Após décadas de trabalho como carro de manutenção, Caio Bela Vista é restaurado para exposição

Publicado em: 18 de agosto de 2019

Veículo foi produzido em 1963 e será restaurado por funcionários da Radial Transporte. Foto: Divulgação.

Veículo é o prefixo 01 da Radial Transporte, empresa do Alto Tietê

JESSICA MARQUES

Depois de pouco mais de cinco décadas de trabalho, um ônibus histórico finalmente terá o merecido descanso. Após atender inúmeros chamados como carro de manutenção, um Caio Bela Vista será restaurado para exposição.

O veículo é o prefixo 01 da Radial Transporte, empresa de transportes do Alto Tietê. Carinhosamente chamado pelos funcionários de Tatuzinho.

Reforma (2).jpeg

Veículo está passando pelo processo de restauro desde agosto. Foto: Divulgação.

A empresa iniciou na primeira semana de agosto o processo de restauração do veículo, com o objetivo de resgatar a história e lembranças. O ônibus vai participar de exposições como a BBF (BusBrasil Fest), que reúne modelos de diversas épocas.

42e382b161caeae5dc85435a0c364995.jpg

Veículo em atividade em 2018. Foto: Wellington Cadore / Ônibus Brasil.

O ônibus possui carroceria Caio Bela Vista, com chassi Mercedes-Benz LP321, produzido em 1963. Uma raridade que não é vista facilmente pelas ruas.

Um dos organizadores da BBF, Jean Felix, informou que o carro 01 da Radial está entre os carros mais aguardados da exposição.

“Há uma grande expectativa sobre a ida desse ônibus por ser um modelo único e mais antigo”, disse.

Segundo informações da Radial, diversos setores da empresa estão envolvidos na restauração que terá a participação de muitos profissionais como funileiros, pintores, mecânicos, tapeceiros, borracheiros, entre outros.

A Radial Transporte atua há 46 anos na região do Alto Tietê e atualmente é responsável pelas linhas municipais das cidades de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, além de operar diversas linhas intermunicipais.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Ta mais pra Gabriela e que Bela Vista….63?? Como assim que eu saiba era o CAIO Jaraguá, meu padastro trabalhos em fins dos anos 60 na Viação Alto do Pari, que tinha uma frota só de Jaraguá..foram até final dos anos 70

  2. Mário Brian disse:

    De 1963 deve ser somente o chassis pois é bem provável que nem o motor seja original de 1963 e, quanto a carroceria pode ser que seja a do modelo CAIO Jaraguá e ainda assim, é somente uma possibilidade por que a carroceria CAIO Jaraguá foi lançada na segunda metade do ano de 1963 uma coisa é certa, se o ano de fato for 1963, não pode ser a do modelo CAIO Bela Vista por esse modelo foi lançado na segunda metade do ano de 1968. Essa carroceria ou o que restou dela desmontada, a foto me mostra vestígio de ter sido carroceria Marcopolo Veneza I.

    1. Afonso disse:

      Chassis é de 1963.
      Carroceria caio bela vista II 1974
      Frente gabriela 1974

  3. jackson disse:

    quero ver se vão reconstruir a carroceria pois esse merece voltar aos seus dias de glória

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    É possível ser um Jaraguá, mas com frente de Caio Bela Vista, que deu esse frenkesntein ao.

    Só o pessoal da Radial pode explicar melhor.

    Agora modelo único não é; porque a Transpass tem um caro Bela Vista igual a esse ai e sem teto rebaixado como este ai.

    O da Transpass está mais original ainda e ainda esta na lida; mas na manutenção das garagens.

    Eu tenho fotos dele.

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção e a Paixão”

  5. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Falando em BBF-2019, tem um link e um e-mail para contato com os organizadores?

    Sei de uma jóia rara para expor, mas precisava manter contato com a organização para saber detalhes; bem como levar a jóia de carreta, seguro e etc.

    Diário tem como fornecer este link e e-mail da BBF-2019.

    Fico no aguardo.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta