Ônibus 100% elétrico da BYD começa a ser testado em Salvador, diz prefeitura

Um dos sistemas que têm ônibus elétricos da BYD é do Distrito Federal. Foto: Paulo Camillo Mendes Maria (Clique para Ampliar)

Experiência será por 30 dias em diferentes linhas. Autonomia e adequação às condições geográficas da cidade estão entre principais aspectos analisados

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Salvador (BA) informou que a partir desta terça-feira, 16 de julho de 2019, em parceria com as empresas de ônibus começa a testar um ônibus 100% elétrico, fabricado pela chinesa BYD, em Campinas (SP), em linhas municipais.  A tarifa será a mesma de todo o sistema.

Por meio de nota divulgada nesta segunda-feira, 15, o principal objetivo da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) é verificar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo e as características geográficas da cidade.

A administração ainda diz que, dependendo dos resultados, poderá considerar ônibus elétricos para linhas comuns e para o sistema planejado de corredores de maior demanda e velocidade BRT – Bus Rapid Transit.

Segundo o secretário de mobilidade urbana, Fábio Mota, as cidades devem pensar em modelos de ônibus mais sustentáveis que podem trazer ganhos de qualidade dos serviços e de vida.

“Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. O ônibus elétrico é uma tecnologia limpa. É evidente que, entre ele e o normal, o elétrico leva todas essas vantagens por ser um aliado do meio ambiente” – diz, segundo a nota.

O ônibus é 100% elétrico não emitindo nenhum tipo de poluente atmosférico na operação e com nível baixo de ruído. Cada veículo possui dois motores, sendo um em cada conjunto de roda, freio ABS, potência de 400 cavalos e consegue operar 250km, em média, com a bateria completa, que leva até quatro horas para ser recarregada.

O modelo possui piso baixo, sistema de ajoelhamento e suspensão pneumática integral. A capacidade é para 77 passageiros, sendo 51 em pé e 26 sentados.

A prefeitura não informou na nota as linhas por onde o ônibus elétrico vai circular.

A BYD possui ônibus em operação ou início de trabalhos em cidades como Campinas (SP), São Paulo (SP), Brasília (DF), Volta Redonda (RJ), Bauru (SP), Santos (SP), entre outras.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

6 comentários em Ônibus 100% elétrico da BYD começa a ser testado em Salvador, diz prefeitura

  1. …. veículo possui dois motores, sendo um em cada roda, freio ABS…

    O ônibus só tem duas rodas?

  2. Esses ônibus já são usados no mundo inteiro e já foi testado em SP varias vezes, essa historia e areia nos olhos do povo, ele não precisam mais de testes, eles são caros.

  3. Jogo do bicho de hoje // 16 de julho de 2019 às 10:53 // Responder

    A questao que envolve os automoveis eletricos é a bateria… acho que onibus vale a pena pq carrega muita gente… e em 10 anos, que a vida util da bateria, o onibus ja ta todo detonado mesmo

Deixe uma resposta