Aracaju homologa empresa em concorrência para implantação de mais dois corredores de ônibus, Augusto Franco e Jardins

Obras no Corredor da avenida Beira Mar. Foto: Ascom/Emurb Aracaju

Hermes Fontes e Beira Mar são os outros dois corredores de transporte coletivo previstos no Plano de Mobilidade Urbana da capital sergipana

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Aracaju, capital do estado de Sergipe, segue seu plano de contratação das obras de infraestrutura para corredores de ônibus.

Parte do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), mais dois corredores avançam em processos licitatórios. No Diário Oficial da União desta terça-feira, 08 de outubro de 2019, a Comissão Permanente de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia – CPLO da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB divulga a homologação e adjudicação da empresa Novatec Construções e Empreendimentos Ltda para executar as obras de implantação de dois corredores de ônibus, além de outras ações vinculadas.

Trata-se dos corredores Augusto Franco e Jardins, que juntamente com os corredores Beira Mar e Hermes Fontes formam as principais obras de transporte coletivo da capital.

Com a assinatura, a prefeitura de Aracaju recebeu autorização de verba de R$ 140 milhões, valor este destinado à realização de obras de infraestrutura urbana e mobilidade.

Com a adjudicação dos dois corredores, caberá à Novatec, além da execução da infraestrutura para implantação dos dois corredores, a sinalização e obras acessibilidade.

As verbas são provenientes do Pró-Transporte, e as contratações dos dois corredores ultrapassam o valor de R$ 17 milhões.

No caso do corredor Augusto Franco, o valor estimado do contrato é de R$ 9.983.254,80, com prazo de execução de 180 dias.

Já no caso do Corredor Jardins, o valor é um pouco menor, R$ 7.304.295,77, para o mesmo prazo, 180 dias.

Quanto aos demais corredores, as obras para a avenida Beira-Mar, um dos principais corredores de trânsito da capital, começaram em janeiro deste ano. Já o corredor Hermes Fontes está em fase final de licitação. Relembre: Prefeitura de Aracaju habilita duas empresas em concorrência para implantação do corredor de ônibus da Hermes Fontes

Os recursos são conveniados junto à Caixa Econômica, com a contrapartida da Prefeitura, e já estão garantidos.

De acordo com os dados da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), a cidade nordestina é a sétima entre as dez cidades brasileiras que mais priorizam o transporte público por ônibus.

HISTÓRICO: BRS EM LUGAR DE BRT

A capital Aracaju passou a reformular seu Plano de Mobilidade Urbana no início de 2017. Para assegurar a recuperação de recursos já garantidos junto à Caixa Econômica Federal, a equipe técnica da prefeitura precisou reordenar o projeto original.

Dentro desse processo a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) estava questionando o projeto de BRT (Bus Rapid Transit), idealizado pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Por orientação do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), os técnicos se debruçaram em estudar o sistema BRS (Bus Rapid Service), os já conhecidos sistemas de ônibus com circulam em faixas exclusivas.

Dentre os argumentos da prefeitura à época, o BRT não era um sistema suportável para a cidade, por conta da dimensão dos corredores viários de Aracaju.

Em novembro de 2017 a SMTT anunciou publicamente a desistência da implantação do BRT na cidade. Em seu lugar, a prefeitura optou de vez pelo sistema BRS que, apesar da modernosa sigla em inglês, foi criado originalmente no Rio de Janeiro em 2011.

A opção pelo BRS está mais de acordo com as características físicas do viário de Aracaju, segundo a SMTT. Os corredores desse sistema exigem apenas a separação da pista, com faixas exclusivas pintadas, que podem ser compartilhadas por veículos de passeio em determinados horários, nos momentos de menor movimentação. São similares às chamadas “faixas exclusivas” comuns em São Paulo, onde se permitiu de uns tempos pra cá o uso de táxis com passageiros. No Nordeste, ele existe nas cidades de São Luís, Maceió e Recife.

Apesar da implantação de um sistema de faixas exclusivas de ônibus ser bem mais simples que a implantação de um BRT, a prefeitura de Aracaju precisou na sequência obter a aprovação do Ministério das Cidades para a liberação de recursos após a conclusão do projeto.

Pela proposta gestada pela SMTT, o projeto para implantar o BRS na capital do Sergipe contemplava quatro corredores de ônibus: nas avenidas Beira Mar e Tancredo Neves, e também no Bairro Jardins, Avenida Hermes Fontes e Avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro). Somados, os corredores totalizam 38,1 km.

Além da exclusividade para a circulação do ônibus, o projeto contempla ainda a instalação de semáforos inteligentes.

Em fevereiro de 2018, após anuência do Ministério das Cidades, a prefeitura assinou e divulgou seu Plano de Mobilidade Urbana, com a inclusão dos 4 corredores.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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