Niterói anuncia operação de corredor da TransOceânica para 27 de abril

Ao todo, serão 13 estações em 12 bairros, ligando a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói. Foto: Divulgação.

Via exclusiva para ônibus do sistema BHLS (Bus of High Level of Service) tem 9,3 quilômetros de extensão

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, anunciou a operação do corredor da TransOceânica para 27 de abril de 2019. A via será exclusiva para ônibus do sistema BHLS (Bus of High Level of Service), com 9,3 quilômetros de extensão.

Ao todo, serão 13 estações em 12 bairros, ligando a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá. De acordo com a Prefeitura, a obra, esperada há mais de 40 anos pelos niteroienses, irá reduzir o tempo de percurso em cerca de 30% e beneficiará 125 mil pessoas diariamente.

“Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Os veículos terão portas dos dois lados para também circularem pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva. Niterói é a única cidade do Estado do Rio com esse modelo de transporte”, explicou a Prefeitura, em nota.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, no último fim de semana foi realizado o primeiro treinamento dos motoristas que irão trabalhar nas linhas de ônibus que circularão pelo corredor viário da TransOceânica.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/14/motoristas-de-onibus-da-transoceanica-passam-por-treinamento-em-niteroi-rj/

Confira como será a operação do novo corredor, de acordo com a Prefeitura:

A migração dos ônibus municipais para a pista exclusiva acontecerá de forma gradual. Nesta primeira fase, serão criadas três novas linhas, com 43 ônibus automáticos no sistema BHLS, que seguirão até o Centro via túnel Charitas-Cafubá: Oceânica 1 (Piratininga x Centro), Oceânica 2 (Itaipu x Centro) e Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato). Não haverá necessidade de baldeação, já que dos pontos finais (em Itaipu e Piratininga) até acessar a via expressa, os coletivos continuarão fazendo o itinerário atual, atendendo os passageiros nos pontos já utilizados.

A população permanecerá atendida em todos os trajetos. As novas linhas Oceânicas, que seguirão até o Centro de Niterói, irão substituir as linhas 38 (Itaipu), 39 (Piratininga) e 39B (Piratininga x Charitas) e 38B (Itaipu x Charitas). Continuam em operação na Região Oceânica, sem passar pelo túnel Charitas-Cafubá, as seguintes linhas: 38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha), 39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha); 46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí), 52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha) 54 (Sapê x Piratininga), 55A (Várzea X Piratininga). Apenas a linha 52A (Baldeador X Itaipu via túnel Charitas-Cafubá) sofrerá alteração. O novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas.

Com piso na altura do passeio público, os novos ônibus têm ar-condicionado, capacidade para 90 passageiros e são adaptados para o transporte de deficientes físicos. O valor da passagem, que atualmente é de R$ 3,90, será o mesmo das demais linhas municipais. A velocidade máxima permitida para os coletivos será de 40 km/h no corredor expresso e 30 km/h nas estações.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, explica que a operação do corredor viário permitirá a migração de 44% do tráfego de ônibus municipais para a pista exclusiva.

“A operação do corredor possibilitará uma redução no tempo de viagem do usuário em cerca de 30%. A obra, que se destaca por sua importância para a mobilidade urbana de Niterói, possibilitando maior fluidez no trânsito e melhor qualidade de vida para os moradores, é referência em sustentabilidade e segurança para os usuários”, afirma Grael.

O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, enfatiza que todas as 13 estações do BHLS terão câmeras de segurança, painéis que informarão o tempo de chegada de cada ônibus, onde os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa, além de bicicletário com 10 vagas.

As três novas linhas que entrarão em operação manterão o itinerário atual até acessar o corredor viário, evitando a necessidade de baldeação e pegando os passageiros nos pontos já utilizados. Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Circularão também pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva.

ESTAÇÕES BHLS

O corredor viário conta com 13 estações, sendo duas reguladoras e 11 intermediárias:

Estação Charitas

Estação Cafubá

Estação Lagoa de Piratininga

Estação Piratininga

Estação Maralegre

Estação Comércio Central

Estação Santo Antônio

Estação Vila São Pedro

Estação Morro da Peça

Estação Maravista

Estação Praça Central

Estação Boa Vista

Estação Engenho do Mato

NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS (Via túnel Charitas-Cafubá)

Oceânica 1 (Piratininga x Centro)

Oceânica 2 (Itaipu x Centro)

Oceânica 3 (Itaipu x Centro via Engenho do Mato)

LINHAS DE ÔNIBUS MANTIDAS

38A (Itaipu x Centro via Largo da Batalha)

39A (Piratininga x Centro via Largo da Batalha)

46 (Várzea das Moças x Centro via Largo da Batalha e Praia de Icaraí)

52 (Baldeador x Itaipu via Largo da Batalha)

54 (Sapê x Piratininga)

55A (Várzea X Piratininga)

LINHAS DE ÔNIBUS EXTINTAS

38 (Itaipu)

39 (Piratininga)

39B (Piratininga x Charitas)

38B (Itaipu x Charitas)

LINHA DE ÔNIBUS COM ALTERAÇÃO NO TRAJETO

52A (Baldeador x Itaipu via túnel Charitas-Cafubá)

Novo trajeto será feito entre o Baldeador e Charitas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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