CPTM adia licitação relativa a suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13

Foto: Adamo Bazani (meramente ilustrativa) Clique para ampliar

Sessão Pública marcada para 17 de setembro de 2019 foi adiada indefinidamente

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos adiou “sine die”, ou seja, indefinidamente, a Sessão Pública de processamento da licitação para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão do fornecimento e instalação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.

A Sessão estava marcada para o dia 17 de setembro de 2019, às 10:00 horas.

cptm_sine_die.png

O Aviso de Licitação havia sido publicado no Diário Oficial de 11 de julho de 2019. Relembre: CPTM abre licitação para suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13

Hoje, no Brasil, os sistemas de tração elétrica estão presentes nas ferrovias que atendem os subúrbios do Rio de Janeiro e São Paulo e nos sistemas metroviários.

É importante notar que a proposta de elevar a CPTM ao “padrão Metrô” obrigará o Estado a criar condições para atender ao substancial aumento da capacidade de oferta de transporte que virá nos próximos anos. Isso implica em investir em sistemas que impliquem na diminuição do intervalo entre trens, ao lado da melhoria da qualidade do serviço prestado.

Nesse sentido, são fundamentais não só a aquisição de material rodante, como a rede aérea, sistemas de sinalização e o Sistema de Alimentação Elétrica.

Um ponto fundamental é a exclusividade do uso das linhas para o transporte de passageiros, o que dependerá da efetivação de uma promessa do governador João Doria de construir o Ferroanel.

A obra, quando pronta, permitirá finalmente que os trens de passageiros da CPTM deixem de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. Relembre: Doria anuncia parceria com a União para construção do Ferroanel; obra atenderá transporte de carga e passageiros

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. NÃO CONSIGO ENTENDER ESSA IDEIA DO DÓRIA DE FAZER UM FERROANEL, QUE TRANSPORTA CARGAS E PASSAGEIROS??? COMO ASSIM? Não é para separar o Joio do trigo? transferir a carga para uma via especifica deixando livre a CPTM para somente passageiros?

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    SUCATEAR PARA ENTREGAR A CPTM AO TERCEIRO NA BACIA DAS ALMAS.

    Claro que o terceiro, será sempre “encomendado” nacional ou internacional.

    Att,

    Paulo Gil

  3. Rodrigo Zika! disse:

    Considero a linha 11 a melhor em questão de rapidez, só fica atras da linha 9, quero saber onde ta a velocidade que tinha no expresso da copa, piada.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading