Curitiba terá nova ligação expressa unindo o Norte ao Sul da Linha Verde

Publicado em: 11 de abril de 2019

Linha terá 17,6 quilômetros nos dois sentidos e será atendida com novos ônibus articulados de segunda-feira a sábado. Foto: Divulgação.

Linha Fagundes Varela/Fanny será ativada pelo prefeito Rafael Greca na segunda-feira

JESSICA MARQUES

A cidade de Curitiba, no Paraná, terá uma nova ligação expressa unindo o Norte ao Sul da Linha Verde. A linha Fagundes Varela/Fanny será ativada pelo prefeito Rafael Greca na segunda-feira, 15 de abril de 2019, às 10h.

A linha terá 17,6 quilômetros nos dois sentidos e será atendida com novos ônibus articulados de segunda-feira a sábado, conforme informado pela Prefeitura, em nota.

“Trata-se da primeira ligação entre a Linha Verde Norte com o trecho Sul. Um embrião de uma futura ligação pelo eixo de transporte metropolitano Fazenda Rio Grande a Colombo e São José dos Pinhais ao Alto Boqueirão”, afirmou Greca, também em nota.

A Linha Fagundes Varela/Fanny vai circular em dias úteis, a partir das 6h e encerrar à meia-noite. A última viagem sai da estação Fanny, às 23h40. Aos sábados o funcionamento será das 6h às 14h.

A previsão da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) é de atender cerca de 4 mil passageiros por dia. Além das duas estações de chegada e partida, a linha terá parada também na estação Marechal Floriano.

Ao longo dos mais de 17 quilômetros, a linha tem possibilidade de integração com Expresso Pinheirinho/Carlos Gomes, Circular Sul e Ligeirinho Fazenda Rio Grande.

Na estação Fanny, a opção é integrar com as linhas Pinheirinho/Carlos Gomes, Portão/Santa Bernadethe, Fanny, Alferes Poli e Maracanã/Linha Verde.

Por sua vez, na estação-tubo Fagundes Varela, perto do Hospital Vita, haverá integração física com os ônibus urbanos Hugo Lange e Colina Verde, duas linhas convencionais que fazem o sentido Bairro Alto/Centro.

A Prefeitura informou ainda que, além dos novos articulados usados no trecho da linha Fagundes Varela/Fanny, a Urbs substituiu nove ônibus convencionais por novos modelos, com portas nos dois lados, uma para acionar o embarque em nível na estação-tubo Fagundes Varela, permitindo a integração dos passageiros nesse ponto.

Leia também: Curitiba recebe mais 40 ônibus zero quilômetro em renovação de frota das empresas da cidade

ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO

Na segunda-feira, a Urbs também vai alterar os trajetos das linhas Colina Verde e Hugo Lange perto da estação. Segundo a empresa, a mudança é necessária para possibilitar as integrações na estação-tubo Fagundes Varela.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta