Marcopolo comemora 70 anos de história
Publicado em: 24 de fevereiro de 2019
Empresa Nicola & Cia Ltda. deu origem à encarroçadora em agosto de 1949
JESSICA MARQUES
O ano de 2019 representa um marco histórico para a encarroçadora de ônibus Marcopolo. Para comemorar as sete décadas, a empresa reuniu os fatos mais marcantes de toda a trajetória.
O primeiro passo da história da Marcopolo foi dado por meio da criação da empresa Nicola & Cia Ltda., em agosto de 1949. A companhia foi fundada pelos três irmãos Nicola, Dorval Antônio, Doracy Luiz e Nelson João, além de seis sócios.
O nome fantasia da empresa, na ocasião, era Carrocerias Caxiense. Um ano depois, o sócio Paulo Bellini começou a fazer parte do time, na área administrativa. Após algumas décadas, o executivo tornou-se presidente da Marcopolo.
DÉCADA DE 1950
A primeira página da história da Marcopolo, ainda como Nicola & Cia Ltda., foi escrita em um pavilhão localizado na esquina das ruas Treze de Maio e Os 18 do Forte, em Caxias do Sul.
Em 1952, a empresa deu início à produção das primeiras carrocerias de aço. Em 1957, o aumento da produção tornou necessária a transferência da empresa para o Bairro Planalto.
Confira as imagens dos primeiros ônibus:
DÉCADA DE 1960
Após o período com o nome Nicola, surgiu a nomenclatura Marcopolo, inicialmente em um modelo de ônibus. Segundo a empresa, trata-se de uma homenagem ao navegador italiano Marco Polo, que passou 24 anos integrando culturas e explorando novos caminhos.
O novo nome surgiu com o lançamento do ônibus Marcopolo no VI Salão do Automóvel em São Paulo.
Confira as imagens da época:
DÉCADA DE 1970
A década de 1970 foi marcada pelo lançamento do Marcopolo II. O carro-leito contava com 18 poltronas-camas até modelos com 45 lugares.
Em 1971, o sucesso do ônibus Marcopolo fez com que a Nicola adotasse o nome do modelo em sua razão social.
Na mesma época, foi assinado o 1º Contrato de Transferência de Tecnologia com a Ensamblaje Superior de C.A. da Venezuela, para fornecimento de carrocerias em CKD para serem montadas na Venezuela.
Por este fato, a Marcopolo tornou-se a primeira empresa da indústria automobilística brasileira a vender tecnologia no segmento de ônibus.
Em 1977, Paulo Bellini foi eleito presidente do Conselho de Administração da Marcopolo.
No ano seguinte, surgiu o Marcopolo III Articulado. Foi o primeiro ônibus rodoviário intermunicipal articulado a ser produzido no país.
Na mesma década, a Marcopolo também começou a produzir trólebus.
DÉCADA DE 1980
A década de 1980 trouxe como novidades a inauguração da Unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, e a Geração IV: Viaggio, Paradiso, Strada, Urbano Torino e Micro Sênior.
DÉCADA DE 1990
Em 1991, foi realizada a inauguração da Escola de Formação Profissional Marcopolo. No ano seguinte, surgiu a Geração V: Viaggio 850, Viaggio 1000, Paradiso 1150 e Paradiso 1450.
Em 1995, foi feito o lançamento do rodoviário Paradiso 1800 Double Decker: o primeiro ônibus brasileiro de dois andares.
Devido ao seu sucesso do modelo, em 2001 a Volare se tornou uma unidade de negócios especializada no desenvolvimento de miniônibus.
ANOS 2000
O início dos anos 2000 foi marcado pelo lançamento da Geração VI da Marcopolo.
Em 2005, ocorreu a constituição do Banco Moneo S.A. Instituição financeira focada no financiamento de produtos Marcopolo.
Em 2011, foi lançado o Viale BRT e, no ano seguinte, o Audace, um modelo destinado ao transporte em linhas de curtas e médias distâncias.
Em 2015, cinco novos modelos passam a comercializados: Paradiso 1350, Intermunicipal Ideale, Torino Express (articulado), Torino Low Entry e Torino motor traseiro.
Neste ano, para celebrar os 70 anos de fundação, a Marcopolo lançou a campanha Todas as gerações pelo mundo, na Festa da Uva 2019, em Caxias do Sul.
Segundo James Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, a campanha foi dividida em três linhas de atuação: “Institucional – com um anúncio com a imagem de uma estrada que simboliza os diferentes territórios desbravados por um ônibus; Pessoas – mote central do filme institucional, representadas pelos colaboradores, que fazem acontecer e que mostram a relação pessoal com a profissional. As pessoas são únicas e singulares, e o trabalho em equipe é a união de diferentes pessoas em busca de um mesmo propósito, e Produtos – criado por pessoas, produzido por pessoas, conduzido por pessoas, porque todo mundo é bem-vindo a bordo de um ônibus Marcopolo”.
Segundo dados da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), a Marcopolo terminou o ano de 2018 como líder de mercado considerando o número de carrocerias produzidas.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Linda história!
Durante 17 anos participei ativamente no elenco dos que compartilharam dos bons e maus momentos dessa conquista.
Gratificante rever velhos personagens, alguns ainda na ativa. Parabéns a todos.
Amigos, bom dia.
Parabéns Marcopolo!
Lindas fotos.
Os Nicolas rodoviários cabinados, o Marcopolo II, o G-7 Paradiso 1350 e o Viale BRT são os mais charmosos.
Pena que da Ciferal só restou o Torino; pois a Ciferal tinha modelos lindos como os da foto no estádio do Pacaembú.
Espero que agora com a transferência da linha de produção dos micros para a Neobus, os designers façam o Senior e o Volare; no melhor estilo “NEW-ROAD”.
O Senior já passou da hora de mudar.
Att,
Paulo Gil
Boa Noite Paulo,
Os modelos da Neobus perderam seus desenhos originais e viraram dublês dos produtos Marcopolo, apenas com alterações no desenho frontal e traseiro. O New Road teve sua produção encerrada.
O Torino não restou da Ciferal, pq sempre foi um produto da Marcopolo e o Sênior já foi reestilizado..
ZéTros, bom dia.
Obrigado pelas informações e atualizações.
Fiquei triste com a notícia do fim do New Road, na minha opinião ele é estiloso.
Quanto ao Torino agora me lembrei creio que ele veio quando da aquisição da Nimbus Furcare pela Marcopolo, se eu não me engano.
Sinceramente eu nem percebi a reestilização do Senior, mas entendo que ele precisava dar uma renovada mais perceptível e ousada.
Abçs,
Paulo Gil
Obrigado pela linda materia
Eu usava diariamente os ônibus com carroceria Nicola da Auto Viação Intercontinental, contando com 8 monoblocos e 30 LPs MERCEDES/NICOLA, numa única linha que saia do Jardim São benBe (ZN) para o Museu do Ipiranga, via estação sorocabana e a antiga estação Rodoviária.
Com a transferência da estação Rodoviária a linha acabou .
Mas tenho muitas saudades
Felizes aqueles tempos para todos nós brasileiros
Desculpem
Jardim São Bento é o correto
Parabéns a Marcopolo pelos seus 70 anos de História
BOM DIA A TODOS.
…nossa!…parabéns pela matéria sobre carroceria NICOLA…nota DEZ.
…A CMTC (Municipal, urbana), aqui de SP- CAPITAL..na década de 1970 tinha uma frota magnifica de ” Nicolas ” …”motorzão” ALFA ROMEO(F.N.M.38 lugares…)Foram apelidados de : “Tremendões”; amava viajar neles…( tinha 11 anos…tenho foto…) .A VIAÇÃO DIADEMA LTDA…também tinha uma frota de ” Nicolas” …motor MERCEDES-BENZ…
….
joaquim Fernandes Filho, boa noite.
Se possível, manda a foto dos Tremendões para o Diário do Trasporte; não me lembro deles.
Adamo, se o Joaquim enviar a foto, por favor inclui ela nesta matéria.
Abçs,
Paulo Gil
. .muito significativo…DEZ…
Curti muito ler a matéria!
Minha lembrança alcança os modelos fabricados a partir da década de 1970, quando usava ônibus para ir à escola, na cidade de Osasco/SP.
Parabéns ao DIÁRIO do TRANSPORTE em mostrar parte extremamente importante da história do Brasil e do Transporte de Passageiros em Geral.
Gostaria Muito, se pudesse Publicar história e fotos do EXPRESSO BRASILEIRO de VIAÇÃO e RÁPIDO BRASIL, desde a Fundação do Brasileiro até o final da Administração do senhor Manoel Diegues (grande empreendedor).
Obrigado.
Renato Carlos Pavanelli.
O primeiro menino da esquerda da primeira foto da década de 50 é meu pai. Ele trabalhava na Nicola e foi um dos primeiros funcionários da Marcopolo. Hoje está com 86 anos e vivendo em Erechim. Ele tem muitas lembranças ainda desta época. Muito legal saber que ele teve participação nessa história