99,03% dos usuários fazem deslocamentos com Bilhete Único, segundo empresas de ônibus de Campinas
Publicado em: 25 de janeiro de 2019

Dinheiro não é mais aceito no sistema desde 19 de janeiro de 2019
JESSICA MARQUES
As empresas de ônibus de Campinas, no interior de São Paulo, informaram que 99,03% dos usuários fazem deslocamentos com Bilhete Único. No sistema, dinheiro não está sendo mais aceito desde 19 de janeiro de 2019.
A medida foi tomada pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e divulgada desde dezembro de 2018.
Uma semana após o fim do pagamento das passagens em dinheiro, as empresas divulgaram o levantamento. A justificativa para a mudança foi aumentar a segurança e embarques mais rápidos nos ônibus urbanos.
Nesta quinta-feira, 24 de janeiro de 2019, foram realizadas 359.379 viagens e, desse total, apenas 3.478 (0,93%) foram feitas com o QR Code, segundo informações das empresas.
“A maioria que pagava em dinheiro até o dia 18 deste mês optou por fazer o Bilhete Único Comum, opção que garante desconto na tarifa e ainda permite fazer integrações”, dise Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).
A tendência, de acordo com a Transurc, é que a utilização do QR Code, com o passar do tempo, seja ainda menor.
“O QR Code é uma opção aos usuários eventuais e às pessoas que, esporadicamente, passam por Campinas”, afirmou Barddal.
Segundo informações das empresas, mesmo passageiros que não moram em Campinas e que desejam utilizar o Bilhete Único Comum podem solicitar o cartão, feito de forma gratuita e na hora nos terminais de ônibus, em estabelecimentos credenciados Transurc e nos Poupatempo Centro e Campinas Shopping. A relação completa está no site da empresa: www.transurc.com.br.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Se você força um sistema a usar uma única forma de pagamento, é óbvio que 99% será desta maneira.
A pergunta é: e os ocasionais, quem visita ou vai a cidade à trabalho?
Depois as associações de transporte público reclamam dos aplicativos, e não prestam atenção nestas coisas…
Ainda há dezenas de pessoas pagando em dinheiro. Todos os ônibus pegam dinheiro até dia 31. Já deveria ter eliminado o mesmo no dia 19, porém, esta Claro que a Prefeitura, Setransp, Emdec, Transurc não tem pulso firme e não cumprem com o que falam. Os QRCodes são as maiores piadas. Os passageiros não conseguem pagar, o motorista tem que ora se levantar e passar o QR ou muitas vezes leva o passageiro na cortesia mesmo. O que funcionaria seria maquininhas POS (débito/crédito) acopladas aos validadores, mas preferiram estes papéis termodinâmicas que na maioria dos postos sao mau impressos, isso, se não houver espertos vendendo QR usado… Quem sabe…. Dinheiro é coisa antiga.