Fortaleza ganhará nova faixa exclusiva de ônibus

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza/ Alex de Alencastro

Parte do Projeto Novo Centro, que prevê ações de revitalização, avenida Duque de Caxias receberá trinário. Sistema garante prioridade para circulação do transporte coletivo

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Fortaleza anunciou nesta quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019, o início das obras para a implementação de um trinário na Avenida Duque de Caxias, no centro da capital cearense.

A Duque de Caxias corta o Centro da cidade, e é uma das vias mais tradicionais e movimentadas em todos os horários. O transporte público chega a 150 ônibus/hora em intervalo de pico, conforme a Prefeitura.

As intervenções são parte das ações de revitalização previstas pelo projeto Novo Centro, e terão início já em março, devendo estar prontas até o fim do semestre.

O projeto foi anunciado em junho de 2017. Relembre: Fortaleza anuncia implementação de trinário em avenida do centro da cidade

A região passou por avaliações, que incluem estudos de tráfego, testes de viabilidade e simulações para a readequação do fluxo.

A avenida Duque de Caxias receberá as faixas exclusivas de ônibus, e manterá os dois sentidos de circulação. Os automóveis particulares serão deslocados preferencialmente para as ruas paralelas, Meton de Alencar e Pedro I, formando o trinário.

O trecho de faixas exclusivas terá extensão de 2,3 km, entre as ruas Padre Ibiapina e Dona Leopoldina.

Fortaleza já vinha inovando na implantação de sistemas binários. Um dos principais ganhos observados é a velocidade operacional dos ônibus.

Em 2017 a prefeitura avaliava positivamente alguns projetos de binário implantados, como o caso da avenida Carapinima (ganho de 160%), da Bezerra de Menezes (ganho de 91%), e da Avenida da Universidade (ganho de 70%).

REQUALIFICAÇÃO DO ENTORNO

A requalificação dos calçadões das ruas Liberato Barroso e General Sampaio, no entorno do projeto viário, será para melhorar a mobilidade e o comércio, segundo a prefeitura.

De acordo com a prefeitura, a “nova” Liberato Barroso receberá melhorias na drenagem e rede de esgoto, nova pavimentação, mobiliário urbano, canteiro, iluminação e paisagismo, com piso tátil e travessias em elevado. Contará com a internalização da fiação e dos cabeamentos aéreos, instalação de 51 quiosques personalizados com fotos de prédios e logradouros do Centro e seus patronos, beneficiando 204 permissionários.

As medidas serão realizadas pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta