 02 de novembro de 2019 e da segunda, 04, não têm relação com os novos contratos com as empresas de ônibus, assinados em 06 de setembro de 2019, e que são “rotina” da gerenciadora.

“Essas medidas fazem parte da rotina da empresa, que acompanha diariamente a movimentação da demanda de passageiros de transporte público de uma cidade dinâmica como São Paulo, de forma a manter o sistema atualizado e que atenda aos seus usuários.”

Entretanto, algumas alterações que têm sido realizadas recentemente são compatíveis com a nova rede proposta na licitação e nos novos contratos.

Como mostrou o Diário do Transporte, com dados da própria SPTrans, a cidade de São Paulo perdeu entre janeiro de 2013 e setembro de 2019, 519 linhas de ônibus. No mesmo período, foram criadas outras 355.

Somente neste ano, já foram mais de 40 cortes de linhas e em torno de 400 alterações de diversos tipos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/10/28/desde-2013-519-linhas-de-onibus-foram-canceladas-em-sao-paulo-e-355-foram-criadas/

Confira as mudanças a partir deste sábado, 02 de novembro de 2019.

Linha 172N/10 Shop. Center Norte – Metrô Belém terá mudança experimental de itinerário

Por um período experimental de 30 dias, a linha 172N/10 Shop. Center Norte – Metrô Belém terá seu itinerário alterado no sentido Shopping Center Norte para atender aos usuários das estações Santana e Carandiru do Metrô. Durante a mudança, recomenda-se que os usuários que embarcam nos pontos das ruas Duarte de Azevedo, 62, Voluntários da Pátria, 1.443 e 1.099,  Pe. Ildefonso, 42 e Av. Cruzeiro do Sul, 2.092, utilizem a linha 1730/10 Shop. Center Norte.

Se os resultados operacionais no período experimental forem satisfatórios, a alteração será mantida automaticamente.

 

Linha 513C/10 terá ponto final em São Mateus e intervalos menores 

A linha 513C/10 irá atender até o bairro de São Mateus, com a denominação 513C/10 Vl. Califórnia – São Mateus, e terá o ponto final na Rua Hiperion, s/nº. As mudanças irão permitir a redução dos intervalos, aumentar o número de partidas,  tanto em dias úteis quanto aos fins de semana, e levar mais confiabilidade aos moradores do bairro de São Mateus, Zona Leste.

No pico da manhã, por exemplo, passará de 39 para 62 partidas no sentido ida e de 39 para 58 no sentido volta. No domingo, haverá 45 partidas no sentido ida, 15 a mais do que atualmente. Os passageiros interessados no trecho entre São Mateus e Itaquera terão como opção a linha 513C/31 Vl. Califórnia – E. T. Itaquera.

Linha 4053/10 será CPTM Guaianazes  

Para proporcionar intervalos menores e melhorar o deslocamento dos moradores de Guaianases, Jardim São Paulo e imediações, a SPTrans muda o nome da linha 4053/10 para Guaianazes – CPTM Guaianazes.

A equipe técnica, por meio de pesquisa sobe e desce, detectou que 72% das pessoas que utilizam a linha desembarcam entre o ponto inicial e a estação CPTM Guaianases. A mudança beneficiará a maioria, uma vez que isso permitirá o aumento no número partidas e, como consequência, intervalos menores neste serviço.

Os demais usuários, que têm como interesse a estação CPTM José Bonifácio, poderão utilizar as linhas 3027/10 Shop. Aricanduva e 2770/10 CPTM José Bonifácio, para continuar o trajeto.

Linha 4114/10 Vl. Gumercindo – Term. Pq. D. Pedro II terá atendimento ampliado

A linha 4114/10 Vl.Gumercindo – Term. Pq. D. Pedro II terá alteração de itinerário e aumento em duas viagens ao longo do dia, passando a atender os passageiros da linha 4114/31 Vl. Gumercindo – Term. Pq. D. Pedro II.

Para aqueles que embarcam nos pontos da linha 4114/31 Vl. Gumercindo – Term. Pq. D. Pedro II, na Av. Aclimação e na Rua José Getúlio, haverá novas opções para embarque e desembarque. Quatro banners serão instalados, um em cada parada, indicando qual o ponto mais próximo.

MUDANÇAS A PARTIR DE 04 DE NOVEMBRO:

Linhas da Zona Sul terão ponto alterado para atender ao Hospital Dia

A pedido da população, o ponto inicial da linha 6801/51 Jd. Ibirapuera – Term. João Dias e o ponto final da 6258/31 Jd. Sta. Margarida – Jd. Ibirapuera serão alterados para a calçada do hospital na Rua Monforte da Beira – Jd. São Luís. Desta forma, pacientes e funcionários do local poderão embarcar com segurança. Além disso, alterou o horário de uma das partidas da linha 6801/51 Jd Ibirapuera – Term. João Dias para 19h15, garantindo o embarque dos profissionais, uma vez que as atividades no local se encerram às 19 horas.

A mudança na localização dos pontos visa o conforto dos usuários uma vez que os pontos antigos eram sinalizados por totens e os novos abrigos terão coberturas, bancos e estão localizados na calçada do Hospital Dia – Rede Hora Certa, com isso, os usuários do Hospital não precisam mais fazer a travessia para acessar a parada de ônibus.

Quanto a operação da linha 6801/51 Jd. Ibirapuera – Term. João Dias  houve aumento de duas partidas em cada sentido de viagem da linha. A seguir, os novos horários nos dias úteis:

– no ponto inicial (Jd. Ibirapuera), no sentido centro, a primeira partida será às 6h e a última será às 19h45 (antes era às 19h30)

– no ponto final (Term João Dias), sentido bairro, a primeira partida será às 6h25 (antes era 6h29) e a última às 20h15 (antes era às 20h).

O ponto da Rua Domênico Scarlatti, 351, será desativado e os passageiros poderão embarcar no novo ponto inicial, na Rua Monforte da Beira, s/nº (calçada do Hospital Dia – Rede Hora Certa).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Josué Rosan Lins disse:

    Triste como a SPTrans trata os usuários das linhas em SP, principalmente quem depende da linha 775p 10 JD Guarau… Enquanto diversas linhas que descem a Rebouças em direção a Vila Sônia, tem carros de 5 em 5 minutos, essa, que me serve, tem um a cada 50.minutos… Isso é inaceitavel.

  2. Anderson Silva disse:

    Nossa como esse lixo chamado de SPTrans menti na cara de pau que as mudanças de intinerario ,corte de linhas não tenha nada haver com contratos novos com as empresas que por sinal são as mesmas só trocaram os nomes, engraçado que as mudanças só acontece nos sábados menor fluxo de usuários e na segunda feira tá feita a merda

  3. PATRICIA HENRIQUE DE SOUZA disse:

    TEM QUE HAVER MUDANCA COMO TRATAR UMA PESSOA COM DÉFICIENCIA FISICA COMO EU QUE SOU .ATÉ AGORA ESPERANDO UMA ANALISE DO MEU BILHETE ÚNICO ATÉ AGORA NADA. DEI O MEU VELHO TO SEM BILHETE PRA PODER PEGAR O ÔNIBUS. SO QUERO RESPEITO MEU NOME É PATRICIA HENRIQUE DE SOUZA .NUMERO DO PROTOCO DA CARTA QUE NEGARAM Ó BILHETE 2.011.564

    1. Paulo Gil disse:

      Patrícia Henrique de Souza, bom dia.

      Não espere nad com relação as questões do BU do buzão de Sampa, nem solução muiiiiiiiiiiiiiiiiiito menos respeito.

      A fiscalizadora, a PMSP e A SMTSP, se fingem de surdos.

      Até hoje ninguém me respondeu em qual conta foi parar o meu saldo de R$ 20,00 que tinha no BU que me levaram no assalto em 2017 ou muito menos devolveram o BU.

      Nem sei que sugestão lhe dar Patrícia.

      BOA SORTE NA SUA LUTA.

      E QUE LUTA SERÁ.

      Att,

      Paulo Gil

  4. Elias da Silva Paes disse:

    Mudaram bastante linhas menos a vila Yolanda cidade Tiradentes ficamos mais de horas na fila filas inormes.

  5. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Não sei porque tanta surpresa.

    A fiscalizadora nunca soube operar o buzão de Sampa; não é com contrato novo que isso vai mudar.

    Contrato novo só serve para duas coisas mudar nome de empresa de bizão e mudar os prefixos.

    KKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Sempre foi assim.

    Ahhhhhhhhhhhhhhhh mas dessa vez teve uma piora.

    DIMINUIRAM O TAMANHO DAS LETRAS DAS PLACAS COM O NÚMERO DA LINHA.

    Brilhante, parabéns Fiscalizadora.

    Att,

    Paulo Gil

  6. Kelly Cristina Santos disse:

    A linha 5033-10 Vila Brasilina , parou de funcionar domingos e feriados , uma vergonha , será que esse povo acha que o pessoal que mora aqui na região da vila brasilina , não trabalha nesses dias ??? Não precisa de ônibus domingos e feriados ???? Lamentável !!!!

  7. Edison Arantes Nascimbeni disse:

    A SP trans deveria verificar a linha 311C ,PQ São Lucas /Bom Retiro. Os motoristas mesmo fazem mudança de trajetos para não passar na Cracolandia e deixam muitos passageiros esperando até 50 minutos. Isso entre 18 e 19:30 hs.

Deixe uma resposta