Gestão Doria confirma que edital de concessão das linhas 8 e 9 da CPTM será publicado no primeiro trimestre de 2020

Uma das possibilidades é de concessão por 30 anos e contrapartida de R$ 11,5 bilhões. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte) - Clique para ampliar

Linhas são apontadas como as mais lucrativas do sistema de trens metropolitanos. Juntas, transportam 1 milhão de passageiros por dia, quase 1/3 da demanda de todas as sete linhas da rede de trens

ADAMO BAZANI

Colaborou Alexandre Pelegi

A gestão João Doria confirmou que até o final do primeiro trimestre do ano que vem vai lançar os editais para a concessão à iniciativa privada das linhas 8 Diamante (Júlio Prestes / Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco Grajaú, com extensão prevista à Varginha, no extremo sul da capital paulista) da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

O cronograma de concessão destas ligações foi apresentado na reunião do CDPED Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização e do CGPP – Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, que ocorreu em 13 de agosto de 2019.

A ata foi publicada neste sábado, 24 de agosto.

O Secretário Executivo de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, disse, segundo a ata oficial, que ainda neste mês, o governo do Estado vai terminar a contratação da IFC –  International Finance Corporation para validar e fazer a avaliação final da modelagem de concessão.

A IFC é uma instituição global que oferece serviços de investimento, consultoria e administração de ativos para incentivar desenvolvimento do setor privado em países menos desenvolvidos. A IFC é membro do Grupo do Banco Mundial e está sediado em Washington, nos Estados Unidos.

Segundo ainda Galli, as previsões de concessão das linhas 8 e 9 são as seguintes: audiência pública da concessão em novembro de 2019, divulgação das minutas dos procedimentos de licitação em dezembro de 2019 e publicação do edital no final do primeiro trimestre de 2020.

Como mostrou o Diário do Transporte no dia 20 de agosto de 2019, a CPTM publicou nesta semana o extrato de contrato com a empresa Marca Planejamento Técnico e Corretagem de Seguros Ltda  para fazer  consultoria e avaliar as cláusulas do edital de concessão relativas aos seguros necessários para delegação da prestação de serviços públicos de transporte sobre trilhos das linhas 8- Diamante (Júlio Prestes / Amador Bueno) e 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú, com extensão prevista para Varginha, no extremo sul da capital).

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/08/20/cptm-assina-contrato-com-empresa-de-seguros-para-avaliar-clausulas-em-edital-para-concessao-das-linhas-8-e-9/

Em reunião com portais de mobilidade, entre os quais o Diário do Transporte, o presidente da CPTM, Pedro Moro, já havia dito no dia 20 de julho que a audiência pública de concessão das linhas 8 e 9 poderia ocorrer nos próximos meses. Moro ainda disse que uma das possibilidades é a abertura de um PDV – Programa de Demissão Voluntária de ferroviários e técnicos que atuam nestas duas ligações.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/07/30/concessao-das-linhas-8-e-9-tera-audiencia-publica-nos-proximos-meses-diz-presidente-da-cptm/

A linha 8-Diamante (Júlio Prestes / Amador Bueno) tem uma demanda aproximada de 480 mil passageiros por dia e uma estimativa de registar nos próximos anos um crescimento para 530 mil passageiros diários. A extensão da linha é de 41,6 km.

Já a linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú, com extensão prevista para Varginha, no extremo sul da capital) tem 36 km, contando o trecho até Varginha. A demanda atual é próxima de 575 mil passageiros por dia útil, mas a estimativa é que cresça para 611 mil passageiros.

Ambas são consideradas as mais lucrativas da CPTM.

Um dos cenários estudados pelo Governo do Estado é que a concessão seja de 30 anos, com contraprestação máxima de R$ 397 milhões por ano da concessionária e de R$ 11,5 bilhões ao longo de todo este período.

A concessionária, ainda de acordo com a perspectiva inicial do Estado, deverá ainda ter de investir R$ 3 bilhões em via permanente (renovação dos trilhos), acessibilidade de estações, pátio de manutenção, construção de passarelas, em sistemas de drenagem, construção e reforma de muros, modernização dos sistemas de controles de trens e de energia e implantação de novos equipamentos de manutenção.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    É com muita tristeza que leio esta matéria.

    Depois que a CPTM melhorou (apesar do vão e a altura entre o trem e a plataforma continuarem os mesmos há mais de 50 anos); vão privatizar o FILET.

    Privatizem a NATIMORTA Linha 13 JADE, essa eu quero ver privatizar.

    Vender FILET MIGNON é fácil, quero ver é vender carne de segunda.

    Façam a EMTOSA, os 2 Aerotrens e a linha laranja funcionar, isso sim.

    Nestas questões é que se tem de trabalhar, agora entregar o FILET é demais.

    Lembrem o FILET tem dono O CONTRIBUINTE.

    Façam uma PPP para fazer os trilhos SANTOS – RIBEIRÃO PRETO, isso sim.

    PENSEM GRANDE E NÃO PEQUENO.

    O que o EGO não faz…

    Att,

    Paulo Gil

    1. William de Jesus disse:

      Paulo Gil, se essa concessão fizer com que as linhas 8 e 9 tenham uma operação melhor que a de hoje (que na minha opinião são patéticas), será mais do que bem vindo. A Linha 5 só não está 100% ainda porque a CCR teima em achar que 26 trens são conta. Precisa de pelo menos mais 10 ou 15 composições, aí sim vai ser um trem a cada minuto. Não da pra entender como linhas com tais demandas tem intervalos tão grandes e operações tão ineficazes

      Veja o que a CPTM fez com a linha 10. O que custava trazer trens mais novos, ou ao menos locar os da série 8000 para lá. Aí colocam trens de mais de 10 aos de uso e vibram como se fosse uma vitória..

      1. Paulo Gil disse:

        William de Jesus, boa tarde.

        Como vai tudo bem? Bom ler você de novo por aqui.

        Concordo com você; mas no caso da CPTM a malha e os quipos de linha são velhos, carecem de muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos investimentos e, na minha opinião, a iniciativa privada não vai investir tanto; pois não haverá lucro.

        Pode até assinar o contrato; mas depois de um tempo de operação vai pular fora.

        Quanto a linha lilas, eu tenho minhas dúvidas, pois já devia estar funcionando a contento faz tempo; mas pra mim tem coelho nesse mato.

        O problema das PPP é o segundo “P” (PÚBLICO); infelizmente no Barsil o poder público é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito Jurássico e onde ele coloca a mão IMPACA.

        Mas como quem tem o poder da caneta faz o que quer e não faz o que é tecnicamente e economicamente correto, vamos aguardar a reprise da novela, a qual muiiiiiiiiiitos de nós já assistiu.

        “FEPASA O RETORNO”

        Abçs,

        Paulo Gil

      2. Alex disse:

        A linha amarela também é administra pela CCR, ela está em construção há mais de dez anos e não fica pronta. Além disso, a 4 é a que mais tem tempo entre os trens, quase 3 minutos, mas tem tecnologia para 90 segundos, a CCR não coloca mais trens para não gastar mais e o resultado é uma superlotação nos horários de pico.

        O problema é vender as duas linhas que dão lucro, a CPTM é deficitária e essas duas linhas subsidiam as outras cinco. O estado vai dar o lucro para as empresas e vai aumentar o subsídio para manter as outras.

    2. Alex disse:

      PPP significa que o setor público paga e o setor privado gerencia e obtém lucro. Não há uma discussão entre setor público e privado sobre o que será feito. A CCR também administra a linha amarela e ainda não ficou pronta, a linha está a mais de dez anos em construção e nada. Olhe que o governo paga por fase concluída, o dinheiro já tem.

      A linha amarela é a que tem o maior tempo entre os trens de todas as linhas, quase 3 minutos, mas tem tecnologia para 90 segundos, mas não colocar para não gastar mais. Resultado: a linha já está lotada. A ligação das estações Paulista e Consolação é o inferno.

