Troca do Riocard Mais será realizada até 31 de outubro

Publicado em: 26 de agosto de 2019

Com novo design, o cartão possui apenas três modelos, cada um com uma cor predominante. Foto: Divulgação.

Validadores dos ônibus serão preparados para ler apenas os cartões novos

JESSICA MARQUES

A troca gratuita de cartões do tipo Expresso para Riocard Mais, para o transporte público do Rio de Janeiro, será realizada por pouco mais de dois meses. As 170 equipes de atendimento estão em 56 pontos e se preparam para o encerramento, que acontecerá em 31 de outubro de 2019.

A primeira atualização acontecerá nas Barcas, onde o antigo cartão será aceito somente até o dia 11 de setembro. Em seguida, de forma gradativa, a mesma ação ocorrerá na SuperVia (18 de setembro), no BRT (9 de outubro), no MetrôRio (16 de outubro) e em ônibus, vans legalizadas e VLT (23 de outubro).

Após três meses, já foram substituídos 60% dos cartões, segundo informações da Riocard. A empresa orienta que os clientes não devem deixar para última hora e podem aproveitar a estrutura montada em todos os meios de transporte.

Os validadores dos ônibus serão preparados para ler apenas os cartões novos, portanto, quem não fizer a troca terá problemas para embarcar.

A Riocard Mais informou que vai estimular as trocas em cada meio de transporte e reforçará as equipes de atendimento, “pois é necessário começar a atualização dos validadores, em etapas, para unificação do novo cartão no sistema de bilhetagem”.

Além disso, a partir de setembro, poderá ser feita a utilização de cartão de crédito como forma de pagamento no aplicativo Riocard Mais e a validação da recarga adquirida pelo aplicativo usando o próprio celular. Os recursos foram dois dos pedidos de clientes na pesquisa de satisfação que antecedeu o lançamento do cartão Riocard Mais. 

“Entramos na reta final da fase de trocas e temos a missão de substituir 40% dos cartões ainda. Continuamos com equipes em todos meios de transporte e vamos estimular a substituição dos cartões, uma vez que precisamos avançar com novas etapas do Riocard Mais. Estão previstos dois novos benefícios aos clientes: as compras com cartão de crédito no aplicativo Riocard Mais e a validação da recarga adquirida com o próprio celular”, disse, em nota, a gerente de Marketing e Produto da Riocard Mais, Melissa Sartori.

Outra novidade é o aplicativo Riocard Mais, no qual é possível fazer a gestão de todas as transações feitas com o cartão, por meio da consulta de saldo e extrato, bem como realizar a recarga de créditos e buscar a localização de pontos de atendimento e de venda mais próximos.

TROCAS

As trocas acontecem sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e o mapa completo dos pontos de troca pode ser consultado através do site mapa.riocardmais.com.br.

Cada cliente pode efetuar a troca de até cinco cartões. Ao migrar para o Riocard Mais, o passageiro mantém o crédito do antigo cartão e os benefícios tarifários atrelados a ele, como o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), além de ser inserido em um clube de vantagens, que concede descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras (drogarias e universidades, por exemplo).

COMO FUNCIONA

Para realizar a mudança, o cliente precisa apresentar o cartão antigo do tipo Expresso em um dos postos de troca exclusivos. No ato, todas as informações, como saldo, recargas, benefícios tarifários, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação. Vale lembrar que os cartões Expressos antigos funcionarão normalmente até 31 de outubro.

PRÓXIMA ETAPA DE TROCA

Em novembro, será a vez da substituição dos cartões Vale-Transporte. A troca é mais simples e o relacionamento é empresa x empresa. A data de início será anunciada em breve.

REDE

Os cartões Riocard Mais são aceitos em todos os meios de transporte (ônibus, BRT, VLT, metrô, trem, barcas e vans legalizadas), podem ser atrelados a benefícios tarifários como o Bilhete Único Intermunicipal e utilizados em 43 municípios do Estado do Rio.

Com novo design, o cartão possui apenas três modelos, cada um com uma cor predominante: Expresso (rosa), Vale-Transporte (amarela) e Empresarial (azul).

NOVOS CARTÕES

Os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) já estão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo.

Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais; o Vale-Transporte apenas na seção “Para Empresas” do site www.cartaoriocardmais.com.br; e o Empresarial somente na loja online).

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta