Amparo faz nova licitação do transporte coletivo

Publicado em: 18 de outubro de 2019

Foto: João Lucas Felicio

Concorrência está marcada para o início de dezembro e o Edital estará disponível a partir de 22 de outubro

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Amparo, interior de São Paulo, prepara nova licitação do transporte público coletivo urbano e rural.

A prefeitura vem tentando licitar o sistema de transportes na cidade desde 2014.

Em 2018, na última tentativa, a concorrência nº 003/2018 foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado. Foi a terceira vez em que o processo licitatório foi suspenso. A abertura dos envelopes estava marcada para 12 de junho de 2018, e acabou anulada. Relembre: Licitação dos ônibus de Amparo (SP) é suspensa pelo TCE

No aviso de licitação lançado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 18 de outubro de 2019, a prefeitura anuncia a concorrência para 09 de dezembro. O Edital estará disponível somente em CD-ROM a partir de 22 de outubro, próxima terça-feira, na sede da adinsitraçaõ municipal. Informações poder ser obtidas pelo telefone (19) 3817- 9300 – Ramais 9244 e 9344 ou pelo e-mail: licitacoes@amparo.sp.gov.br.

HISTÓRICO

Em 2010, a Prefeitura contratou uma empresa para implementar o Plano Municipal de Trânsito, concluído em setembro de 2012. No mesmo ano, foi publicada a Lei nº 3.708, que autoriza a concessão do serviço público de transporte coletivo no município de Amparo.

Em 2014, o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a licitação, que foi republicada dois anos depois com o edital atualizado. Após a publicação, foi a vez do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo pedir a suspensão do processo licitatório. O Tribunal de Justiça também apontou diversos problemas no documento.

A Prefeitura informou que os estudos realizados respondem os questionamentos tanto do Tribunal de Contas quanto do Tribunal de Justiça.

Atualmente, a empresa Mirage Transporte, com sede em Itapira (SP), opera de maneira emergencial para suprir a demanda dos serviços. O contrato inicial foi assinado por seis meses e foi renovado pelo mesmo período.

Segundo a Mirage, a média de passageiros no sistema de transporte urbano da cidade é de 4.100, onde ela atua com 30 ônibus.

A empresa foi homologada para assumir o transporte público de São Roque, no interior de São Paulo, em junho de 2018. Relembre: Mirage começa em São Roque na terça-feira, diz prefeitura

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Ismael Junior disse:

    Olha a Fênix vindo aí

  2. Rafaela disse:

    Essa empresa é um lixo e descaso tem q sair fora
    Já passou da hora

Deixe uma resposta