      Curiosidade, a CCR administra as rodovias: rodoanel, a Dutra, Bandeirantes, Anchieta, Raposo Tavares, Castelo Branco, dentre outras. E as linhas de metro lilás e amarela. Acionistas da CCR: Camargo Correa e Andrade Gutierrez, as duas citadas na lava jato e deram propina a Paulo Preto do PSDB.

      As pessoas idealizam o setor privado, eu não por quê?

  2. Manoel Aparecido Santana disse:

    Bazani, o assunto é outro mas é transporte, por isso se possível me ajude. Tem algum projeto de ao menos uma das linhas 10 ou 11 interligar o centro indo direto á Barra Funda? Ou a linha 7, até o Brás? É um absurdo ter que fazer três transferências (três X de formigueiros) de trem ou sobrecarregar/sofrer ainda mais no metrô durante o horário de pico para fazer um percurso de apenas três estações, 8 minutos se transformam em quase 40, e uma infinidade de desconforto/transtorno… Eu por exemplo tive câncer, e ainda tenho um catéter no tórax, para embarcar e desembarcar nestas estações diariamente, tenho que pôr a mão sobre o catéter, com medo de um empurrão, queda, uma cotovelada etc….
    Obrigado e se não houver leve isso ao governador, porque a CPTM, já perguntei no passado, mas as respostas padrões, como sempre são ridículas, porque encerram as questões sem responder nada…

    1. blogpontodeonibus disse:

      Olá.
      Vamos tentar verificar com a assessoria de imprensa também.
      Obrigado
      Abraços

    2. Ivo disse:

      Há o projeto da Linha 11 chegar na Barra Funda mas para isso a CPTM depende de mais trens, energia elétrica (construção de subestações) e sinalização (sistema CBTC). Obras nesse sentido foram contratadas e paralisadas por falta de recursos causados pela Crise econômica que afeta o Brasil desde 2014.

  3. Wagner disse:

    Ou seja, vão entregar as mais lucrativas e não as que mais precisam de melhorias. Significa apenas transferir os lucros para empresas particulares que vão financiar as próximas campanhas sem nenhuma preocupação efetiva com a melhoria do serviço.

    E outra coisa: qual é a lógica de vender algo que está dando lucros?

    1. Rodrigo Zika! disse:

      Isso que também reparo, vender a linha 11 ninguém quer né, que precisa modernizar e melhorar os intervalo, piada.

  4. Daniel Zavagna disse:

    Vão fazer uma privatização extraoficial, como fazem com as escolas. Se estão dando lucro, por que se desfazer? Além disso, eu queria saber quando a linha 10 terá alguma melhoria? Moro em Santo André há 13 anos, utilizo a linha há bem mais tempo e, de lá pra cá, a linha só foi reduzida. Até 2001, ela seguia de Rio Grande da Serra até a estação Barra Funda; esse acesso foi fechado, devido às obras do projeto Integração Centro, que nunca foram concluídas. Quando a linha 4 do metrô começou a ser construída, a linha 10 deixou de circular até a estação da Luz. Na duas ocasiões, a situação foi apresentado como temporária, mas foi permanente.
    Agora não acredito que privatizando linhas os problemas na qualidade do sistema vão melhorar. Um exemplo disso é a linha 4- amarela, que vive com problemas e o famigerado monotrilho.

  5. F disse:

    Pessoal que tá falando que a privatização vai melhorar o serviço… Vamos esperar uns 5 anos e ver se melhorou mesmo…

    O que eu prevejo que vai acontecer: várias pessoas sem emprego; um serviço que dificilmente vai melhorar (não tem nem motivo pra empresa melhorar o serviço, a demanda pelo transporte vai ser a mesma); e o lucro indo pro bolso de algumas poucas pessoas já ricas (ao invés do dinheiro ser reaplicado no sistema).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading