Amiens, na França, lança primeiro corredor de BRT do país com ônibus totalmente elétricos

Novos veículos podem acomodar até 151 passageiros. Frota composta por 43 novos ônibus foi produzida pela fabricante espanhola Irizar e já opera em três rotas da cidade

 ALEXANDRE PELEGI

Uma frota de 43 novos ônibus articulados totalmente elétricos da fabricante espanhola Irizar chegou às ruas de Amiens, na França, para integrar o sistema BRT. A cidade, com cerca de 150.000 habitantes, tem a 28ª maior população do país.

A Keolis, agência de transporte urbano e suburbano de passageiros, está operando os novos veículos como parte de sua frota de 136 ônibus.

Os novos ônibus ecológicos, silenciosos e econômicos, não emitem poluição atmosférica e reduzem significativamente o ruído e as vibrações.

Projetados para o sistema BRT, eles podem acomodar até 151 passageiros, e operam em três rotas que servem alguns dos principais pontos da área intercomunitária, incluindo o centro da cidade, suas instalações de lazer (como o hipódromo e o centro de exposições), complexo hospitalar universitário, campi universitários, estações de trem e as principais áreas residenciais. Algumas das rotas ao longo das quais os elétricos operam são dedicadas aos corredores de transporte e desfrutam de direito de passagem nos semáforos das 4h às 24h. Durante os horários de pico, os ônibus passam a cada 8 a 10 minutos.

keolis_amiens_2019

De acordo com a Irizar, os ônibus articulados são os primeiros na Europa a apresentar a tecnologia de carga dupla, pela qual podem receber cargas rápidas de 4 a 5 minutos para alcançar uma autonomia de 40 km de serviço, através de carregadores aéreos nos terminais de ônibus, como também a opção de carga mais lenta, feita na garagem durante a noite, que fornece 100% de capacidade de carga num intervalo de 3 a 4 horas.

Com a introdução do BRT e a reestruturação da rede de ônibus existente, a operadora Keolis e administração da região metropolitana de Amiens preveem um aumento de 28% no número de passageiros entre hoje e o final do contrato de cooperação em 2024.

O lançamento do sistema marca um passo importante na implantação da estratégia de eletromobilidade do Grupo Keolis, que se tornará, até o final de 2019, a maior operadora de rede elétrica da França.

Para preparar o lançamento do sistema de BRT elétrico e preparar e capacitar as pessoas envolvidas na operação desses novos veículos, a Keolis implementou um esquema de treinamento para mais de 300 motoristas, bem como funcionários responsáveis pela manutenção dos veículos elétricos e operadores na estação de controle central.

Além dos ônibus de BRT totalmente elétricos em Amiens, o Grupo está se preparando para lançar outras soluções de mobilidade compartilhada em faixas exclusivas: o BRT totalmente elétrico em Bayonne-Biarritz-Anglet (cidadã turística ao sul da França), o BRT movido a hidrogênio em Pau (cidade ao lado da fronteira com a Espanha) e o bonde elétrico de Caen, cidade francesa na região da Normandia, que será posto em serviço nos próximos meses.

BRT COM ÔNIBUS A HIDROGÊNIO

O projeto de BRT da cidade de Pau, também conhecido como Metrobus, usará 100% de hidrogênio renovável como fonte de energia. O projeto combina a velocidade e eficiência do Metrobus, fluindo através de uma pista dedicada, com paradas totalmente equipadas, e a limpeza e o alto desempenho da operação dos ônibus elétricos com célula de combustível.

O Diário do Transporte destacou o lançamento do sistema em janeiro deste ano. Relembre: Cidade francesa lança projeto de BRT com ônibus movidos a hidrogênio

Veja o vídeo do projeto:

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Amiens, na França, lança primeiro corredor de BRT do país com ônibus totalmente elétricos

  1. Muito bonito o ônibus.

Deixe uma resposta