Terminal de Itaparica, em Vila Velha, deve ser reaberto até setembro
Publicado em: 10 de fevereiro de 2019
Laudo divulgado em julho de 2018 apontou risco de desabamento da cobertura, além de falhas no projeto e na execução da obra. Local foi interditado
ALEXANDRE PELEGI
Interditado desde julho de 2018, o terminal de Itaparica, em Vila Velha, na Grande Vitória (ES), deve voltar a operar até setembro deste ano.
Um laudo do governo do Espírito Santo divulgado na época apontou risco de desabamento da cobertura, além de falhas no projeto e na execução da obra.
A estimativa da reinauguração da obra foi adiantada pelo jornal A Gazeta, que atribui as informações ao Instituto de Obras Públicas do Estado (Iopes).
A opção pelo uso de lona tensionada para a cobertura do terminal deve baratear a obra em até 30% do custo previsto, segundo o diretor-geral do Iopes, Luiz Cesar Maretto Coura.
Maretto informou ao jornal capixaba que as obras do terminal de Itaparica devem ser concluídas no prazo de cinco a sete meses, prevendo a reabertura do espaço em meados de setembro.
HISTÓRICO
No dia 21 de julho de 2018 a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) interditou o terminal de Itaparica, em Vila Velha (ES), após um laudo apontar problemas na estrutura com riscos para os milhares de usuários. Relembre: Governo do ES promete R$ 7 milhões para reformar 10 terminais na Grande Vitória
Das 33 linhas do sistema Transcol que operavam em Itaparica, 30 delas foram transferidas para os terminais do Ibes e de Vila Velha (dessas, 2 foram realocadas para a Rodoviária da cidade), o que causou transtornos aos mais de 50 mil usuários diários do Terminal de Itaparica.
Cerca de 45 mil pessoas por dia passavam pelo terminal de Itaparica.
Após a interdição, a maioria das linhas foi transferida para o terminal de Vila Velha, o que causou desconforto aos usuários, com mais filas e espera pelos ônibus.
Na época a prefeitura de Vila Velha chegou a oferecer ao Governo do Estado do Espírito Santo, que gerencia e opera o sistema Transcol, a utilização da Rodoviária do Município como alternativa. Relembre: Linhas do Transcol poderão operar na Rodoviária de Vila Velha (ES)
O governo do Estado analisa desde janeiro a oferta da Prefeitura, proposta que havia sido negada pelo governo na gestão passada.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


https://youtu.be/KRuH4cYld8k , falando da região do Espírito Santo , olha ai Adamo , mais um acidente com ônibus da Itapemirim no nordeste da Bahia , lamentável , se possível faça uma matéria a respeito do crescimento de acidentes com ônibus Rodoviários..