Fortaleza ganhará nova faixa exclusiva de ônibus

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza/ Alex de Alencastro

Parte do Projeto Novo Centro, que prevê ações de revitalização, avenida Duque de Caxias receberá trinário. Sistema garante prioridade para circulação do transporte coletivo

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Fortaleza anunciou nesta quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019, o início das obras para a implementação de um trinário na Avenida Duque de Caxias, no centro da capital cearense.

A Duque de Caxias corta o Centro da cidade, e é uma das vias mais tradicionais e movimentadas em todos os horários. O transporte público chega a 150 ônibus/hora em intervalo de pico, conforme a Prefeitura.

As intervenções são parte das ações de revitalização previstas pelo projeto Novo Centro, e terão início já em março, devendo estar prontas até o fim do semestre.

O projeto foi anunciado em junho de 2017. Relembre: Fortaleza anuncia implementação de trinário em avenida do centro da cidade

A região passou por avaliações, que incluem estudos de tráfego, testes de viabilidade e simulações para a readequação do fluxo.

A avenida Duque de Caxias receberá as faixas exclusivas de ônibus, e manterá os dois sentidos de circulação. Os automóveis particulares serão deslocados preferencialmente para as ruas paralelas, Meton de Alencar e Pedro I, formando o trinário.

O trecho de faixas exclusivas terá extensão de 2,3 km, entre as ruas Padre Ibiapina e Dona Leopoldina.

Fortaleza já vinha inovando na implantação de sistemas binários. Um dos principais ganhos observados é a velocidade operacional dos ônibus.

Em 2017 a prefeitura avaliava positivamente alguns projetos de binário implantados, como o caso da avenida Carapinima (ganho de 160%), da Bezerra de Menezes (ganho de 91%), e da Avenida da Universidade (ganho de 70%).

REQUALIFICAÇÃO DO ENTORNO

A requalificação dos calçadões das ruas Liberato Barroso e General Sampaio, no entorno do projeto viário, será para melhorar a mobilidade e o comércio, segundo a prefeitura.

De acordo com a prefeitura, a “nova” Liberato Barroso receberá melhorias na drenagem e rede de esgoto, nova pavimentação, mobiliário urbano, canteiro, iluminação e paisagismo, com piso tátil e travessias em elevado. Contará com a internalização da fiação e dos cabeamentos aéreos, instalação de 51 quiosques personalizados com fotos de prédios e logradouros do Centro e seus patronos, beneficiando 204 permissionários.

As medidas serão realizadas pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading