Marcopolo e Scania desenvolvem primeiro ônibus urbano movido a GNV da Argentina

Publicado em: 7 de agosto de 2019

Torino Low Entry com chassi Scania K280 UB 4X2 Euro 6 GNV. Foto: Daniel Orciani / Divulgação.

Modelo passa por testes desde abril e agora está em operação na empresa Nuevos Rumbos S.A

JESSICA MARQUES

A Marcopolo e a Scania, em parceria, desenvolveram o primeiro ônibus urbano exclusivamente movido a gás natural GNV da Argentina. O veículo, com modelo Torino Low Entry com chassi Scania K280 UB 4X2 Euro 6 GNV, está em testes desde abril, e agora em utilização na linha 132, da empresa Nuevos Rumbos S.A, responsável pela operação.

O ônibus é equipado com um motor Scania de 9 litros, cinco cilindros e potência de 280 cv, o que proporciona alto torque em baixas rotações e garante menor consumo de combustível. 

O Torino Low Entry movido a GNV conta com sistema de ar-condicionado Valeo CC355, itinerário eletrônico, rampa manual para total acessibilidade, dois espaços para cadeirantes e 31 poltronas oferecendo muito conforto para os passageiros.

 Segundo informações da Scania, o veículo movido a GNV chega a ter custo operacional 37% menor se comparado ao convencional movido a diesel. O nível de ruído emitido é consideravelmente menor, proporcionando mais conforto, robustez, durabilidade e autonomia de 290 quilômetros.

De acordo com as fabricantes, a ação faz parte dos testes para adoção de veículos com combustíveis alternativos para a mobilidade urbana e está alinhada com o programa Mobilidade Sustentável, convocado pela Secretaria de Transportes da Cidade de Buenos Aires.

“A Marcopolo e a Scania Argentina são parceiros tradicionais e buscam promover novas soluções para o mercado argentino. Esta ação está alinhada com a nossa visão estratégica e posicionamento quanto a veículos movidos com combustíveis alternativos”, disse, em nota José Goes, gerente de Negócios Internacionais da Marcopolo.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    O Barsil pode ganhar no futebol.

    Mas no buzão Argentina 7 Barsil 1.

    ACORDA DO BERÇO ESPLENDIDO BARSIL.

    Viva los hermanos!

    Att,

    Paulo Gil

  2. Geraldo Lima disse:

    Excelente! Tomara que utilizem no Brasil

  3. Ricardo Gomed disse:

    Muito boa esta ideia.e contando também com um combustivel mais limpo para o meio ambiente.

  4. Martim disse:

    Aprovado no Brasil, vai gerar redução de custos para todos os envolvidos, Parabéns pelo trabalho e resultado

  5. Reginaldo Rocha Soares disse:

    Como comprar um desses

  6. luizão disse:

    Faltou dizer se o motor é um ciclo otto com velas ou um ciclo diesel cuja explosão acontece por compressão.

    O GNV em motores com velas é uma piada de tão fraco. Mas brasileiro usa e se lambuza.

    Sobre Argentina, aceitam a Renault oroch 4×4 feita no Brasil e nós ficamos lambendo com a testa.

Deixe uma resposta