Liminar determina que 70% dos ônibus municipais voltem a operar em Itanhaém
Publicado em: 5 de agosto de 2019
Rodoviários cruzaram os braços no início da manhã desta segunda-feira
JESSICA MARQUES
Uma decisão liminar da Justiça determinou que 70% da frota dos ônibus municipais de Itanhaém, no Litoral de São Paulo, voltem a operar nesta segunda-feira. 05 de agosto de 2019.
Os rodoviários da Litoral Sul cruzaram os braços no início da manhã desta segunda-feira.
A decisão é da desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, que afirmou que a paralisação infringe o Artigo 11 da Lei n° 7.793 e prejudica o atendimento de necessidades básicas dos moradores.
Segundo a liminar, 80% dos ônibus da frota total devem operar durante os horários de pico e 60% devem circular nos demais períodos. A multa por descumprimento da decisão é de R$ 50 mil por dia.
Conforme publicado pelo portal A Tribuna, após a decisão, os ônibus municipais já voltaram a circular pela cidade.
A greve ocorre porque os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 5,07% e R$ 1 a mais no vale-refeição de R$ 16, além da manutenção dos direitos adquiridos.
A paralisação foi decidida na última terça-feira, 30 de julho, em assembleia da categoria. Ao todo, são 130 empregados, entre motoristas, pessoal de manutenção e administrativo, que operam 40 ônibus municipais.
Jessica Marques para o Diário do Transporte


A justiça como sempre foi rápida para decidir a favor dos empresários. Uma das características interessantes em Itanhaém é a proximidade entre motoristas e passageiros do transporte público. A maioria das pessoas conhece pelo nome os motoristas de seu itinerário diário e conhece suas dificuldades. A greve foi anunciada com 5 dias de antecedência mas a Litoral e a prefeitura de Itanhaém preferiram a via judicial à negociação. Vivemos tempos difíceis para os trabalhadores!