Após greve de quase um mês, Viação São João assume linhas da Piracema no interior paulista

Os funcionários da Viação Piracema iniciaram a greve em protesto contra uma série de irregularidades em 12 de julho de 2019. Foto: Reprodução / TV Globo.

Linhas intermunicipais atendem às cidades de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, na Região Metropolitana de Sorocaba

JESSICA MARQUES

Após uma paralisação que dura quase um mês, a Viação São João vai assumir as linhas da Viação Piracema, no interior paulista. As linhas intermunicipais atendem às cidades de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, na Região Metropolitana de Sorocaba.

A mudança foi determinada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e entra em vigor a partir desta sexta-feira, 09 de agosto de 2019.

Desta forma, todas as quatro linhas intermunicipais da Viação Piracema vão para a Viação São João. Os itinerários são 6318, 6319, 6335 e 6336.

Apesar da alteração da empresa operadora das linhas, a EMTU garantiu, em nota enviada ao Diário do Transporte, que os horários e itinerários não serão alterados.

“A medida determinada pela EMTU/SP atende aos 3,5 mil passageiros de Salto de Pirapora e municípios vizinhos que se deslocam diariamente até Sorocaba”, informou a EMTU, em nota.

Os funcionários da Viação Piracema iniciaram a greve em protesto contra uma série de irregularidades em 12 de julho de 2019. A paralisação ainda não foi encerrada.

O sindicato alega problemas quanto ao pagamento do salário, tíquete-refeição, férias, além do corte no plano de saúde e o não recolhimento do FGTS. Outra queixa dos funcionários é quanto a problemas mecânicos da frota.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/15/paralisacao-afeta-linhas-da-viacao-piracema-em-sorocaba-e-regiao/

“Desde o início da paralisação dos funcionários da Piracema, a EMTU/SP determinou que 80% das linhas operadas pela empresa fossem transferidas para a Viação São João a fim de garantir a mobilidade dos passageiros que utilizam o serviço de transporte intermunicipal. Como até o momento a Piracema não retomou os serviços sob sua responsabilidade, agora todos os itinerários serão atendidos pela Viação São João”, informou a EMTU, em nota.

Sobre a questão de problemas na frota, a EMTU informou que “a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) trabalha para renovar a frota das cinco regiões metropolitanas de São Paulo, incluindo Sorocaba, com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos passageiros”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Renato Vieira dos Santos disse:

    Como a Emtu age devagar!

Deixe uma resposta