Prefeitura de São Paulo quer 565 km de corredores de ônibus até 2028

Publicado em: 24 de setembro de 2019

Ônibus ainda têm pouca prioridade na cidade de São Paulo. Foto: Adamo Bazani.

Meta foi apresentada pela Secretaria de Mobilidade e Transportes na Arena ANTP

ADAMO BAZANI
Colaborou Jessica Marques

A Prefeitura de São Paulo planeja para 2028 que a cidade tenha 565 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus.

A meta foi apresentada pelo analista de políticas públicas de mobilidade da Secretaria de Mobilidade e Transportes, Luan Ferraz Chaves, na Arena ANTP, evento da Associação Nacional de Transportes Públicos, que ocorre no Expo Transamérica, até o dia 26 de setembro, na zona sul de São Paulo.

Segundo Luan, a cidade tem vários desafios, entre os quais aumentar a infraestrutura para o transporte coletivo.

Atualmente, a cidade tem apenas 130 quilômetros de corredores em mais de 17 mil quilômetros de vias. A frota de ônibus é de cerca de 14 mil coletivos.

A meta, entretanto, é ousada não apenas diante da acanhada malha de corredores, como também pela situação dos cofres públicos.

Quando começou a gestão, o então prefeito de São Paulo, hoje governador, João Doria, estipulou como meta 72 quilômetros até o fim de 2020.

Contudo, o prefeito Bruno Covas teve de rever a meta para apenas 9,4 quilômetros novos e 43,4 quilômetros de reformas em faixas e corredores já existentes.

3d4ca113-4fdf-4b36-9c0b-039a11b04d7f.jpg

Luan disse ainda que, com a nova concessão, os ônibus devem ser mais tecnológicos.

Além de GPS, Wi-Fi, motores menos poluentes e ar-condicionado, os veículos devem ter contadores de passageiros nas portas, o que futuramente poderá gerar informações prévias ao passageiro sobre lotação, como ocorre com o metrô da linha 4 amarela.

5fca26fa-8d4c-4a34-9f55-e5121e29ef4e.jpg

Outro aspecto ressaltado é a redução dos poluentes pelos ônibus.

07f8512f-a5d0-43bd-88ad-c52168992044.jpg

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Jessica Marques

Comentários

  1. Jardel César Prado disse:

    A prefeitura quer 565 km de corredores de ônibus até 2028 mas cadê o corredor carrão Itaquera líder que está com as obras paradas?

  2. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 quer nada…! Tá bom ! A prioridade São os automóveis,motos, patinetes e bikes! O resto que se lasque!

  3. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    SPTrans e EMTU/RMSP … que piadas ! Cadê tmb o dinheiro pra isso??!

  4. Alfredo disse:

    Mais fácil o Papai Noel fazer transporte com as suas renas que este governo fazer corredores ,só promessas furadas e muito papo, Avenida Líder é um exemplo, Avenida Aricanduva tem faixa a direita, apagada e sempre cheia de carros particulares, CET, Sptrans e Polícia Militar do Trânsito nunca mais fizeram fiscalização, esse prefeito e o atual governador não merecem qualquer atenção por quem acreditou neles,fora PSDB, pior que o PT

  5. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Precisamos muitíssimo de Corredores BRTs e dos VLTs tmb! e de maus Linhas Locais dentro dos Bairros e entre regioes diferentes…! Sem passar pela Regiao Central ! São Paulo é JÁ a 2a. Maior Cidade da Terra com uma importantissima Regiao Metropolitana e que abriga o 3o.ou 4o. Maior Aeroporto Internacional da Terra! e está muitíssimo atrasada em tudo que se refere a Transporte Público Municipal e Metropolitano! Tudo por conta da falta de visão e da corrupção e da maldita POLITICAGEM ! Aff ! MISERICÓRDIA !

Deixe uma resposta