Mercedes-Benz inicia exportação do ônibus elétrico eCitaro

Publicado em: 7 de agosto de 2019

Mercedes-Benz eCitaro

Primeiros países do mercado externo a receberem o modelo são Luxemburgo, Noruega e Suécia

JESSICA MARQUES

A Mercedes-Benz informou que já iniciou a exportação do ônibus elétrico eCitaro. Os primeiros países do mercado externo a receberem o modelo são Luxemburgo, Noruega e Suécia.

Inicialmente, o eCitaro estava sendo encomendado por clientes na Alemanha, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.  

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/01/11/empresa-alema-coloca-em-operacao-tres-onibus-urbanos-eletricos-ecitaro-da-mercedes-benz/

Agora, os 20 primeiros ônibus exportados para outros países da Europa foram comercializados para empresas tradicionais da Escandinávia e Luxemburgo, segundo a montadora. Assim, obviamente, as exportações são a partir da Alemanha.

As empresas que realizaram as compras foram a Voyages Emile Weber em Luxemburgo, Norgesbuss na Noruega e Bergkvarabuss de Ystad na Suécia.

A Voyages Emile Weber, empresa que conta com mais de 600 ônibus em sua frota, comprou nove veículos elétricos equipados com o número máximo de doze grupos de baterias de alta voltagem e que podem atingir a capacidade total de 292 kWh.

Neste caso, a empresa optou pela cor vermelha do interior do eCitaro, com texturas de feltro que vão desde o estofamento dos bancos até as barras de apoio dos painéis das paredes laterais. Além disso, todos os bancos na fileira dianteira estão em plataformas elevadas e com cintos de segurança de dois pontos.

20190807_e521f733906043d18e22320db76a0abf_foto-1.jpg

A Voyages Emile Weber optou pela cor vermelha do interior do eCitaro. Foto: Divulgação / Mercedes-Benz.

A Norgesbuss, empresa líder no transporte de ônibus na Noruega com mais de 700 veículos em sua frota, encomendou seis eCitaro que vão rodar pelas ruas da capital do país, Oslo.

Neste caso, os ônibus de três portas contam com dez grupos de baterias de alta voltagem e que atingem uma capacidade de 243 kWh para proporcionar a eletricidade dos veículos.

Os modelos também vêm com pantógrafos no teto, dispositivos de captação de corrente elétrica para cargas intermediárias que prolongam a autonomia dos ônibus, como ocorre nos trólebus.

20190807_731417e1c0c7468aaf09d201a0faf6ce_foto-2.jpg

Veículos elétricos são totalmente acessíveis. Foto: Divulgação / Mercedes-Benz.

Por fim, a Bergkvarabuss, uma das maiores empresas de transporte da Europa e que conta com mais de 1.000 ônibus em sua frota, comprou cinco eCitaro equipados com doze baterias de alta voltagem e com capacidade total de 292 kWh para operar na cidade de Ystad no litoral Sul.

Entre os principais recursos de segurança e equipamentos no interior dos ônibus adquiridos pela empresa estão as rampas dobráveis, iluminação ambiente, bancos individuais e estofados com encostos altos e descanso de braços em couro.

20190807_34e4c863ec474ed5826807db296a4427_foto-5.jpg

Interior do eCitaro. Foto: Divulgação / Mercedes-Benz.

O chefe da área de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses, Ulrich Bastert, afirmou, em nota, que as encomendas mostram as várias versões disponíveis do modelo.

“O eCitaro tem flexibilidade para operar em várias demandas do transporte coletivo. O que os ônibus têm em comum, entretanto, é a alta qualidade de todos os seus equipamentos, os vidros duplos, as portas deslizantes operadas por eletricidade, os assentos confortáveis Inter Star Eco para operações intermunicipais e as entradas USB para carregar os dispositivos móveis”, explicou o executivo.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    MBB, agora vai um “pito”, para vocês.

    Com tanto lucro que vocês já tiveram, tem e terão no Barsil; no mínimo, vocês deveriam mandar um para cada capital com maior número de passageiros transportados/dia.

    Abram a mãos.

    Fica a sugestão a lá Paulo Gil para a Diretoria de Marketing.

    Estamos com saudades do monoblocos MBB e principalmente conhecer e andar num e-Citaro.

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

  2. Rodrigo Zika! disse:

    Caramba olha o interior desse carro, isso e um luxo inimaginável no Brasil, com essa Caio e a tal divisa de chassi e motor entre empresas diferentes, nunca veremos um desse por aqui, esse país sempre arrumou um jeito de burocratizar tudo, uma piada.

Deixe uma resposta