Após início de renovação de frota, Prefeitura de Santo André desativa linha operada por micro-ônibus

Demanda de passageiros será atendida pela linha T 28, que terá itinerário estendido. Foto: Prefeitura de Santo André.

T27-C, que circula no Jardim Mirante, terá atendimento cancelado a partir desta segunda-feira

JESSICA MARQUES

Após o início da renovação de frota no transporte coletivo de Santo André, no ABC Paulista, a Prefeitura informou que vai desativar uma linha operada por micro-ônibus na cidade.

O itinerário T 27-C (Jardim Mirante / Shopping Atrium) terá o atendimento suspenso a partir desta segunda-feira, 02 de setembro de 2019.

A linha T 28 (Parque Gerassi / Estação Santo André), por sua vez, será estendida até o bairro, conforme informações da empresa que opera o trajeto, Viação Guaianazes, integrante do Consórcio União Santo André.

Confira abaixo o informe aos passageiros que utilizam a linha:

WhatsApp Image 2019-08-30 at 19.06.49

Segundo a Prefeitura, a mudança trará benefícios aos passageiros, que terão mais partidas na linha T-28.

“Considerando a atual renovação da frota, com a entrega de ônibus com maior capacidade de passageiros e mais confortáveis, os micro-ônibus da Viação Guaianazes serão desativados. A mudança vai unificar as duas linhas, permitindo aumentar e otimizar o número de viagens diariamente, que vão saltar de 21 para 43 em cada sentido”, informou a administração municipal, em nota.

A linha T 27 C havia sido criada em 2016, com o seguinte itinerário: sentido Centro, na Rua Angra dos Reis, Rua Marumbi, Rua Tijuca, Avenida Valentim Magalhães, Avenida Pedro Américo, Avenida Giovanni Batista Pirelli – Shopping Atrium (Poupatempo). No retorno ao Jardim Mirante, sai do Atrium, Avenida Giovanni Batista Pirelli, Avenida Capuava, Avenida Guaianazes, Avenida Pedro Américo, Avenida Valentim Magalhães, Rua Angra dos Reis, Rua Marumbi e Rua Tijuca.

Apesar da alteração, a linha T 27 – Condomínio Maracanã/Estação de Santo André, que possui nomenclatura semelhante, não será alterada.

PREFEITURA ALTERA CINCO ITINERÁRIOS

Desde o início do ano, a Prefeitura de Santo André alterou cinco itinerários na cidade. Ao Diário do Transporte, o prefeito Paulo Serra havia afirmado que as mudanças têm como objetivo tornar as linhas mais rentáveis às empresas que estão renovando a frota.

“A gente quer fazer com que a modernização crie um sistema que seja autossuficiente, sem majoração da tarifa. Por isso que a gente está modernizando, adaptando, encurtando algumas linhas, criando novas perspectivas, novas integrações para que o sistema volte a ser rentável, autossuficiente, e que os investimentos continuem e não parem mais”, disse Serra, durante a apresentação de ônibus zero-quilômetro.

Até o momento, três empresas que operam em Santo André compraram ônibus zero: Suzantur, que opera com contrato emergencial na região da Vila Luzita; Viação Vaz e Guaianazes, que integram o Consórcio União Santo André.

Contudo, a Prefeitura realizou adequações em itinerários operados apenas pela Viação Vaz e Guaianazes.

Confira abaixo a lista de mudanças realizadas desde o início do ano:

Linhas alteradas:

B 11 Bairro Paraiso / Vila Guiomar;

B 51 Jardim Bom Pastor/ Jardim Oriental;

I 06 Jardim Bom Pastor/Estação de Utinga;

T 27 C Jardim Mirante / Shopping Atrium e

T 28 Parque Gerassi /Estação Santo André.

Mudanças feitas, segundo a Prefeitura:

  • Linha B 11 – A partir de 30 de julho de 2019 tornou-se serviço circular na Vila Guiomar, com isso diminuiu o tempo de ciclo da linha gerando maior confiabilidade de horários e viagens mais rápidas.
  • Linha B 51 e I 06 – A partir de 20 de junho de 2019 tiveram seus itinerários unificados no binário Lino Jardim / Adolfo Bastos, gerando maior confiabilidade de horários e melhor frequência.
  • Linhas T 27 C e T28 – A partir de 02/09/2019 serão estendida até o Jardim Mirante, com o objetivo de melhorar o atendimento à população do Jardim Mirante e Parque Gerassi, oferecendo mais viagens, menores intervalos, maior confiabilidade com veículos maiores e mais novos.

A administração municipal informou ainda que existem outros estudos “para melhoria da rede” que estão em avaliação.

RENOVAÇÃO DA FROTA

A Viação Guaianazes comprou 30 ônibus zero-quilômetro para a renovação da frota de Santo André. Todos os veículos possuem carroceria Caio Apache Vip IV e chassi Mercedes-Benz OF 1721, que é de motor dianteiro.

A Viação Vaz comprou cinco ônibus novos, com carroceria Neobus New Mega, com chassi Mercedes-Benz, OF 1721. Os veículos terão três portas e disponibilidade de 38 lugares, com acessibilidade.

A empresa também comprou três ônibus ano 2014, com possuem carroceria Marcopolo Torino com chassis Mercedes-Benz OF 1721, que vieram de Brasília. Os modelos foram adquiridos para substituírem ônibus do ano de 2007.

Contudo, a única empresa de Santo André até o momento que trouxe ônibus com ar-condicionado para a renovação de frota iniciada neste ano foi a Suzantur, que opera na região da Vila Luzita.

Os novos articulados são do modelo Marcopolo Viale BRT, Volvo B340M, ambos zero-quilômetro. Os veículos substituem duas unidades dos articulados mais antigos, ano 2006/2007, modelo Mercedes-Benz O 500 M – Busscar Urbanuss.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Yasmin lorenzoni disse:

    Trist, diversos benefícios pro bairro Jardim do mirante, mas para o povo do gerassi, piorou tudo.

    Começando que esse jardim do mirante nem pra estar ali, era, mas d’boas. 👍

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    É um erro eliminar os buzinhos quem qualquer sistema de buzão do Barsil, independentemente do tamanho e do número de habitantes.

    Os buzinhos são ágeis e essenciais na formação de qualquer rede de transporte do Barsil.

    Só não enxerga que não quer.

    Mas…

    Att,

    Paulo Gil

    1. Paulo aqui é bom para morros como no Suiça, Borda, e Cruzado(na Loreto)…e no Jd Irene

    2. Larissa Fernades da Luz Marchezani disse:

      Quero compartilhar a experiência de espera da linha T28 com ônibus maior em seu novo ponto de partida: péssima!
      Há obras da nova creche na rua Angra dos Reis e obviamente, caminhões entrando e saindo, além de não haver estacionamento na creche já em funcionamento e os funcionários deixam os carros na rua. Resumo: o novo formato de ônibus não passa!
      Tiveram que procurar o motorista do caminhão para tirá-lo e o ônibus poder seguir, o que resultou em atraso.
      Não foi planejada, nem anunciado essa troca. A própria AESA não estava ciente.

  3. Olá amigos, eu que uso B-11 do Sesc para Vila Linda e vice-versa), é uma das piores,,,em média (entre 12 e 15 horas), são 40 minutos de espera no Sesc, e quando vem um, marco o numero, é o mesmo que volta,,,ha carros de menos nessa linha….(quando menso se espera é um na cola do outro

  4. Larissa disse:

    Qual será a nova rota (ruas e pontos de paradas) da linha T28?

  5. Ronilson Narcizo disse:

    Senhor prefeito o senhor também tinha que ver a linha I08 os atrasos são continus até 45 minutos na espera. Obrigado.

  6. CbrSilva disse:

    O transporte de Santo André está parado na década de 90, sem qualquer inovação ou melhoria.

    1. Paulo disse:

      Agora vem com ônibus duas portas retrocesso total pois a tercrira porta é nada mais que um elevador que será usado nos fretados adaptado para ônibus urbano piada esse concorcio

  7. Paulo disse:

    Padrão nova frota de Santo André Ônibus motor dianteiro , sem ar condicionado , duas portas e piso alto ( elevador para cadeirantes Usados em modelos rodoviários) ou seja terceira porta inútil
    Padrão mundial de onibus acessíveis: motor traseiro , ar condicionado , três portas , piso baixo , elevador ou rampa para cadeirantes as três portas ultilizadas
    Santo André é uma piada refém desses mafiosos que fazem o que querem p
    Prefeitura nao tem poder de regulamenta nada retrocesso ônibus de duas portas

  8. Ines Regiane Raineri disse:

    AMEI ESSA MUDANÇA DA LINHA DO T28 POIS MORO NA RUA ODORICO E O T28 AGORA ESTA PASSANDO EM FRENTE A MINHA CASA. SAIO PRA TRABALHAR E ESPERO O ONIBUS NO MEU PORTÃO E QUANDO VOLTO A NOITE DESÇO EM FRENTE AO MEU PORTÃO .PARABENS!!

  9. Virgilio Vieira disse:

    Qual a alteração de itinerario da i06 e B51?

Deixe uma resposta