Prefeitura de Aracaju contrata obras de complementação do corredor Beira-Mar

Publicado em: 11 de setembro de 2019

Foto: Ana Lícia Menezes (Prefeitura de Aracaju)

Parte do Plano de Mobilidade Urbana da capital sergipana, obras do corredor de ônibus começaram em janeiro deste ano

ALEXANDRE PELEGI

As obras de requalificação do Corredor de ônibus da avenida Beira-Mar, um dos principais corredores de trânsito de Aracaju, Sergipe, começaram em janeiro deste ano. Parte do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) da capital sergipana, o contrato para as obras de complementação do corretor foi assinado pela prefeitura com a Novatec-Construções e Empreendimentos Ltda, no valor de R$ 8.271.148,95.

O Extrato do Contrato foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 11 de setembro de 2019, com prazo de execução de 202 dias e com objetivo de realizar obras de infraestrutura, sinalização e acessibilidade do Corredor Beira Mar.

Os recursos são provenientes do Programa Pró – Transporte, contratados com a Caixa Econômica Federal.

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Como divulgou o Diário do Transporte, em 29 de agosto deste ano a prefeitura da capital sergipana, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – EMURB, habilitou as empresas Construtora Celi Ltda e GL Empreendimentos Ltda para a execução das obras de infraestrutura, sinalização e acessibilidade do Corredor Hermes Fontes na capital de Sergipe. Relembre: Prefeitura de Aracaju habilita duas empresas em concorrência para implantação do corredor de ônibus da Hermes Fontes

O Corredor Hermes Fontes é um dos quatro corredores de ônibus que integram o Plano Municipal de Mobilidade de Aracaju, assinado em fevereiro de 2018. Além dele constam ainda o da avenida Beira-Mar, em fase adiantada de execução, e os corredores Augusto Franco (Rio de Janeiro) e Hermes Fontes e pelo acesso ao Conjunto Jardins.

Entre as ações previstas pelo PMU está o projeto de revitalização, ampliação e dinamização do tráfego nesses quatro grandes corredores do transporte; a reforma dos terminais de ônibus, a construção de um novo terminal e a criação de uma central semafórica inteligente. O PMU engloba ainda a instalação de novos 150 abrigos para embarque de passageiros.

As obras para a avenida Beira-Mar, um dos principais corredores de trânsito da capital, começaram em janeiro deste ano. As obras dos outros 3 corredores estão em fase licitatória, e a expectativa da prefeitura é finalizar os processos ainda em 2019.

Além dos corredores, a Emurb está licitando a recuperação dos terminais de integração, como o Terminal da Atalaia, que será recuperado, e o do Bairro Industrial. Um novo terminal será construído no centro de Aracaju.

Os recursos são conveniados junto à Caixa Econômica, com a contrapartida da Prefeitura, e já estão garantidos.

HISTÓRICO: BRS EM LUGAR DE BRT

A capital Aracaju passou a reformular seu Plano de Mobilidade Urbana no início de 2017. Para assegurar a recuperação de recursos já garantidos junto à Caixa Econômica Federal, a equipe técnica da prefeitura precisou reordenar o projeto original.

Dentro desse processo a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) estava questionando o projeto de BRT (Bus Rapid Transit), idealizado pelo ex-prefeito João Alves Filho (DEM). Por orientação do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), os técnicos se debruçaram em estudar o sistema BRS (Bus Rapid Service), os já conhecidos sistemas de ônibus com circulam em faixas exclusivas.

Dentre os argumentos da prefeitura à época, o BRT não era um sistema suportável para a cidade, por conta da dimensão dos corredores viários de Aracaju.

Em novembro de 2017 a SMTT anunciou publicamente a desistência da implantação do BRT na cidade. Em seu lugar, a prefeitura optou de vez pelo sistema BRS que, apesar da modernosa sigla em inglês, foi criado originalmente no Rio de Janeiro em 2011.

A opção pelo BRS está mais de acordo com as características físicas do viário de Aracaju, segundo a SMTT. Os corredores desse sistema exigem apenas a separação da pista, com faixas exclusivas pintadas, que podem ser compartilhadas por veículos de passeio em determinados horários, nos momentos de menor movimentação. São similares às chamadas “faixas exclusivas” comuns em São Paulo, onde se permitiu de uns tempos pra cá o uso de táxis com passageiros. No Nordeste, ele existe nas cidades de São Luís, Maceió e Recife.

Apesar da implantação de um sistema de faixas exclusivas de ônibus ser bem mais simples que a implantação de um BRT, a prefeitura de Aracaju precisou na sequência obter a aprovação do Ministério das Cidades para a liberação de recursos após a conclusão do projeto.

Pela proposta gestada pela SMTT, o projeto para implantar o BRS na capital do Sergipe contemplava quatro corredores de ônibus: nas avenidas Beira Mar e Tancredo Neves, e também no Bairro Jardins, Avenida Hermes Fontes e Avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro). Somados, os corredores totalizam 38,1km.

Além da exclusividade para a circulação do ônibus, o projeto contempla ainda a instalação de semáforos inteligentes.

Em fevereiro de 2018, após anuência do Ministério das Cidades, a prefeitura assinou e divulgou seu Plano de Mobilidade Urbana, com a inclusão dos 4 corredores.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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