EM PRIMEIRA MÃO: Já é possível transportar animais de estimação na CPTM, Metrô, EMTU, Metra e VLT
Publicado em: 25 de janeiro de 2019

Matéria publicada nesta sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, às 06h23
Lei foi sancionada e publicada hoje. Animal deve pesar até 10 kg e transporte não pode ocorrer em horários de pico, a não ser para cirurgia veterinária
ADAMO BAZANI
O Governo do Estado de São Paulo sancionou uma lei que permite o transporte de animais de estimação, com até 10 kg, nos trens da CPTM, do Metrô, nos ônibus das linhas da EMTU, nos ônibus e trólebus da Metra no Corredor ABD e no VLT – Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista.
A lei 16.930 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, é a sanção de um projeto de lei do deputado estadual Celino Cardoso.
Animais peçonhentos ou ferozes estão proibidos.
Também não é possível andar de trem, metrô, ônibus, trólebus e VLT nos horários de pico, das 6h às 10h e das 16h às 19h, a não ser que esteja comprovadamente agendado nestes horários um procedimento cirúrgico veterinário. É necessário apresentar documentos.
O animal deve ser transportado em caixas próprias ou gaiolas e o passageiro deve pagar uma tarifa a mais pelo animal.
No início tarde, o Governo do Estado divulgou um vídeo institucional sobre o assunto:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Totalmente favoravel pois há os que não possuem transporte próprio.
Vergonha querem tira dieiro ate de transporte de animais . tem é que melhorar o transporte primeiro passagem alta e poca qualidade trens super lotados
A muito de falava nisso, mas ninguém teve a coragem de sansionar. Deixei de viajar e passear com meu cachorro justamente por não poder leva-lo. Meu parabéns pela iniciativa e deixo aqui só uma sugestão, o valor/taxa cobrada no valor inteiro como se fosse um passageiro, é um absurdo, pois poderia ser cobrado apenas a metade do valor.
Até que fim \0/
E aos poucos os animais estão ganhando direitos.
realmente, não entendi o que significa o artigo 4o o responsável deverá pagar a tarifa regular da linha pelo assento se for o caso, principalmente porque no vídeo o assento não foi utilizado e o animal ficou no container de fibra alocado no chão, e não no assento… neste caso é cobrado??
Ameeeeeiiii😀😀😀tenho um bichinho de estimação e deixei de viajar várias vezes tbm para não deixa-lo sozinho , Pois dependo do transporte público.
Sem cobranças, por favor. Geralmente ficam no colo ou no chão.
Quem fiscalizará esse processo todo?
Criança chorando, cachorro latindo, vendedor ambulante fazendo fila, pedintes, etc…., faremos boas viagens neuróticas…
A lei já está valendo?
Graças a Deus, só assim poderei levar a minha filha de quatro patas para viajar!!
Ps; Deveria nem cobrar, vai no colo!!
Será que pode levar em uma bolsa kangaroo?