Empresa alemã coloca em operação três ônibus urbanos elétricos eCitaro da Mercedes-Benz

Os ônibus eCitaro estão operando no centro histórico da cidade de Heidelberg e no distrito Franklin de Mannheim desde 7 de janeiro de 2019. Foto: Divulgação.

Previsão é que cada veículo percorra 200 quilômetros por dia nas cidades de Heidelberg e Mannheim

JESSICA MARQUES

No início desta semana, a empresa alemã Rhein-Neckar-Verkehr GmbH (RNV) colocou em operação três ônibus urbanos elétricos eCitaro da Mercedes-Benz. Os veículos vão operar nas cidades de Heidelberg e Mannheim, com previsão de percorrer 200 quilômetros por dia em cada município.

Os ônibus eCitaro estão operando no centro histórico da cidade de Heidelberg e no distrito Franklin de Mannheim desde 7 de janeiro de 2019, segundo informações da Mercedes-Benz.

“O eCitaro está redefinindo o transporte convencional de ônibus e constitui, para nós, o símbolo do transporte público orientado ao futuro. Fazer uma abordagem ampla é muito importante. É por isso que reunimos um pacote de soluções, que compreende o veículo, o gerenciamento da carga elétrica e a consultoria com a qual estamos dando apoio à empresa de transporte em seu esforço para eletrificar seus ônibus”, disse Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses, em nota.

O primeiro serviço de ônibus totalmente elétrico eCitaro de Heidelberg vai da estação ferroviária principal, via Seegarten, até Karlsplatz e depois, para a estação ferroviária urbana de Altstadt.

Segundo a fabricante, a rota passa pelo centro da cidade a cada 20 minutos e está previsto, futuramente, que dois veículos cubram a rota de quatro quilômetros com 12 pontos de parada.

Uma das rotas dos ônibus elétricos de Mannheim sai da estação ferroviária de Käfertal e passa pela Wasserwerkstraße até o bairro Franklin. A outra rota, começa em Platz der Freundschaft e termina no novo centro industrial Taylor. Um eCitaro vai operar em cada um destes itinerários.

Em Heidelberg, por sua vez, os veículos estarão nas ruas entre 9h e 22h e em Mannheim, entre 6h e meia-noite. Isso corresponde a mais de 200 quilômetros por dia por veículo, segundo a Mercedes-Benz.

“As baterias de lítio-íon com capacidade total de 243 kWh receberão a carga elétrica para funcionamento. O design das baterias é modular, compreendendo 10 módulos cada, com uma potência de 25 kWh. Além de seis módulos de baterias no teto do veículo, quatro módulos na traseira assumem o papel do sistema de condução com a combinação do motor de combustão e transmissão”, informou a fabricante, em nota.

A Rhein-Neckar-Verkehr GmbH é uma empresa com unidades nas cidades de Heidelberg, Ludwigshafen e Mannheim, nos estados de Baden-Württemberg, Rhineland-Palatinate e Hessen.

A empresa opera trens urbanos, bondes e rotas de ônibus nestas localidades e também nas suas redondezas. Com mais de 2.000 funcionários, mais de 180 bondes e trens urbanos e cerca de 180 ônibus, a RNV presta serviços de mobilidade sustentáveis e ecologicamente corretos na região metropolitana de Reno-Neckar.

O diretor executivo da RNV, Martin in der Beek, informou que vê a eletrificação dos transportes de ônibus como uma meta da empresa.

“Para nós, a eletromobilidade é a essência em tecnologia de sistemas de condução modernos, ecologicamente corretos e sustentáveis. Nossos trens urbanos servem o sistema de transporte público local de maneira eletrificada há mais de 100 anos. Agora, precisamos fazer o mesmo com os ônibus, e o eCitaro dará aos nossos veículos uma cara inteiramente nova, proporcionando melhora da qualidade do ar na área servida pela RNV”, disse o executivo, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta