Prefeitura de Aracaju habilita duas empresas em concorrência para implantação do corredor de ônibus da Hermes Fontes

Publicado em: 29 de agosto de 2019

Em 2013 o então prefeito João Alves Filho (DEM) chegou a apresentar este veículo da Marcopolo como exemplo dos articulados que rodariam no futuro corredor BRT de Aracaju. Projeto foi descartado, e novos corredores BRS foram projetados (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Corredor é um dos quatro incluídos no Plano de Mobilidade Urbana da capital sergipana

ALEXANDRE PELEGI

Parte do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) de Aracaju, a licitação do Corredor de ônibus Hermes Fontes já tem 2 empresas habilitadas na Concorrência realizada para sua implantação.

Conforme publicação no Diário Oficial de União desta quinta-feira, 29 de agosto de 2019, a Comissão Permanente de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB (Aracaju/SE) as empresas Construtora Celi Ltda e GL Empreendimentos Ltda foram habilitadas para a execução das obras de infraestrutura, sinalização e acessibilidade do Corredor Hermes Fontes na capital de Sergipe.

Outras três empresas foram inabilitadas pela Comissão por descumprirem itens do edital: Heca Comércio Construção Ltda, Torre Empreendimentos Rural e Construção Ltda, e Santa Clara Serviços Ambientais e Construção Ltda.

A implantação do Corredor inclui a construção e reforma de Terminais de Integração, a implantação de bolsões de estacionamento, abrigos e do Centro de Controle Operacional.

A licitação foi realizada no dia 20 de agosto, e tem o valor total de R$ 20.897.130,00. Os recursos são provenientes de Contrato de Financiamento do Programa Pró-Transporte.

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O Plano Municipal de Mobilidade da capital sergipana foi assinado em fevereiro de 2018, e com sua assinatura a prefeitura de Aracaju teve autorizada a verba de R$ 140 milhões, valor este destinado à realização de obras de infraestrutura urbana e mobilidade.

Entre as ações previstas, o Plano compreende o projeto de revitalização, ampliação e dinamização do tráfego em quatro grandes corredores do transporte; a reforma dos terminais de ônibus, a construção de um novo terminal e a criação de uma central semafórica inteligente. O PMU engloba ainda a instalação de novos 150 abrigos para embarque de passageiros.

Os quatro corredores de ônibus se estendem pelas avenidas Beira-Mar, Augusto Franco (Rio de Janeiro) e Hermes Fontes e pelo acesso ao Conjunto Jardins.

As obras para a avenida Beira-Mar, um dos principais corredores de trânsito da capital, começaram em janeiro deste ano. As obras dos outros 3 corredores estão em fase licitatória, e a expectativa da prefeitura é finalizar os processos ainda em 2019.

Além dos corredores, a Emurb está licitando a recuperação dos terminais de integração, como o Terminal da Atalaia, que será recuperado, e o do Bairro Industrial. Um novo terminal será construído no centro de Aracaju.

Os recursos são conveniados junto à Caixa Econômica, com a contrapartida da Prefeitura, e já estão garantidos.

HISTÓRICO: BRS EM LUGAR DE BRT

A capital Aracaju passou a reformular seu Plano de Mobilidade Urbana no início de 2017. Para assegurar a recuperação de recursos já garantidos junto à Caixa Econômica Federal, a equipe técnica da prefeitura precisou reordenar o projeto original.

Dentro desse processo a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) estava questionando o projeto de BRT (Bus Rapid Transit), idealizado pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Por orientação do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), os técnicos se debruçaram em estudar o sistema BRS (Bus Rapid Service), os já conhecidos sistemas de ônibus com circulam em faixas exclusivas.

Dentre os argumentos da prefeitura à época, o BRT não era um sistema suportável para a cidade, por conta da dimensão dos corredores viários de Aracaju.

Em novembro de 2017 a SMTT anunciou publicamente a desistência da implantação do BRT na cidade. Em seu lugar, a prefeitura optou de vez pelo sistema BRS que, apesar da modernosa sigla em inglês, foi criado originalmente no Rio de Janeiro em 2011.

A opção pelo BRS está mais de acordo com as características físicas do viário de Aracaju, segundo a SMTT. Os corredores desse sistema exigem apenas a separação da pista, com faixas exclusivas pintadas, que podem ser compartilhadas por veículos de passeio em determinados horários, nos momentos de menor movimentação. São similares às chamadas “faixas exclusivas” comuns em São Paulo, onde se permitiu de uns tempos pra cá o uso de táxis com passageiros. No Nordeste, ele existe nas cidades de São Luís, Maceió e Recife.

Apesar da implantação de um sistema de faixas exclusivas de ônibus ser bem mais simples que a implantação de um BRT, a prefeitura de Aracaju precisou na sequência obter a aprovação do Ministério das Cidades para a liberação de recursos após a conclusão do projeto.

Pela proposta gestada pela SMTT, o projeto para implantar o BRS na capital do Sergipe contemplava quatro corredores de ônibus: nas avenidas Beira Mar e Tancredo Neves, e também no Bairro Jardins, Avenida Hermes Fontes e Avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro). Somados, os corredores totalizam 38,1km.

Além da exclusividade para a circulação do ônibus, o projeto contempla ainda a instalação de semáforos inteligentes.

Em fevereiro de 2018, após anuência do Ministério das Cidades, a prefeitura assinou e divulgou seu Plano de Mobilidade Urbana, com a inclusão dos 4 corredores.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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