Terminais da EMTU recebem ações de prevenção ao câncer de mama

Publicado em: 10 de outubro de 2019

Atividades são realizadas devido ao Outubro Rosa

JESSICA MARQUES

A EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) informou, em nota, que está com uma programação para o Outubro Rosa nos terminais metropolitanos.

Nesta quinta-feira, 10 de outubro de 2019, o Programa Bem Querer Mulher (BQM) e o Centro de Integração da Cidadania (CIC) estão no Terminal Jabaquara orientando sobre o autoexame da mama e dando dicas de prevenção.

Na segunda-feira (14), o Terminal Diadema apresentará esquetes teatrais sobre a importância do autocuidado, iniciativa da Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP). Os dois eventos acontecem das 10h às 14h.

No Terminal Jabaquara, as mulheres serão convidadas para um bate-papo sobre a importância do cuidado com a saúde física e mental. A conversa também vai abordar outros assuntos, como o combate à violência contra a mulher. Serão distribuídos laços rosa, símbolo da campanha do mês de Outubro.

No Terminal Metropolitano Diadema, a FEBRAP apresentará pequenas peças que têm como tema a importância da mulher se cuidar fisicamente e psicologicamente.

Haverá distribuição de folhetos com instruções sobre como realizar o autoexame para a detecção do câncer de mama. Além disso, psicólogos da associação estarão à disposição para atender passageiros interessados em uma orientação.

CÂNCER DE MAMA

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade a incidência cresce progressivamente. Para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A iniciativa começou nos EUA, quando o país promovia ações de combate à doença em vários estados. Hoje o mundo todo segue o exemplo, dedicando os dias deste mês para o conhecimento, prevenção e tratamento do câncer de mama.

Ônibus Adesivados

Com o objetivo de reforçar as ações do Outubro Rosa, o Consórcio Bus+, da região metropolitana de Campinas (RMC), e a empresa Benfica, do Consórcio Anhanguera, da região oeste de São Paulo (RMSP), adesivaram dois ônibus na cor rosa.

O veículo rosa do Consórcio BUS+ circulará cada dia em um itinerário diferente na RMC, sempre dirigido por motoristas mulheres.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/10/04/transportes-capellini-lider-do-consorcio-bus-opera-com-onibus-rosa/

Além do Outubro Rosa, o ônibus da Viação Benfica reforçará também a campanha Novembro Azul, focada na prevenção ao câncer de próstata. O coletivo foi adesivado nas cores rosa e azul e circulará nas principais linhas da empresa nos meses de outubro e novembro.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/10/01/onibus-da-benfica-e-envelopado-com-cores-das-campanhas-outubro-rosa-e-novembro-azul/

SERVIÇO:

Evento: Programa Bem Querer Mulher e Centro de Integração da Cidadania (CIC)

Data: 10/10 (quinta-feira)

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº – Jabaquara — São Paulo

Evento: Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP)

Data: 14/10 (segunda-feira)

Local: Terminal Metropolitano Diadema

Endereço: Av. Conceição, 7.000 — Parque Mamede — Diadema/SP

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta