Menino de 10 anos cria linhas de ônibus para Santo André e é recebido pelo prefeito

Publicado em: 15 de setembro de 2019

Ao todo, Santo André conta atualmente com 48 linhas de ônibus. Foto: Adamo Bazani.

Entusiasta dos transportes, Henrique já foi convidado a visitar o CCO do Metrô de São Paulo e foi recebido pela CPTM

JESSICA MARQUES

Com apenas 10 anos de idade, Henrique Bastos Virgens criou quatro linhas de ônibus para Santo André, no ABC Paulista. As ideias chamaram a atenção do prefeito Paulo Serra, que recebeu o jovem em seu gabinete.

As linhas criadas por Henrique são: I-09 (Utinga-Ana Maria); AL-143 (Condomínio Maracanã-Term. Vila Luzita); T-32 (Jd. Ipanema-Condomínio da Av. dos Estados) e U-33 (Bom Pastor-Pq. Capuava).

Ao todo, Santo André conta atualmente com 48 linhas de ônibus, sendo 33 operadas pelo Consórcio União Santo André, por meio de concessão, e 15 operadas pela Suzantur, por meio de contrato emergencial para a região da Vila Luzita.

Confira abaixo as sugestões de itinerário criadas pelo jovem:

acf99839-0a6a-4062-aa85-566a7916c5d6.jpg

Todos os “projetos” de Henrique, como ele mesmo intitula as linhas de ônibus que cria, são guardados em pastas, junto a outras ideias relacionadas a transportes.

“Aos quatro anos ele fez uma cartinha para o então prefeito de Santo André, Aidan, para pedir mais pontos de ônibus na cidade. Com seis anos, pediu a mesma coisa para o prefeito Carlos Grana”, contou Alessandra Bastos, mãe de Henrique.

“Ele é muito inteligente. A gente é evangélico e ele começou a ler sozinho a Bíblia aos quatro anos, sem ninguém ensinar para ele, pronunciando a palavra ‘Êxodo’ sabendo que o x tinha som de z”, relembrou a mãe.

Segundo a Prefeitura, as ideias foram repassadas para a SATrans, responsável pelo gerenciamento nos transportes de Santo André, para análise.

ALTERAÇÕES EM LINHAS DE ÔNIBUS

Desde o início do ano, a Prefeitura de Santo André alterou cinco itinerários na cidade. Ao Diário do Transporte, o prefeito Paulo Serra havia afirmado que as mudanças têm como objetivo tornar as linhas mais rentáveis às empresas que estão renovando a frota.

“A gente quer fazer com que a modernização crie um sistema que seja autossuficiente, sem majoração da tarifa. Por isso que a gente está modernizando, adaptando, encurtando algumas linhas, criando novas perspectivas, novas integrações para que o sistema volte a ser rentável, autossuficiente, e que os investimentos continuem e não parem mais”, disse Serra, durante a apresentação de ônibus zero-quilômetro.

Até o momento, três empresas que operam em Santo André compraram ônibus zero: Suzantur, que opera com contrato emergencial na região da Vila Luzita; Viação Vaz e Guaianazes, que integram o Consórcio União Santo André.

Contudo, a Prefeitura realizou adequações em itinerários operados apenas pela Viação Vaz e Guaianazes.

Confira abaixo a lista de mudanças realizadas desde o início do ano:

Linhas alteradas:

B 11 Bairro Paraiso / Vila Guiomar;

B 51 Jardim Bom Pastor/ Jardim Oriental;

I 06 Jardim Bom Pastor/Estação de Utinga;

T 27 C Jardim Mirante / Shopping Atrium e

T 28 Parque Gerassi /Estação Santo André.

Mudanças feitas, segundo a Prefeitura:

  • Linha B 11 – Em 30 de julho de 2019 tornou-se serviço circular na Vila Guiomar, com isso diminuiu o tempo de ciclo da linha gerando maior confiabilidade de horários e viagens mais rápidas.
  • Linha B 51 e I 06 – Em 20 de junho de 2019 tiveram seus itinerários unificados no binário Lino Jardim / Adolfo Bastos, gerando maior confiabilidade de horários e melhor frequência.
  • Linhas T 27 C e T 28 – Em 02/09/2019 serão estendida até o Jardim Mirante, com o objetivo de melhorar o atendimento à população do Jardim Mirante e Parque Gerassi, oferecendo mais viagens, menores intervalos, maior confiabilidade com veículos maiores e mais novos.

A administração municipal informou ainda que existem outros estudos “para melhoria da rede” que estão em avaliação.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/31/apos-inicio-da-renovacao-de-frota-prefeitura-de-santo-andre-desativa-linha-operada-por-micro-onibus/

METRÔ E TREM

E não são somente os ônibus que chamam a atenção de Henrique. O menino é um entusiasta dos transportes, considerando diversos modais.

O jovem já visitou o CCO (Centro de Controle Operacional) do Metrô de São Paulo e já fez uma visita na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

No caso do Metrô de São Paulo, foram feitas duas visitas e a equipe decidiu conhecer a escola onde o menino estuda, além de falar sobre o sistema para toda a turma. Confira o registro da ocasião, feito pelo colégio:

a1461699-279b-4db7-819f-ae03bb8e7642.jpg

Para conhecer o prefeito Paulo Serra, Henrique enviou uma cartinha pedindo para poder apresentar as sugestões de linhas de ônibus para a cidade.

Além disso, o jovem afirmou que sempre quis Metrô no ABC Paulista, mas mostrou-se antenado com as novidades das linhas 18-Bronze de BRT (Bus Rapid Transit) e 20-Rosa do Metrô.

a81948b9-7715-402b-9e62-2441b1589f25.jpg

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, as obras do BRT do ABC começam no primeiro semestre de 2020.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/09/12/entrevistas-brt-do-abc-nao-tera-interferencia-do-transito-diz-baldy-obras-comecam-no-1o-semestre-de-2020/

Por sua vez, a Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo vai partir do ABC. O traçado terá início no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo,  com destino à Lapa na Zona Oeste de São Paulo. A promessa do Governo do Estado é que a linha fique pronta em quatro anos.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/03/joao-doria-anuncia-linha-18-bronze-do-abc/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Alessandra Bastos Pereira disse:

    Amei sua matéria Jéssica, obrigada…

  2. Yasmin disse:

    Tão doce.
    Lembrei dos meus projetos no my maps de criar linhas de ônibus pra Santo André e nunca tive coragem de divulgar.
    Admiro pacas esse garoto com tão futuro promissor. 💞

  3. Jair disse:

    Vários de nós também tivemos e temos paixão pelo transporte de passageiros, mas coragem externa-los sempre falta
    Parabéns aos pais que permitem e auxiliam e incentivam a criatividade de seus filhos
    Parabéns ao diário por mostrar essa criatividade nata

  4. Miriam de Fatima Moz de Moura disse:

    Espeto que a linha B47 tenha algumas mudanças, não digo de itinerário, mas de motoristas mais educados e troca de veículos, sendo que os atuais esta tidos sucateados.

  5. Felipe disse:

    Atenciosa essa SAtrans. Manda um e-mail pra SPtrans da Jestão Dória e o estagiário te chama de pão com mortadela e te mandar ir pra Curitiba entregar chocolate ao LILS kkkkkkkkkk

  6. Rodrigo Zika! disse:

    A incompetência e tanta que uma criança têm ideias melhores que muito dito profissional, piada e mérito pro menino parabéns.

  7. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    CHAMA ELE PRA DESBANCAR OS BUROCRATAS DA SPTrans!!! ❤❤❤👍👍👍👍😎

  8. Roseli Santana de Souza disse:

    Arrasou Henrique!!!

  9. Katia Regina De Sousa Dantas disse:

    Porq no terminal vila luzita nao tem ônibus para sao bernado da campo e Mauá?

    1. oi é preciso de autorização da ABC da Beatriz, para rodar na mesma via que ela.Como na Vianas, e para Mauá no caso, é com a EAOSA do Baltazar,,,senão eles tem prejuizos…

    2. E eu aqui na espera que o prefeito PAULO SERRA ao menos me ouça sobre projeto contra enchente na estação….suma importancia para a cidade que envolve a CPTM, o DAEE e a EMTU…..

  10. paulo disse:

    cuidado com os bichos papão Ronan e Baltazar kkkkkkk

  11. verani rodrigues disse:

    E Dom de Deus PARABÉNS

  12. Eadric disse:

    O rapaz está de parabéns, mas é alarmante o fato de que um garoto de 11 anos fez um trabalho melhor que profissionais remunerados com nossos impostos não fizeram.

  13. JOAO BATISTA PINA disse:

    Este menino está de parabéns.Que tal as autoridades investirem mais nestes jovens inteligentes,dando mais educação de qualidade,os quais serão os futuros dirigentes desta nação.

  14. Édipo Braga disse:

    Parabéns nosso querido aluno. A Cidade El Shadai está orgulhoso de você!!!

  15. Rosangela Bastos Manzano disse:

    Parabéns ao Henrique, uma criança de 10 anos 👏👏e tb a sua mãe Alessandra
    Incrível e admirável a iniciativa dele….
    Este menino vai longe , um futuro brilhante
    Reportagem merece uma capa inteira
    👏👏👏👏

  16. Rosangela Bastos Manzano Manzano disse:

    Parabéns ao Henrique, uma criança de 10 anos, Show!!!!
    Incrível e admirável a iniciativa dele,com certeza esta criança terá um futuro brilhante…
    Parabéns a Alessandra , mãe da criança .
    DEUS abençoe.

  17. luis hernandes Manzano disse:

    Parabéns Henrique.
    Vivemos em tempos onde mobilidade urbana nas grandes metrópoles é um caos.Frota de carro gigantesca, ruas a avenidas ultrapassadas,Precisamos cada vez mais de transporte para massas com qualidade e preço justo.
    Que Deus abençoe a todos!

  18. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Parabéns Henrique Bastos Virgens!

    Continue sempre assim, mas vou lhe dar uma sugestão.

    Use suas ideias para você mesmo, para você ganhar dinheiro com a sua inteligência.

    Toda ideia tem valor comercial, não dê ideias, venda,

    Há 19 anos atras na gestão da prefeita Marta Suplicy eu sugeri que fosse feito um corredor de buzão na Avenida dos Bandeirantes aqui em São Paulo e até hoje nada fizeram.

    Siga seu coração e seus sonhos, mas use a sua inteligência a seu favor, assim será até mais fácil você ajudar o próximo.

    O sistema é Jurássico e não tem interesse em acompanhar novas ideias.

    Abçs,

    Paulo Gil

    .

Deixe uma resposta