CPTM abre licitação para suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13

Proposta de elevar linhas da CPTM ao “padrão Metrô” obrigará o Estado a continuar e incrementar as obras de modernização, propiciando condições para atender ao aumento da capacidade de oferta de transporte 

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 11 de julho de 2019, Aviso de Licitação para a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão do fornecimento e instalação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.

A Sessão Pública será em 17 de setembro, e o edital estará disponível a partir de hoje, segundo a publicação, nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br

CPTM_linhas11_12_13.png

Hoje, no Brasil, os sistemas de tração elétrica estão presentes nas ferrovias que atendem os subúrbios do Rio de Janeiro e São Paulo e nos sistemas metroviários.

É importante notar que a proposta de elevar a CPTM ao “padrão Metrô” obrigará o Estado a criar condições para atender ao substancial aumento da capacidade de oferta de transporte que virá nos próximos anos. Isso implica em investir em sistemas que impliquem na diminuição do intervalo entre trens, ao lado da melhoria da qualidade do serviço prestado.

Nesse sentido, são fundamentais não só a aquisição de material rodante, como a rede aérea, sistemas de sinalização e o Sistema de Alimentação Elétrica.

Um ponto fundamental é a exclusividade do uso das linhas para o transporte de passageiros, o que dependerá da efetivação de uma promessa do governador João Doria de construir o Ferroanel.

A obra, quando pronta, permitirá finalmente que os trens de passageiros da CPTM deixem de compartilhar os trilhos com o transporte de carga. Relembre: Doria anuncia parceria com a União para construção do Ferroanel; obra atenderá transporte de carga e passageiros

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em CPTM abre licitação para suprimento de energia de tração das linhas 11, 12 e 13

  1. Aqui mesmo neste site foi dito que até o Ferroanel seria usado por passageiros…Eu li. Por outro lado parece que ninguém sabe que ferrovias são áreas segregadas, únicas, sem condição de aumentar, prolongar..acaba ! O melhor seria outras opções de transportes, como é o monotrilho, mas entra governo, saí governo, prometem e nunca cumpre na data estipulada (sem falar que propagam novas obras sem terminar as que estão em curso) , daí vem o atraso, se perde com discussões de projetos, enquanto a população aumenta a cada ano..

Deixe uma resposta