Prefeitura de Salvador apresenta 70 ônibus com ar-condicionado e modelos de BRT e elétrico

Testes serão realizados para definir melhor forma de operação e modelo mais compatível antes da compra. Foto: Prefeitura de Salvador

Gestão ainda vai mostrar mapas que serão instalados em 300 pontos

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Salvador informou na manhã desta segunda-feira, 02 de setembro de 2019, que nesta terça, 03, apresenta mais 70 ônibus com ar-condicionado, comprados pelas empresas que prestam serviço na cidade.

A estimativa é que os veículos passem a circular em seis linhas municipais.

A apresentação está programa para ser realizada às 9h30, no estacionamento ao lado do novo Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio.

Com os novos coletivos, chega a 195 o número de ônibus com ar-condicionado. A gestão ACM Neto prometeu que até o final do ano, as empresas completarão os 250 ônibus com refrigeração anunciados.

Como mostrou o Diário do Transporte, as viações começaram a colocar os ônibus refrigerados em circulação após o prefeito promulgara lei que concede isenção do ISS às empresas de transporte.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/08/30/prefeito-de-salvador-sanciona-lei-de-isencao-do-iss-para-transporte-coletivo/

A prefeitura ainda anunciou que apresenta nesta terça-feira 300 mapas que serão instalados em pontos da capital baiana, um ônibus elétrico em fase de testes e um modelo de ônibus articulado do BRT, que começa a ser testado em Salvador.

Também como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura de Salvador adiou para o dia 9 de outubro a data de entrega das propostas na concorrência que vai definir a empresa ou consórcio que irá executar as obras do segundo trecho do BRT.

A segunda etapa terá sete quilômetros de extensão, contemplando a construção de seis estações, sendo quatro na Avenida Vasco da Gama e outras duas na Avenida Juracy Magalhães Júnior, entre a Estação da Lapa e o Parque da Cidade.

Além disso, estão previstos seis quilômetros de ciclovia ao longo do trajeto, mais três elevados, sendo um na Rótula dos Barris, (fazendo a ligação com a Estação da Lapa), outro na Avenida Garibaldi (ligação com a Avenida Lucaia) e o terceiro nas imediações do Vale das Pedrinhas.

A parada na Estação da Lapa será adaptada para o BRT na estação superior do terminal, e também integrará com o metrô e as linhas de ônibus convencionais, segundo a Prefeitura.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/08/23/prefeitura-de-salvador-prorroga-para-9-de-outubro-data-da-concorrencia-das-obras-do-segundo-trecho-do-brt/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Rodrigo Zika! disse:

    Só pela iniciativa esta mil anos a frente de SP que se diz a capital mais rica do país, vergonha, mais senti falta de uma foto do ônibus elétrico.

    1. RF20 disse:

      Em São Paulo entregam isso em uma semana, fora que entram em circulação ônibus 0Km, não usados do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta