Prefeitura de São Paulo inclui novo Terminal de Vila Prudente em contrato das empresas de ônibus
Publicado em: 8 de maio de 2019
Espaço começa a funcionar experimentalmente no dia 11 com inauguração anunciada para o dia 20 de maio
ADAMO BAZANI
A prefeitura de São Paulo formalizou a inclusão dos serviços de manutenção, administração, vigilância e operação do novo terminal de ônibus da Vila Prudente, na zona Leste, às empresas de ônibus do subsistema estrutural da cidade.
A responsabilização é prevista mesmos nos contratos emergenciais que estão em vigor. Com isso, esses serviços devem ser repassados para a subcontratada Socicam, que já opera em outros terminais.
Conforme disse o secretário municipal de mobilidade e transportes, Edson Caram, em entrevista ao Diário do Transporte, o terminal Vila Prudente terá as operações iniciadas de forma experimental no dia 11 de maio de 2019, com inauguração marcada para o dia 20 de maio.
Quando estiver plenamente em funcionamento, o equipamento vai receber 29 linhas convencionais e oito linhas noturnas com previsão de 150 mil passageiros por dia.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2019/05/03/inauguracao-terminal-onibus-vila-prudente/
A responsabilidade pelo terminal foi repassada para a Viação Grajaú S.A. (antiga Viação Cidade Dutra), Ambiental Transportes Urbanos S.A., Via Sudeste Transportes S.A., Consórcio Bandeirante de Transporte (Santa Brígida e Gato Preto), Sambaíba Transportes Urbanos Ltda, MobiBrasil Transporte São Paulo Ltda, Viação Gatusa Transportes Urbanos Ltda, KBX Administração e Participação Ltda (antiga Transkuba), Viação Metrópole Paulista S.A. (antiga VIP), Consórcio Sudoeste de Transporte (Transpass e Gato Preto).
Não significa que todas estas empresas vão operar neste novo terminal, cuja área operacional é a 5- Sudeste (verde escuro), mas as companhias compartilham a responsabilização por todos os terminais municipais.
O espaço é uma contrapartida do Metrô pelas obras da linha 15-Prata de monotrilho.
O antigo terminal que funcionava no mesmo local foi desativado em 2013 e tinha sido projetado para o Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila). Em 2010, o projeto de corredor de ônibus em continuidade do trajeto para a zona Leste foi substituído por um monotrilho.
Assim, o espaço foi assumido pelo Governo do Estado para adequação ao projeto do sistema de trens leves nos elevados.
Ao longo do período de construção, sob responsabilidade da Companhia do Metrô, o TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo chegou a apontar indícios de irregularidades como pesquisa de preços de materiais insuficiente, necessidade de maior transparência em contrações e subcontratação de serviços não autorizada.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Logo estará abandonado como estão os Terminais São Mateus, Parque Dom Pedro e Santo Amaro, cheio de ambulantes, pedintes e com falta de segurança, além da evasão de renda com o golpe do bilhete, prefeitura não quer mais fazer nada, esta administração é péssima
Legal Parabéns…Brasil primeiro mundo
Nossos terminais viraram abrigo de mendigos, como os seguranças vivem dormindo, eles ficam a vontade empesteando o ludar com fedor e mendicância, agora pergunto você vé mendigo em aeroportos?.
Absolutamente desnecessário a operação desse terminal , que levou uma eternidade para ficar pronto , principalmente a fase de acabamento , se fosse construído por tartarugas não demoraria tanto. Na prática o referido terminal somente representará redução de custos para a gloriosa Prefeitura , contudo não trara beneficios para a população, que perderá tempo se deslocando de um ônibus para outro,principalmente nos horarios de pico,bem como a redução de linhas limitou as opções aos usuários , ademais não foi pensado nas dificuldades que os idosos e os deficientes fisicos enfrentarão em meio ao aglomerado que comumente se fazem presentes em um terminal. Na minha opinião a Prefeitura de SP que deveria ser disparado a melhor do País, proporcionalmente ao que arrecada comparado com outros Estados de menor expressão , está muito distante dessa condição, ou seja há um vasto caminho a ser preenchid .E o que tenho há comentar e a lamentar !!